[DÚVIDA] - Baixando Corsa B com molas de Celta. Será que fica bom?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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rfa0208
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Mensagem por rfa0208 »

Esqueci,

Só falei da mola do gol porque o risco de ela escapar é grande. ja a do celta não vai escapar de forma alguma. na dianteira tenho certeza que não vai quebrar, escapar ou algo assim.

Apesar de ser uma gambi eu sei que estou seguro em todos os aspectos.


awaked
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Mensagem por awaked »

Sim, de modo geral o Celta é um Corsa, plataforma idêntica, inclusive Ágile.

Se o amortecedor tem o mesmo código uniformizaram um em toda a linha mesmo. Eu comentei porque no catálogo de peças da GM tem mais de 6 códigos diferentes para amortecedor, variando conforme ano e motorização, cada um calibrado pra um peso, com ou sem barra e por aí vai. Mas é fato que já não diferenciam mais e hoje todos usam o mesmo.


rfa0208
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Mensagem por rfa0208 »

Como dizia meu pai: Isso na minha epoca éra roubo. kkkkkkk

Esse negocio de calibragem nunca existiu, mas para vender mais caro os caras dizem que existe, e a gente cai. Exemplo simples é o peugeot 206 sw que vende 50% mais caro que o do peugeot 206 hatch.
Só que corsa todas a auto peças e centros automotivos descobriram então o jeito foi unificar o codigo mais a peça sem foi a mesma.
Desde que mundo é mundo o pessoal quer passar a perna nos outros por dinheiro


rfa0208
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Mensagem por rfa0208 »

Outro exemplo é o Fiesta que o amortecedor com barra estabilizadora da certo no Fiesta sem barra;
mais as fabricas vendem dizendo que não; isso faz com que revendedores mantenha as 2 no estoque sendo que só a com barra seria o suficiente.
Tudo bem, original é original. mais por que vamos pagar mais caro se o efeito é o mesmo.
Não estou falando da minha gambi... isso é outra estoria.


Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

rfa0208 escreveu:Outro exemplo é o Fiesta que o amortecedor com barra estabilizadora da certo no Fiesta sem barra;
mais as fabricas vendem dizendo que não; isso faz com que revendedores mantenha as 2 no estoque sendo que só a com barra seria o suficiente.
Tudo bem, original é original. mais por que vamos pagar mais caro se o efeito é o mesmo.
Não estou falando da minha gambi... isso é outra estoria.
Bom.. agora você abriu uma questão interessante, mas também intrigante.

Primeiro vou relatar sobre o que postou inicialmente.

Bom.. de cara não cortaria as molas. porque? simples! terá a mesma resistência no movimento da suspensão ms o curso é prejudicado severamente, sem falar que não dá para determinar com exatidão se ambas as molas estarão com a mesma altura. Se for corte acetileno, pior ainda, destempera o material e vira aquela bagunça de um carro que anda quadrado. não alinha, não gasta pneu corretamente. mas sabe como é, cada um com o seu.

Se queria um carro mais baixo, poderia ter pego uma mola preparada, acredito que seria o mais correto concorda?

Quanto aos amortecedores e as respectivas pressões:

Quem segura o tranco, o Baque, a pancada é a mola. é ela que tem que segurar todo o trabalho da suspensão. Claro que outros componentes também ajudam como o pneu, e um pouco do amortecedor, mas a função é da mola e pronto! O amortecedor tem a função de Segurar a mola, ele que gerencia o retorno da mesma para que não fique oscilando.
É justamente neste ponto, onde acredito que as fabricantes ganham em relação aos nossos carros. como postado logo acima pelo rfa0208. mas também penso que veículos que carregam amis peso, como os SW da vida ou as PickUps, precisam de um retorno mais rápido para que a carga não atrapalhe tanto na atuação da suspensão e por isso eles venderiam amortecedores com diferenças de pressão (com retorno mais rápido) para estes veículos.


rfa0208
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Mensagem por rfa0208 »

Farleytufao você está totalmente correto em tudo o que disse com relação a mola dianteira que cortei só que estou meio sem grana, então foi a solução que encontrei para meu problema.
Obs. cortei com lixadeira.

