[DÚVIDA] - Relação de marchas do VHCE muito curta. Tem como melhorar?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Valjuni
:: Millennium ::
Mensagens: 193
Registrado em: Segunda-feira 22 2008f Setembro 2008 10:10:40 AM
Localização: Bom Jesus - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Valjuni »

Cara, acho complicado mecher no cambio. O gasto dele realmente está alto, tendo em vista que com o vhce do trabalho, cheguei a fazer 18km/l! Andando por volta de 100km/h! Tem que ver se não tem algum problema. Se o carro é novo, pode estar amaciando e o consumo melhorará! Eu fiz algumas modificações no meu, mas não na parte mecânica. Fiz uma forração acústica que diminiu o barulho em uns 80%, e assim o motor já não berra mais dentro do carro.


Eric GL 1.4 95
:: Piquet ::
Mensagens: 260
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Amigo Paulo, e demais participantes do Post,

Cambio curto é problema, se é que podemos chamar de problema, crônico, não só do VHCE, mas como tb do VHC. Tem um tópico aqui no fórum muito legal sobre a relação de giro X velocidade, inclusive.

Posso dizer alguma coisa, Pq tenho os dois em casa, um EFI e outro VHC. A diferença de cambio, e bem grande, perto dos 1000 RPM. Pra ser mais exato, aproximadamente 800 RPM entre um e outro, a 80 KM, com média menor para o EFI.

O fato é que as concepções modernas dizem que o giro fica alto, para que o motor possa aproveitar a energia cinética para reverter em mais potência e menor consumo de combustíveis e menos poluição. Esta idéia, entretanto, não era aplicada aos EFI na época, que ainda utilizam o cambio 4+E.

Sobre trocar o cambio, eu aconselharia a trocar tudo pra pelo menos 1.4 (motor e cambio), ou então trocar de carro mesmo.

Com relação as adaptações para colocar o cambio de um no outro, acredito que seja preciso, no máximo, ver se o acionamento é por cabo ou vara, assunto já bem explanado em outro tópico aqui no fórum. Até ai, sem problemas.

mas se for só trocar o cambio, mantendo o VHCE original, em termos de rendimento, eu acho que você vai sentir saudades do barulho esquelado do motor, pois vai parecer uma bicicleta saindo em marcha pesada, ou que está rebocando uma Scania.

Quanto ao consumo, se eu não me engano seu tanque é de 45 Lts. Se for, 500 Km percorridos, dá a média de 11,11 Km/L, longe dos aceitáveis 14Km/L, razoáveis em uso rodoviário, BLZ.

Só que o consumo é bem relativo, como tipo de trajeto percorrido, mesmo em estradas, se exige muita redução de marcha para ultrapassagens, se tem serra, e além disso, ainda tem a forma de direção do motorista, se estava com o ar ligado ou não, ou até se o sistema de injeção e manutenções básicas, como velas, cabos etc, está em dia.

Espero ter ajudado.

Abraço!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Eric, o problema dos novos 1.4 é justamente o consumo, pessoal reclama fortemente disso....
Kkkk deveras relativo consumo, andando em comboio por mais de 100km o ponteiro nem se moveu, na metade do percurso de volta, sozinho queimei meio tanque kkkkkkkkk
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

O maior problema de se colocar um câmbio longo no VHCE é que o giro de torque máximo é em 5000RPM. Daí vai ficar lerdão mesmo.
Mas o VHCE é girador mesmo.

Mexendo no diferencial, consegue alongar um pouco mais as marchas.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Eric GL 1.4 95
:: Piquet ::
Mensagens: 260
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Alo amigo Sem Controle !

Pois é rapaz, o pessoal, ou pelo menos a maioria, ainda não compreende que quanto maior for o motor, em certas condições, tb será maior o consumo.

Outro dia estava vendo uma revista, cuja matéria dizia isso. para quem usa o carro em certas condições (urbano ou rodoviário), existe um tipo de motorização adequado ao trajeto. Muito interessante.

Eu, particularmente, acredito que para uso urbano, o menor possível. Já para rodovias, poderia ser um 1.6 ai tranquilo, mas no sapatinho. Com pé de chumbo até nave espacial consome! rsrsrsrs.

Abraço!


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

SemControle escreveu:Eric, o problema dos novos 1.4 é justamente o consumo, pessoal reclama fortemente disso....
Kkkk deveras relativo consumo, andando em comboio por mais de 100km o ponteiro nem se moveu, na metade do percurso de volta, sozinho queimei meio tanque kkkkkkkkk
Reclama porque dirigem o 1.4 como se fosse um Camaro achando que um baita motor... :D
Eu gosto das médias e as rodoviárias são ótimas.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Eric GL 1.4 95 escreveu:Alo amigo Sem Controle !

Pois é rapaz, o pessoal, ou pelo menos a maioria, ainda não compreende que quanto maior for o motor, em certas condições, tb será maior o consumo.

Outro dia estava vendo uma revista, cuja matéria dizia isso. para quem usa o carro em certas condições (urbano ou rodoviário), existe um tipo de motorização adequado ao trajeto. Muito interessante.

Eu, particularmente, acredito que para uso urbano, o menor possível. Já para rodovias, poderia ser um 1.6 ai tranquilo, mas no sapatinho. Com pé de chumbo até nave espacial consome! rsrsrsrs.

Abraço!
relativo, golf original 1.6 eu fazia 13km/l de gasolina na cidade, no turbo e alcool ja fiz 7.5, o mais normal é 6.5, media de muito 1.0 do forum.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

awaked escreveu:
SemControle escreveu:Eric, o problema dos novos 1.4 é justamente o consumo, pessoal reclama fortemente disso....
Kkkk deveras relativo consumo, andando em comboio por mais de 100km o ponteiro nem se moveu, na metade do percurso de volta, sozinho queimei meio tanque kkkkkkkkk
Reclama porque dirigem o 1.4 como se fosse um Camaro achando que um baita motor... :D
Eu gosto das médias e as rodoviárias são ótimas.
triste q se junta com o q o Jose disse do torque maximo ser nos 5K rpms, a coisa complica, meu corsa aspirado nao tinha o torque tao la em cima, girava na casa dos 8K e fazia 4,5km/l de alcool na cidade.....
ai vc pega o motor fire, acho q 50 cvs, torque de monte em baixos giros, é uma putha maquina pra cidade....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Um conhecido tem um Uno desses primeiros FIRE, ainda monocombustível (gasolina). Consegue média de 14km/l na cidade.
O dia que meu VHCE conseguir fazer uma média parecida, solto um foguete.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pois é....igual minha RRzinha....
nem to esquentando de mudar nada nela mais....
to nem ai com seus poucos cvs, seu limite de quase 90km/h de máxima....faco 40km/l na cidade e é um diabinho na cidade....fui até extrema com ela no dia do encontro.....coisa de 1:30~2hs suave, acompanhando a mudança da natureza daki pra la.....
é o mesmo caso dos fire, um diabinho na cidade, mas não poe pra andar na estrada q chega a ser sofrido....não soi fã da fiat em nada, mas sou obrigado a concordar q foi um acerto e tanto esse motorzinho...todos torcem o nariz qnd vao procurar e encontram 50cvs, credo q pouco, cvs não dizem muito pra mim, o torque sendo bem linear e aparecendo cedo conta muito mais.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”