[DÚVIDA] - Meu classic original baixo demais. Como melhorar?
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Awaked, o carro está com 52 mil kms. Olhando lado a lado com o classic do meu trabalho que tem 30 mil kms, se nota pouca diferença na altura, a questão é que ele baixa demais mesmo por exemplo com minha esposa e a bebê no banco de trás. Isso já é o suficiente para pegar embaixo, assim como na dianteira no protetor do cárter. Vou ver isso do escapamento, mas tenho certeza que não é!
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Pois é, mas aí tenho três razões a considerar:
1 - Pneu medida 185/60/13 poderá estar causando esforço excessivo dos amortecedores ou molas por andar mais baixo?
2 - O carro pouco rodou em estrada de chão, sempre no asfalto praticamente 85% de sua vida útil.
3 - O classic tem a mesma suspensão do prisma? Como pode o prisma ser mais alto que ele, será a medida da roda 14? Existe a possibilidade de usar componentes do prisma que impeçam que ele baixe tanto?
1 - Pneu medida 185/60/13 poderá estar causando esforço excessivo dos amortecedores ou molas por andar mais baixo?
2 - O carro pouco rodou em estrada de chão, sempre no asfalto praticamente 85% de sua vida útil.
3 - O classic tem a mesma suspensão do prisma? Como pode o prisma ser mais alto que ele, será a medida da roda 14? Existe a possibilidade de usar componentes do prisma que impeçam que ele baixe tanto?
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Valjuni,
1- 185/60R13 te diâmetro 9 mm menor, portando o carro estaria 4,5 mm mais baixo.
É muito pouco pra abreviar a durabilidade da suspensão,
2- Não tem problema ter rodado só em cidade, tem gente que passa freando em lombada e tartarugas, sendo que o correto é passar por obstáculos sem acionar os freios. Freia antes, solta e passa o obstáculo. Outro ponto são acelerações bruscas e freadas bruscas. Não to dizendo que você faz isso, estou comentando pra você analisar. Fora isso 40.000 km já é o suficiente pra acabar com uma suspensão, teste seus amortecedores, tem máquinas pra isso. No serviço tem um Siena que anda com equipamento no porta malas, deve ter 1 ano o carro e menos de 20.000 km. Ele tem a traseira mais baixa que outro Siena que anda vazio, as molas já cansaram com o peso extra, por isso se for o caso troque as suas.
3- Pergunta complicada, derivam da mesma plataforma, deveriam ser semelhantes, por outroo lado deve ter uma calibragem diferente nas molas e amortecedores devido a diferença de peso entre eles, se é que tem essa diferença, teria de pesquisar.
Segundo o manual do Classic, o vão livre quando carregado em relação ao solo é de 109 mm.
O vão livre do Prisma, quando carregado em relação ao solo é de 159 mm.
Essa diferença não vem dos pneus.
Outro detalhe é o protetor de cárter, com ele alguns cm mais baixo pelo espaço físico que ocupa, sem ele mais alto e mais perigoso.
1- 185/60R13 te diâmetro 9 mm menor, portando o carro estaria 4,5 mm mais baixo.
É muito pouco pra abreviar a durabilidade da suspensão,
2- Não tem problema ter rodado só em cidade, tem gente que passa freando em lombada e tartarugas, sendo que o correto é passar por obstáculos sem acionar os freios. Freia antes, solta e passa o obstáculo. Outro ponto são acelerações bruscas e freadas bruscas. Não to dizendo que você faz isso, estou comentando pra você analisar. Fora isso 40.000 km já é o suficiente pra acabar com uma suspensão, teste seus amortecedores, tem máquinas pra isso. No serviço tem um Siena que anda com equipamento no porta malas, deve ter 1 ano o carro e menos de 20.000 km. Ele tem a traseira mais baixa que outro Siena que anda vazio, as molas já cansaram com o peso extra, por isso se for o caso troque as suas.
3- Pergunta complicada, derivam da mesma plataforma, deveriam ser semelhantes, por outroo lado deve ter uma calibragem diferente nas molas e amortecedores devido a diferença de peso entre eles, se é que tem essa diferença, teria de pesquisar.
Segundo o manual do Classic, o vão livre quando carregado em relação ao solo é de 109 mm.
O vão livre do Prisma, quando carregado em relação ao solo é de 159 mm.
Essa diferença não vem dos pneus.
Outro detalhe é o protetor de cárter, com ele alguns cm mais baixo pelo espaço físico que ocupa, sem ele mais alto e mais perigoso.
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Pois é amigão, você fez excelentes considerações. Sou moderado no volante, não passo obstaculos freando e pra ter uma idéia, meus pneus estão com mais de 20 mil kms e o desgaste deles é mínimo. Será que trocando somente as molas resolveria o problema?
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Valjuni, não, os amortecedores também tem papel nisso.
Só que tem que verificar se não tem mais coisa errada aí.
Estamos especulando as possibilidades, não determinando fatos.
Significa que vai ter que levantar o carro, ver se o protetor de cárter não está fixado errado, se o escape está preso corretamente e avaliar o estado da suspensão já que com 50.000 km tem bastante manutenção a ser realizada.
Só que tem que verificar se não tem mais coisa errada aí.
Estamos especulando as possibilidades, não determinando fatos.
Significa que vai ter que levantar o carro, ver se o protetor de cárter não está fixado errado, se o escape está preso corretamente e avaliar o estado da suspensão já que com 50.000 km tem bastante manutenção a ser realizada.
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Pois então. Em março fiz uma verificação na suspensão. Na época o carro estava com 40 mil kms. Foram testados os amortecedores e verificada a suspensão inteira sobre folgas e afins. Estava tudo ok segundo uma oficina onde levei o carro. Fiz a geometria da suspensão como de costume, balanceei pneus e troquei as pastilhas de freio. Os pneus ainda estão zero bala... então o que será?
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Valjuni, vai lá no carro, se apoie no paralamas levemente até abaixar e solte.
Se subir e parar, OK.
Se subir e balançar a suspensão já era.
12.000 km é mais do que suficiente pra fundir o motor. Com 40.000 km pode estar tudo certo e com 52.000 km tudo errado.
Sem ver o carro não dá pra saber. Se não raspava onde raspa hoje tem coisa errada e é fato.
Se sempre raspou está encucado com besteira.
Pode não ser a suspensão, mas eu apostaria que é.
Eu já recomendei os passos a serem verificados (protetor de cárter, escapamento e suspensão) agora é levar em seu mecânico e conversar com ele sobre essas possibilidades.
Se subir e parar, OK.
Se subir e balançar a suspensão já era.
12.000 km é mais do que suficiente pra fundir o motor. Com 40.000 km pode estar tudo certo e com 52.000 km tudo errado.
Sem ver o carro não dá pra saber. Se não raspava onde raspa hoje tem coisa errada e é fato.
Se sempre raspou está encucado com besteira.
Pode não ser a suspensão, mas eu apostaria que é.
Eu já recomendei os passos a serem verificados (protetor de cárter, escapamento e suspensão) agora é levar em seu mecânico e conversar com ele sobre essas possibilidades.
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Awaked, valeu pelas considerações. Fiz o teste do amortecedor e está tudo ok. Após subir no capô e no porta malas dos dois lados o carro voltou a posição original sem ficar "sambando". Acredito que talvez sejam as molas cansadas, pois é impossível que um carro baixe tanto somente com um passageiro atrás. Uma alternativa que vi aí por outros posts é colocar a mola para carro com gnv. Vou ver essa questão com pessoal das oficinas.
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