E MEU CARRO NÂO FICOU QUADRADO. Te convido a vir andar e vera que não esta muito diferente do que era.

como ja disse quem sabe mais pra frente as molas cangoo. mais ainda não dá.

Agora se essas molas preparadas que você está falando é essas que vendem na internet meu amigo elas tem varios tratamentos de procedencia duvidosa inclusive o destempero da mesma e muitas até prensam a mola.
Que se iguala ao que fiz ou até pior por que muitos pagam axando ser uma mola nova e preparada e tal.
Ja eu sei muito bem o que fiz e suas consequencias.

e o alinhamento ficou perfeito como ja disse trabalho em centro automotivo, então se eu passo num buraco mais severo automaticamente coloco meu carro no alinhamento para verificar a geometria.
então mesmo com o tempo pelo fato de ceder um pouco a suspenção eu ja vou perceber por estar sempre verificando o alinhamento.

mas te ganranto que vai demorar muito a quebrar e correto o ideal é preparar o amortecedor pelo curso que o mesmo esta em relação a mola.

E tbm não estou obrigando ninguem a fazer o mesmo que fiz e nem falando que é correto só quiz conpartilhar pra talvez aqueles que como eu estavam meio sem grana pra pagar 400R$ nas cango e não sairem fazendo a burrada que ja comentei sobre molas de gol que ja vi muito em corsa.

E com relação ao amortecedor concordo com você até certo ponto; mas como você mesmo disse as molas que segura o baque e é por isso que a mola se difere por exemplo de Sw para o Hatch.

mola de sw é mais dura então a decida do amortecedor é mais lenta e a subida é mais rapida pela ação da mola.


Mais a mola não segura todo esse baque que esta falando por que na realidade o pneu absorve 70% do impacto a suspenção absorve o resto.

mais sim a mola menor faz um puta diferença.


Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

rfa0208 Queira me desculpa, mas não estava usando o seu exemplo para te atacar. Acredito que tenha ficado chateado com o que escrevi pois percebi que levou par ao lado pessoal, mas não foi a minha intenção.

Eu gosto muito de mecânica, tanto que cursei com 14 anos de idade. Infelizmente por azar, destino ou seja lá o que for, fui direcionado a outras áreas na minha vida.

Eu gosto também de ajudar e dar informações, sou muito curioso e sempre que tenho alguma dúvida, procuro até o fim. Gosto também de ajudar no que está ao meu alcance pois acredito que assim que se faz um fórum e amigos!.

foi exatamente por isso que dei este parecer tão extenso, pois o assunto com certeza será de interesse de outras pessoas, e gosto de apresentar os riscos, vantagens e desvantagens envolvidas em qualquer procedimento. Não quis dizer exatamente que o seu carro ficou quadrado, sem alinhamento e etc, mas que isso era passível de acontecer como você mesmo ja presenciou diversas vezes ai na mecânica com as molas de gol poe exemplo.

Quanto as molas preparadas, eu não digo as de internet mas molas com procedência, como as congoorun.

No mais peço desculpas pela confusão pois não tenho intuito nenhum de fazer inimizades no forum ou em qualquer lugar!

Quanto a dar uma volta no carro, quando estiver por estes lados, pode ter certeza que aceito o convite! =D

Uma braço!


Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

Bom.. dando uma relida ali, eu realmente errei feio em escrever em primeira pessoa, realmente não era a minha intenção. desculpe-me!


rfa0208
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Mensagem por rfa0208 »

Magina Farleytufao estamos aqui pra isso.
Adoro Debates. kkkkk

Viu se quiser trabalhar em mecanica te garanto que aqui em sorocaba está em falta nego bom pra trabalhar nessa area.

Quem sabe o destino não te recoloca na função que quer. kkk

Obrigado!


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