[DÚVIDA] - Baixando Corsa B com molas de Celta. Será que fica bom?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
rfa0208
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sábado 10 2012f Novembro 2012 09:24:21 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Baixando Corsa B com molas de Celta. Será que fic

Mensagem por rfa0208 »

E ai pessoal, blz?

Primeiro tópico que estou criando então eu espero que tenham paciência pelas falhas. kkkk

Meu corsinha é 98 Wind, pelado de tudo. Pra ter uma idéia coloquei alarme e trava semana passada, mas, ta bom, aos poucos ta ficando legalzinho.

Vamos ao que interessa...

O dono da loja que trabalho (É um centro automotivo) tem um celta e estava com 30mil km e ele encucado que os amortecedores estavam deformando os pneus tirou os 4 amortecedores originais pedi pra ele os 4, pois o corsa e celta usa a mesma estrutura de amortecedor, só muda que a partir de 2000 os corsa usam amortecedores pressurizados enquanto até 99 é hidráulico. legal mas o carro ficou um JEEP.
falei com um dos mecânicos da loja e me falaram pra por as molas do celta que são mais fracas e pouca coisa menor. arrumei 4 molas em desmanche e coloquei.
Só que na frente cortei 1 elos, mas, ficou muito bom não ficou muito baixo na frente com um elo cortados e pneus 175/70R13 ficou com 2 dedos pneus/para lama. e atrás ficou com 2 tbm mas se o para lama fosse arredondado igual a frente ficaria com 3 dedos ou seja se eu não tivesse cortado fiva com 3 dedos, mas, eu gostei do jeito que ficou.

DICA: quem quiser fazer só digo para colocar amortecedor hidráulico pois a ação do amortecedor pressurizado em ajudar a mola a manter a altura do carro faz com que o carro fique mais duro. No meu caso já me acostumei.

Obs: não pega em nada não raspa em lombada andei com minha cunhada(gorda uns 90kg) e meus 2 sobrinhos de uns 55kg cada um atras e mais meu filho 17kg na cadeirinha e mesmo assim não pegou em lombada e nem depressão.
Qualquer duvida só chamar.

Vlw pessoal.
Corsa 1.0 MPFI 1998 em construção.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

bem artista né?
na verdade quem determina altura do carro são as molas, ai coloca amortecedor e diz q ficou alto, ai vem e poe mola menor, já ta no fim do curso os amortecedores...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Por conta e risco de quem tentar.

Achei estranho o lance dos amortecedores, eles estavam bons? E se eles estiverem empenados vai comer seus pneus como acontecia com o carro do seu patrão.

Se não me engano, apesar da estrutura, o amortecedor do Celta é mais firme do que o do Corsa, mesmo o comum a óleo. Mas só acho isso devido a diferença de molas.


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Não tem jeito, sempre aparece uma dessas engenharia reversa
#-o


rfa0208
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sábado 10 2012f Novembro 2012 09:24:21 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rfa0208 »

Correto sem controle esqueci de mencionar que um amortecedor pressurizado ajuda a mola sim mas não mantem a altura meus originais a oleo estavam sem pressão e a mola encostando elo com elo por isso que quando coloquei os amortecedores ele ficou mais alto e te garanto ficou aparecendo parte do amortecedor inclusive na trazeira.

Awaked o pneu não estava comendo torto e sim deformando na trazeiro mais isso éra por conta de o pneu ter rodado 30mil na traseira sendo eixo fixo a tendencia é deformar pneu mesmo. por isso que arrisquei colocar no meu carro.
Obs: quando abaixa tem que alinhar e inclusive fazer cambagem como foi o meu caso mais isso sai de graça lá na loja (para Funcionário) então não da nada.
E repito amortecedor de corsa celta prisma é tudo a mesma estrutura e pressão.

pode verificar o codigo da peça na gm é a mesma.
No catalogo da nakata tem a pessa separada para prisma mas saiu de linha e continuou com o do classic. Era bem mais caro o do prisma e era a mesma peça do classic.

