[DÚVIDA] - Tempo certo para troca de marcha Wind EFI

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Dá aquela pisadinha marota (de boa) pra chegar aos 55 km/h e engate a quarta, sem problemas. Na verdade devemos circular a 60 km/h (desde que a rua permita), então a quarta servirá apenas pra manter a velocidade. Evite a quinta nessas condições.

Essa tabela é o "ideal" entre potência e consumo. Um ponto médio. Pra economizar pode-se antecipar todas as trocas e a balança tende pra economia, se esticar mais do que isso a balança pende para desempenho. Não há problema em usar a 4ª em 55 km/h pra manter os 60 km/h da rua. Ruim é a quinta, economiza mais mas favorece carbonização.

Eu particularmente sigo algo bem próximo da tabela, sem neuras e nunca uso quinta na cidade, gosto muito do resultado e do rendimento do carro. Nada é proibido, cada tipo de condução tem seus prós e contras. Eu faço com estou falando aqui pra vocês, dentro da realidade do motor e câmbio de cada modelo de Corsa.

Não, a idade do motor não influência nisso. Motor novo ou mais rodado tem que ser a mesma coisa, se era 60 km/h - 3000 rpm em 3ª marcha, depois de 300.000 km tem que ser os mesmo 3000 rpm em 3ª marcha para 60 km/h. O que vai alterar isso é o desgaste da embreagem, quando ela está meia boca a rotação fica mais alta do que o normal naquela velocidade, porque ela patina.
Editado pela última vez por awaked em Segunda-feira 22 2013f Julho 2013 09:03:40 PM, em um total de 1 vez.


JulioAraujo
:: ST ::
Mensagens: 944
Registrado em: Domingo 20 2012f Maio 2012 02:31:10 PM
Localização: Ibirité - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JulioAraujo »

Entendi....

Bom pena que muita gente nunca segue a risca essa tabela e eleva a velocidade acima desses valores, fazendo o carro consumir.

E na estrada, manter os 90 pora priorizar economia?

Obrigado awaked.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Mas aí é que está... não há problemas em subir o giro, tem-se mais desempenho, na estrada é importante. Eu estico o Corsa até próximo ao regime de corte pra uma ultrapassagem, é só lá em cima que alguns carros tem toda sua potência disponível. Aí vai depender de cada carro. Tem uns que a potência está toda disponível a 4000 rpm, aí não tem porque esticar tanto.

Sim, já li um material da Petrobrás onde testaram velocidade e consumo com alguns carros, nunca achei na net mas não procurei muito.

O fato era que em geral, 90 km/h era o ponto de economia, pouco mais ou menos dependendo do coeficiente aerodinâmico de cada carro ("cx" acho). Uns era melhor 89 km/h outro era 92 km/h, algo assim.

Aí sim, pra manter 100 km/h se gastava lá tantos % a mais de combustível do que aos 90 km/h. Pra manter 110 km/h o consumo aumentava mais ainda e assim por diante. De fato testei isso na minha última viagem, até postei no tópico sobre consumo. Se não estou exagerando era algo como mais de 15% de diferença no consumo entre 90 km/h e 110 km/h. Acho que era até 20%, novamente isso depende do coeficiente de cada carro.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Até procurei rapidinho, vi algo aprecido:
5) Dirija mais devagar

“Quanto maior a velocidade, maior a resistência do ar. Quanto maior a resistência, maior o consumo”, afirma Kalume. Em velocidades menores, a diferença pode não ser tão grande, mas a dica se aplica bem a velocidades mais altas. Ao dirigir a 140 km/h, por exemplo, consome-se 25% mais combustível do que a 110 km/h, segundo a Energy Saving Trust, organização de promoção ao uso de energia sustentável do Reino Unido.
Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/reporta ... 1707.shtml


JFaria
:: Joy ::
Mensagens: 2773
Registrado em: Quarta-feira 28 2012f Novembro 2012 11:16:33 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por JFaria »

Estou longe de seguir essa "tabela"....
kkkk


JulioAraujo
:: ST ::
Mensagens: 944
Registrado em: Domingo 20 2012f Maio 2012 02:31:10 PM
Localização: Ibirité - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JulioAraujo »

Já andei na estrada a 100 por hora, no maximo 110 e o consumo aumenta, chega na reserva mas rapido, agora mantenho 80~90 e 100 apenas quando tem descida e subida em seguida, bem comum em minas gerais. o consumo melhorou. pode ser neura minha também.

problema é a gasolina (agua) a 2.79...e to procurando manter o tanque mais ou menos cheio para evitar ficar na reserva...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”