[DÚVIDA] - Relação de marchas do VHCE muito curta. Tem como melhorar?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.

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PauloPB
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[DÚVIDA] - Relação de marchas do VHCE muito curta. Tem como

Mensagem por PauloPB »

Boas pessoal, tenho um VHCE que é muito bom, mas uma coisa me irrita no modelo...a relação de marchas. Por ter uma relação de marchas muito curta, em viagens o motor fica com uma rotação muito elevada, contribuindo não só para o aumento de barulho no motor, como também no aumento do combustível. Para se ter uma ideia, Fiz uma viagem mantendo uma média de 100km/h - 120km/h e o carro só fez 500km com um tanque...

Gostaria de saber se existe algo que possa ser feito para alongar um pouco as marchas, tais como diametro de pneus, troca da caixa etc..

Obrigado a todos!





SemControle
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Mensagem por SemControle »

a relação vc so vai conseguir resultado expressivo trocando a caixa de marcha


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Henriquea9
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Mensagem por Henriquea9 »

SemControle, você sabe de alguma caixa de marchas que encaixe neste modelo sem adaptações ou com poucas adaptações e que realmente funcione?





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awaked
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Mensagem por awaked »

Henriquea9, procure a dos Corsas antigos... EFI. Deve ser Plug and play.

Mas o carro vai ficar manco, o motor é fraco, a vantagem do câmbio curto é a agilidade. Muito mais fácil de retomar e ultrapassar na estrada com ele curto, o ponto negativo é o giro mais alto... mas não é nada de absurdo.





SemControle
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Mensagem por SemControle »

qualquer cambio dos FI vai requerer muito pouca adaptacao se chegar a precisar adaptacao....

no mais ja foi dito aki e eu respondi no outro topico q criou


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Valjuni
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Mensagem por Valjuni »

Cara, acho complicado mecher no cambio. O gasto dele realmente está alto, tendo em vista que com o vhce do trabalho, cheguei a fazer 18km/l! Andando por volta de 100km/h! Tem que ver se não tem algum problema. Se o carro é novo, pode estar amaciando e o consumo melhorará! Eu fiz algumas modificações no meu, mas não na parte mecânica. Fiz uma forração acústica que diminiu o barulho em uns 80%, e assim o motor já não berra mais dentro do carro.





Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Amigo Paulo, e demais participantes do Post,

Cambio curto é problema, se é que podemos chamar de problema, crônico, não só do VHCE, mas como tb do VHC. Tem um tópico aqui no fórum muito legal sobre a relação de giro X velocidade, inclusive.

Posso dizer alguma coisa, Pq tenho os dois em casa, um EFI e outro VHC. A diferença de cambio, e bem grande, perto dos 1000 RPM. Pra ser mais exato, aproximadamente 800 RPM entre um e outro, a 80 KM, com média menor para o EFI.

O fato é que as concepções modernas dizem que o giro fica alto, para que o motor possa aproveitar a energia cinética para reverter em mais potência e menor consumo de combustíveis e menos poluição. Esta idéia, entretanto, não era aplicada aos EFI na época, que ainda utilizam o cambio 4+E.

Sobre trocar o cambio, eu aconselharia a trocar tudo pra pelo menos 1.4 (motor e cambio), ou então trocar de carro mesmo.

Com relação as adaptações para colocar o cambio de um no outro, acredito que seja preciso, no máximo, ver se o acionamento é por cabo ou vara, assunto já bem explanado em outro tópico aqui no fórum. Até ai, sem problemas.

mas se for só trocar o cambio, mantendo o VHCE original, em termos de rendimento, eu acho que você vai sentir saudades do barulho esquelado do motor, pois vai parecer uma bicicleta saindo em marcha pesada, ou que está rebocando uma Scania.

Quanto ao consumo, se eu não me engano seu tanque é de 45 Lts. Se for, 500 Km percorridos, dá a média de 11,11 Km/L, longe dos aceitáveis 14Km/L, razoáveis em uso rodoviário, BLZ.

Só que o consumo é bem relativo, como tipo de trajeto percorrido, mesmo em estradas, se exige muita redução de marcha para ultrapassagens, se tem serra, e além disso, ainda tem a forma de direção do motorista, se estava com o ar ligado ou não, ou até se o sistema de injeção e manutenções básicas, como velas, cabos etc, está em dia.

Espero ter ajudado.

Abraço!





SemControle
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Mensagem por SemControle »

Eric, o problema dos novos 1.4 é justamente o consumo, pessoal reclama fortemente disso....
Kkkk deveras relativo consumo, andando em comboio por mais de 100km o ponteiro nem se moveu, na metade do percurso de volta, sozinho queimei meio tanque kkkkkkkkk


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

O maior problema de se colocar um câmbio longo no VHCE é que o giro de torque máximo é em 5000RPM. Daí vai ficar lerdão mesmo.
Mas o VHCE é girador mesmo.

Mexendo no diferencial, consegue alongar um pouco mais as marchas.


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Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Alo amigo Sem Controle !

Pois é rapaz, o pessoal, ou pelo menos a maioria, ainda não compreende que quanto maior for o motor, em certas condições, tb será maior o consumo.

