[DÚVIDA] - É possível trocar os discos sólidos por ventilados?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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Dbms
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[DÚVIDA] - É possível trocar os discos sólidos por ventilado

Mensagem por Dbms »

Olá galera ja ta na hora de trocar o disco, quero saber se para trocar o disco solido para o ventilado se terá que fazer alguma adaptação


RogerMansur
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Mensagem por RogerMansur »

Existem empresa hoje q fabricam os discos ventilados para Corsa respeitando as dimensões de diâmetro, pista e furo central original do disco sólido, neste caso é só tirar um e colocar o outro sem adaptação alguma.


Dbms
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Mensagem por Dbms »

é por que ouvi dizer que tem que trocar pinça por isso minha dúvida


RogerMansur
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Mensagem por RogerMansur »

Desde q respeite as dimensões não será necessário trocar nada.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

resta ver se realmente cabe um disco ventilado no espaco da pinca e abertura do pistao
tem ventilado q chega a dar mais q o dobro de um disco solido

mas ai q ta, e as perguntinhas classicas:
pra q?
acha q vai freiar mais?
vai resolver um suposto problema c isso?
qual o problema dos solidos acha q vai resolver com os ventilados?
e qual a real vantagem dos ventilados sobre os solidos?
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RogerMansur
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Mensagem por RogerMansur »

O que um amigo aki da cidade montou no Corsa dele com as pinças originais foi esse aki, por isso falei q deva servir acho q a Fremax também está fazendo esse tipo de discos para se usar com pinça original.

http://loja.karecaautopecas.com.br/gm/f ... e-846.html#


Ritcho
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Mensagem por Ritcho »

Eu estou achando muito esquisito ter conseguido colocar discos ventilados nas pinças para disco sólido. A diferença na espessura é muito grande (praticamente o dobro).

Independente disso, eu acho a adoção de discos ventilados um ótimo upgrade.

Não conheço o vendedor, tão pouco a qualidade do produto, mas segue o link de um conjunto com tudo que se precisa para adaptar o sistema com discos ventilados (sistema varga):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -varga-_JM

Abraço!


RogerMansur
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Mensagem por RogerMansur »

O Varga tem a espessura da pista muito grande mesmo aí só trocando as pinças também.
É p isso q falei q vai depender do fabricante dos discos.


Henriquea9
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Mensagem por Henriquea9 »

Estou na mesma duvida, tenho sofrido com os solidos empenados (considerouma bela porcaria da gm, parece de brinquedo o disco de freio do meu classic 2012), ai na concessionaria aqui da cidade onde fui ver a possibilidade de troca por ventilados me passaram que seria necessario realmente a troca das pincas por maiores devido a espessura do disco ventilado nao entrar na pinca original do carro...


Ritcho
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Mensagem por Ritcho »

SemControle escreveu:resta ver se realmente cabe um disco ventilado no espaco da pinca e abertura do pistao
tem ventilado q chega a dar mais q o dobro de um disco solido
Exatamente...
mas ai q ta, e as perguntinhas classicas:
pra q?
acha q vai freiar mais?
Vai frear praticamente com a mesma intensidade, porém sem perder a eficiência tão rapidamente quanto nos disco sólidos. A tendência ao "fading" é bem menor.

e qual a real vantagem dos ventilados sobre os solidos?
Vamos imaginar dois pares de discos, sendo um sólido e outro ventilado, com o mesmo diâmetro externo, pastilhas com a mesma capacidade de frenagem e pistões com a mesma "potência". Nesse caso a única vantagem (eu acho uma boa vantagem) é a maior tolerância ao aquecimento. E o que isso implica? Uma descida de serra por exemplo, onde os freios são muito exigidos, os discos ventilados mantém a mesma capacidade de frenagem por muito mais tempos que os sólidos.

Quer fazer um teste prático? Pegue um carro com discos sólidos e outro com discos ventilados e veja quantas frenagens "de pânico" cada um deles aguenta! Sem dúvida o carro que estiver equipado com discos ventilados vai conseguir frear mais vezes antes de ficar literalmente sem freio!

Usar um fluido de freio melhor também ajuda (e muito): dot 4 ou 5!

Abraços!


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