Estou rodando a um mês e não tive problemas não sei se a longo prazo vou ter. mais acho melhor do que colocar mola de gol cortada na traseira como alguns fazem por ai mais não tem coragem de contar. kkkk

não queria muito baixo então pra mim ficou bom. e melhor não gastei nem 25% do que gastaria com molas esportivas.
Quem sabe mais pra frente coloco as cangoo mais por enquanto ta bom as que estou.

abraço


rfa0208
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sábado 10 2012f Novembro 2012 09:24:21 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rfa0208 »

Esqueci,

Só falei da mola do gol porque o risco de ela escapar é grande. ja a do celta não vai escapar de forma alguma. na dianteira tenho certeza que não vai quebrar, escapar ou algo assim.

Apesar de ser uma gambi eu sei que estou seguro em todos os aspectos.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Sim, de modo geral o Celta é um Corsa, plataforma idêntica, inclusive Ágile.

Se o amortecedor tem o mesmo código uniformizaram um em toda a linha mesmo. Eu comentei porque no catálogo de peças da GM tem mais de 6 códigos diferentes para amortecedor, variando conforme ano e motorização, cada um calibrado pra um peso, com ou sem barra e por aí vai. Mas é fato que já não diferenciam mais e hoje todos usam o mesmo.


rfa0208
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sábado 10 2012f Novembro 2012 09:24:21 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rfa0208 »

Como dizia meu pai: Isso na minha epoca éra roubo. kkkkkkk

Esse negocio de calibragem nunca existiu, mas para vender mais caro os caras dizem que existe, e a gente cai. Exemplo simples é o peugeot 206 sw que vende 50% mais caro que o do peugeot 206 hatch.
Só que corsa todas a auto peças e centros automotivos descobriram então o jeito foi unificar o codigo mais a peça sem foi a mesma.
Desde que mundo é mundo o pessoal quer passar a perna nos outros por dinheiro


rfa0208
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sábado 10 2012f Novembro 2012 09:24:21 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rfa0208 »

Outro exemplo é o Fiesta que o amortecedor com barra estabilizadora da certo no Fiesta sem barra;
mais as fabricas vendem dizendo que não; isso faz com que revendedores mantenha as 2 no estoque sendo que só a com barra seria o suficiente.
Tudo bem, original é original. mais por que vamos pagar mais caro se o efeito é o mesmo.
Não estou falando da minha gambi... isso é outra estoria.


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

rfa0208 escreveu:Outro exemplo é o Fiesta que o amortecedor com barra estabilizadora da certo no Fiesta sem barra;
mais as fabricas vendem dizendo que não; isso faz com que revendedores mantenha as 2 no estoque sendo que só a com barra seria o suficiente.
Tudo bem, original é original. mais por que vamos pagar mais caro se o efeito é o mesmo.
Não estou falando da minha gambi... isso é outra estoria.
Bom.. agora você abriu uma questão interessante, mas também intrigante.

Primeiro vou relatar sobre o que postou inicialmente.

Bom.. de cara não cortaria as molas. porque? simples! terá a mesma resistência no movimento da suspensão ms o curso é prejudicado severamente, sem falar que não dá para determinar com exatidão se ambas as molas estarão com a mesma altura. Se for corte acetileno, pior ainda, destempera o material e vira aquela bagunça de um carro que anda quadrado. não alinha, não gasta pneu corretamente. mas sabe como é, cada um com o seu.

Se queria um carro mais baixo, poderia ter pego uma mola preparada, acredito que seria o mais correto concorda?

Quanto aos amortecedores e as respectivas pressões:

Quem segura o tranco, o Baque, a pancada é a mola. é ela que tem que segurar todo o trabalho da suspensão. Claro que outros componentes também ajudam como o pneu, e um pouco do amortecedor, mas a função é da mola e pronto! O amortecedor tem a função de Segurar a mola, ele que gerencia o retorno da mesma para que não fique oscilando.
É justamente neste ponto, onde acredito que as fabricantes ganham em relação aos nossos carros. como postado logo acima pelo rfa0208. mas também penso que veículos que carregam amis peso, como os SW da vida ou as PickUps, precisam de um retorno mais rápido para que a carga não atrapalhe tanto na atuação da suspensão e por isso eles venderiam amortecedores com diferenças de pressão (com retorno mais rápido) para estes veículos.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”