Outro dia estava vendo uma revista, cuja matéria dizia isso. para quem usa o carro em certas condições (urbano ou rodoviário), existe um tipo de motorização adequado ao trajeto. Muito interessante.

Eu, particularmente, acredito que para uso urbano, o menor possível. Já para rodovias, poderia ser um 1.6 ai tranquilo, mas no sapatinho. Com pé de chumbo até nave espacial consome! rsrsrsrs.

Abraço!





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awaked
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Mensagem por awaked »

SemControle escreveu:Eric, o problema dos novos 1.4 é justamente o consumo, pessoal reclama fortemente disso....
Kkkk deveras relativo consumo, andando em comboio por mais de 100km o ponteiro nem se moveu, na metade do percurso de volta, sozinho queimei meio tanque kkkkkkkkk
Reclama porque dirigem o 1.4 como se fosse um Camaro achando que um baita motor... :D
Eu gosto das médias e as rodoviárias são ótimas.





SemControle
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Mensagem por SemControle »

Eric GL 1.4 95 escreveu:Alo amigo Sem Controle !

Pois é rapaz, o pessoal, ou pelo menos a maioria, ainda não compreende que quanto maior for o motor, em certas condições, tb será maior o consumo.

Outro dia estava vendo uma revista, cuja matéria dizia isso. para quem usa o carro em certas condições (urbano ou rodoviário), existe um tipo de motorização adequado ao trajeto. Muito interessante.

Eu, particularmente, acredito que para uso urbano, o menor possível. Já para rodovias, poderia ser um 1.6 ai tranquilo, mas no sapatinho. Com pé de chumbo até nave espacial consome! rsrsrsrs.

Abraço!
relativo, golf original 1.6 eu fazia 13km/l de gasolina na cidade, no turbo e alcool ja fiz 7.5, o mais normal é 6.5, media de muito 1.0 do forum.....


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SemControle
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Mensagem por SemControle »

awaked escreveu:
SemControle escreveu:Eric, o problema dos novos 1.4 é justamente o consumo, pessoal reclama fortemente disso....
Kkkk deveras relativo consumo, andando em comboio por mais de 100km o ponteiro nem se moveu, na metade do percurso de volta, sozinho queimei meio tanque kkkkkkkkk
Reclama porque dirigem o 1.4 como se fosse um Camaro achando que um baita motor... :D
Eu gosto das médias e as rodoviárias são ótimas.
triste q se junta com o q o Jose disse do torque maximo ser nos 5K rpms, a coisa complica, meu corsa aspirado nao tinha o torque tao la em cima, girava na casa dos 8K e fazia 4,5km/l de alcool na cidade.....
ai vc pega o motor fire, acho q 50 cvs, torque de monte em baixos giros, é uma putha maquina pra cidade....


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Um conhecido tem um Uno desses primeiros FIRE, ainda monocombustível (gasolina). Consegue média de 14km/l na cidade.
O dia que meu VHCE conseguir fazer uma média parecida, solto um foguete.


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SemControle
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Mensagem por SemControle »

pois é....igual minha RRzinha....
nem to esquentando de mudar nada nela mais....
to nem ai com seus poucos cvs, seu limite de quase 90km/h de máxima....faco 40km/l na cidade e é um diabinho na cidade....fui até extrema com ela no dia do encontro.....coisa de 1:30~2hs suave, acompanhando a mudança da natureza daki pra la.....
é o mesmo caso dos fire, um diabinho na cidade, mas não poe pra andar na estrada q chega a ser sofrido....não soi fã da fiat em nada, mas sou obrigado a concordar q foi um acerto e tanto esse motorzinho...todos torcem o nariz qnd vao procurar e encontram 50cvs, credo q pouco, cvs não dizem muito pra mim, o torque sendo bem linear e aparecendo cedo conta muito mais.....


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lmmedeiros
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Re: [DÚVIDA] - Relação de marchas do VHCE muito curta. Tem como melhorar?

Mensagem por lmmedeiros »

pessoal desculpa reviver o tópico, mas foi necessário pois estou com muitas duvidas, pois olhando o novo onix tem as mesmas relações do vhc até a 5 marcha, porem ele tem uma 6 marcha, e isso é o que me chamou a atenção e despertou curiosidade (embora eu não tenha achado qual o diferencial) mas as especificações do cambio do onix é

M02 - TRANSMISSION MAN 6 SPD, 180MM, 4.27 1ST, 2.35 2ND, 1.48 3RD, 1. 05 4TH, 0.80 5TH, 0.67 6TH, F1X, GEN

1a - 4,27:1 
2a - 2,35:1 
3a - 1,48:1 
4a - 1,05:1 
5a - 0,80:1 
6a - 0,67:1 
Dif - ??:1 PALPITE 4,87:1

pelos meus calculos se o diferencial for 4,87 acaba com o problema do vhc ficar com giro alto em altas velocidades alguem tem mais informações??





SemControle
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Re: [DÚVIDA] - Relação de marchas do VHCE muito curta. Tem como melhorar?

Mensagem por SemControle »

dificilmente alongaram o cambio em cima do diferencial....
a tendencia hj em dia é encurtar o cambio pra conseguir passar a sensação de muito torque e potencia em baixas, vc pegar uma rua livre em 100 metros vc já vem com uma terceira cheia


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