[DÚVIDA] - Melhorando o freio do Corsa C 1.4

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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Suicidal
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Mensagem por Suicidal »

conforme comentei, td eh novo no carro...menos o servo freio...porem o servo freio nao diz nada em respeito a eficiencia do freio, e sim a força que temos que exercer sobre o pedal...
disco, pastilhas, lonas, cilindros traseiros, fluido dot 4....td novinho...nao tem 1000km...

a deficiencia q eu sinto é o fading, ou pra qm nao conhece, é a diminuição da eficiencia do sistema por aquecimento...o freio aquece tanto q chega a cheirar queimado...isso depois de umas 4 freiadas fortes ja começo a sentir o cheiro e a deficiencia...

ando de molas eibach....antes andava de rodas 15...agora de 17...e sempre tive esse problema....

alem desse kit da powerbrakes, alguem indica algum outro eskema "plug and play"??

sei la...disco e pastilhas do astra, do vectra....sei la...

espero uma luz...rs
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awaked
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Mensagem por awaked »

Suicidal, está usando o carro em trackday? Aí vai sentir o fading mesmo, não há muita solução nesse caso.

Se está usando na rua... méodéusnêne... kkk...
Acostume-se a usar o freio o motor de forma eficiente e reveja a sua condução. 4 ou 5 freadas é muito pouco pra causar fading. Em trackday descendo a lenha leva de 4 a 6 voltas pra sentir o fading do freio, varia conforme o circuito. Em 4 freadas tem coisa errada ou algo está te causando uma impressão errada.

Trocar pastilhas e discos não resolve isso. É o tipo de coisa que se alivia retirando calotas (ventilação) e com a troca constante do fluído de freio (ele que causa o fading). No máximo com discos e pastilhas melhores vai frear menos tempo, só que pode esquentar mais com o atrito.

As pastilhas e os discos são bons? Tem 3 tipos de pastilha, sabe o tipo que usa?

Metálicas: utilizadas em veículos que requerem alto coeficiente de atrito e boa performance térmica. Desgasta mais facilmente o disco de freio e é mais suscetível a ruídos. Observação: as pastilhas de freio Genuínas GM são fabricadas com material base metálica;
Orgânicas: utilizadas em veículos que requerem médio coeficiente de atrito e boa performance térmica e de ruído. Não desgasta significativamente o disco de freio;
Cerâmica: utilizadas em veículos de competição para alta capacidade térmica, mas pouco conforto.

Essa marca de fluído que usou é boa? Certeza que tem Dot4 aí ou foi o mecânico que disse? Pode tentar o DOT5.1. Veja tabela:

DOT 3 205 °C (401 °F) 140 °C (284 °F)
DOT 4 230 °C (446 °F) 155 °C (311 °F)
DOT 5 260 °C (500 °F) 180 °C (356 °F)
DOT 5.1 270 °C (518 °F) 190 °C (374 °F)

Só não use DOT5, é outro tipo, pra outro tipo de sistema. Após o DOT4 usa-se DOT5.1 em carros "normais".

Resumindo. Verificar o DOT e se quiser melhorar. Condução do motorista ineficiente. Baixa qualidade do disco e pastilhas.

OBS: Assunto muito bem lembrado pelo SemControle (como sempre). E os seus pneus? Qual o estado deles? Será que não estão ressecados? Não me espantaria se o seu problema forem os pneus.

Na saída lembre de mais uma coisa. O freio traseiro precisa ser regulado após assentamento quando novo. Pode ser que ele não esteja ajudando corretamente o freio dianteiro. Frear um carro só com os dianteiros é ruim demais, é preciso ajuda correta dos traseiros. Se não me engano é 70% na dianteira e 30% na traseira. Mas tem que confirmar. Tem oficinas com equipamentos pra verificar isso e equalizar corretamente.
Suicidal
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Mensagem por Suicidal »

awaked...
o carro eh de uso diario...na rua...
conforme comentado, a unica coisa q não eh nova é o servo freio...o resto eh td novo...freio trocado por especialista e regulado.
discos e pastilhas original GM...fluido DOT4 da Varga, conforme manual do proprietario...
costumo usar o freio motor, com redução de marchas e tal...
o caso de retirar as calotas eu nao concordo, pq se um sistema de freio foi concebido para uso de rodas com calotas, ele tem q ser eficiente dessa forma....mas mesmo assim, nao vejo problemas com ventidalação, pois uso rodas 17 TSW Kyalami, que tem bem mais locais para ventilação...os pneus são Maxxis 205/40 R17...

acho estranho q minha mae tem um prisma completamente original que nao apresenta o problema de fadding...o celta da minha irma tb nao...
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rbsmontemor
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Mensagem por rbsmontemor »

Freios do Corsa não tem nada a ver com do Kadett ou qualquer outro carro antigo. O Kadett utilizava discos de 236mm e as pinças são diferentes tanto na fixação do cavalete à manga quando em seu aspecto físico.

Os 1.4 econo.flex tem discos de 240mm por 20 de espessura e os 1.8 tem discos de 260mm por 20 também de espessura.

Quando se instala uma roda maior no carro, você aumenta torque recebido pelo sistema de frenagem. A eficiência cai e aquece mais rápido mesmo. Ao sair das 14 para as 15 neste carro já é notável como aquece mais rápido.

Discos maiores com suas relativas pinças e pastilhas vão amenizar muito o seu problema.

Com o conjunto original após uma frenagem no limite de escorregamento de 190-40km/h não há mais freio.
Após o conjunto de 280x25 na frente e 270x10 na traseira eu ainda não consegui fading no freio, e olha que tem dias que eu realmente ando como se não houvesse amanhã.
Uso o DOT4 Acdelco original. Fluído de freio só se substitui quando está contaminado com H2O e existem ferramentas específicas para esta verificação.

As pinças do Meriva 1.8 16V são para discos de 280x25mm, que são usados neste mesmo carro, nos Astra Flex, Zafira etc e não precisam de nenhuma modificação para instalar no Corsa C.
São as que uso em meu carro, o problema é que são muito raras pois estes Meriva foram fabricados entre 2002 e 2003 e eram muito caros.

Pode se comprar as pinças no Ebay do Reino Unido, lá são utilizados no Meriva 1.6 16v. Lá existem também os freios do Meriva OPC que são de 312mm e com as respectivas pinças também montam no Corsa C sem adaptações.

Abraço.
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rbsmontemor
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Mensagem por rbsmontemor »

Ah, e não use NUNCA pastilhas AcDelco. São a pior porcaria que se pode colocar no carro. São piores que as Syl. As melhores são as Fras-le que saem nos originais quando vem da fábrica.
awaked
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Mensagem por awaked »

Suicidal escreveu:o caso de retirar as calotas eu nao concordo, pq se um sistema de freio foi concebido para uso de rodas com calotas, ele tem q ser eficiente dessa forma....mas mesmo assim, nao vejo problemas com ventidalação, pois uso rodas 17 TSW Kyalami, que tem bem mais locais para ventilação...os pneus são Maxxis 205/40 R17...

acho estranho q minha mae tem um prisma completamente original que nao apresenta o problema de fadding...o celta da minha irma tb nao...
Um carro quando pensado, projetado, testado nunca usa calota. Não nas plantas nacionais pelo que me lembre, nem na pista da Pirelli vi carros sendo testados com calotas. Mas, sempre tem um que viu. De qualquer forma não é o caso, comentei pela influência mesmo, tem calota fechada demais, tem gente que gosta de trocá-las.

No seu caso pode ser o tamanho do aro mesmo.
awaked
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Mensagem por awaked »

rbsmontemor escreveu:Freios do Corsa não tem nada a ver com do Kadett ou qualquer outro carro antigo. O Kadett utilizava discos de 236mm e as pinças são diferentes tanto na fixação do cavalete à manga quando em seu aspecto físico.

Os 1.4 econo.flex tem discos de 240mm por 20 de espessura e os 1.8 tem discos de 260mm por 20 também de espessura.
Boa informação, nunca pesquisei isso, não vou pesquisar ou argumentar. Mas conheço uns aí que debateriam isso com "afinco"... kkk...
Suicidal
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Mensagem por Suicidal »

os freios das montana sport 1.8 são maiores que o do corsa 1.4??
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Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

O carro está pesado? e a circunferência total da roda, está muto fora dos padrões de fábrica?

Todas com circunferência maior aumentam o efeito alavanca e também o desempenho do sistema de freio, pois vai ter que fazer muito mais força para ter a mesma eficiência. Pode ser este a causa dos seus problemas.

Quanto ao sistema de freio Plug and Play eu realmente não conheço, mas ja recomendo colocar um com discos maiores, e quem sabe já jogar um jogo de pinças com mais pistões? talvez um sistema ventilado?

Como o Awaked disse, se não está fazendo nada fora do normal, reveja a sua forma de dirigir e tambem passe a usar os recursos como freio motor para auxiliar nas frenagens do veículo. Um abraço!
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Mensagem por SemControle »

mas tem coisa errada e muito errada ai, usando na rua conseguir um fading em 5 freiadas......
esse aquecimento q vc ta falando, não duvido nada vc ter problemas na pinca q fica como se tivesse acionando o freio todo tempo.....dot 3 pra 4 na questão de temperatura tem pouca diferença, mas pra conseguir passar dos 205C pra 230C no fluido é muita coisa.....
vc precisa de um bom mecânico pra identificar seu problema
porem pode te parecer fading isso, e ser algum problema na membrana
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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