[DÚVIDA] - 1ª Marcha Arranhando

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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pocilga
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Mensagem por pocilga »

cara quanto ao cambio, a 1ª é meio dificil de entrar com o carro andando mesmo...as vezes dar uma forçada ajuda, o meu engata mas com cuidado e força...é normal isso, sair em segunda é facil, mas depende do carro tbm, carros muito fracos não tem torque pra sair em 2ª, mas tbm é normal e não causa problemas, é só engatar a 2ª marcha e sair controlando a aceleração e a embreagem, carros 1.6 1.8 começam a ter mais facilidade pra sair....carros 1.0 é dificil, normalmente pela falta de torque eles morem, na lombada é o certo se passar em 2ª...a não ser que a lombada seja um poste deitado, ai eu passo beeem devagar engato 1ª e passo suave...aki na minha cidade tem muita lombada assim....meu corsa 1.6 sai em 2ª em ladeiras de boa...paro engato controlo e saio suavão...eu tinha um opala 6cilindros que saia em 3ª...
:drinking: :drinking: :drinking: :drinking:


JonathanSM
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Mensagem por JonathanSM »

pocilga escreveu:cara quanto ao cambio, a 1ª é meio dificil de entrar com o carro andando mesmo...as vezes dar uma forçada ajuda, o meu engata mas com cuidado e força...é normal isso, sair em segunda é facil, mas depende do carro tbm, carros muito fracos não tem torque pra sair em 2ª, mas tbm é normal e não causa problemas, é só engatar a 2ª marcha e sair controlando a aceleração e a embreagem, carros 1.6 1.8 começam a ter mais facilidade pra sair....carros 1.0 é dificil, normalmente pela falta de torque eles morem, na lombada é o certo se passar em 2ª...a não ser que a lombada seja um poste deitado, ai eu passo beeem devagar engato 1ª e passo suave...aki na minha cidade tem muita lombada assim....meu corsa 1.6 sai em 2ª em ladeiras de boa...paro engato controlo e saio suavão...eu tinha um opala 6cilindros que saia em 3ª...
Exatamente isso que acontece com o meu... Não to dizendo que dá pra engatar a 1ª com o carro a 20 km/h... Mas se tiver a menos de 10 km/h e precisar de fato engatar a primeira dá... Elevando o giro um pouco pro esforço não ser muito... Não que isso seja recomendavel... O negócio é sair de 2ª dosando a embreagem, mas se nao tiver jeito, diminui e engata a primeira...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

meu "1.0" era bao mesmo....tirava ele do lugar no plano em terceira marcha
o cht era forte 1.6, mas no dia q fiquei sem cabo de acelerador e com cambio travado em terceira, peguei transito acelerando so no afogador, ainda bem q estou livre desse resto de cht
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IcoBR
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Mensagem por IcoBR »

Só pra deixar registrado, tentei fazer a dica de acelerar um pouco para engatar a primeira mas no meu corsa não deu certo, só engata paradinho mesmo.

Vou continuar usando 2ª marcha mesmo e a primeira só estiver parado


JonathanSM
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Mensagem por JonathanSM »

IcoBR escreveu:Só pra deixar registrado, tentei fazer a dica de acelerar um pouco para engatar a primeira mas no meu corsa não deu certo, só engata paradinho mesmo.

Vou continuar usando 2ª marcha mesmo e a primeira só estiver parado
Melhor nao forçar mesmo.... Se ta saindo de segunda, continua assim...

vlw


IcoBR
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Mensagem por IcoBR »

JonathanSM escreveu:
IcoBR escreveu:Só pra deixar registrado, tentei fazer a dica de acelerar um pouco para engatar a primeira mas no meu corsa não deu certo, só engata paradinho mesmo.

Vou continuar usando 2ª marcha mesmo e a primeira só estiver parado
Melhor nao forçar mesmo.... Se ta saindo de segunda, continua assim...

vlw
é senti que forçou um pouco, melhor não forçar pois em com caixa de marcha não se brinca nem se arrisca


awaked
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Mensagem por awaked »

IcoBR, o problema não é nem a caixa. Mas o motor mesmo.
Primeira marcha com carro em movimento pode arrebentar com ele.

Exemplificando, você está 15 km/h engata a primeira, no que solta a embreagem o giro vai lá em cima (o limitador de giro do carro não funciona numa redução) e arrebenta tudo. Ainda mais nos câmbios atuais GM que a primeira marcha é extremamente curta.
Obs: O 15 foi um exemplo, eu não vou testar isso pra saber exatamente, hehehe.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

so pensar q a primeira corta a 30 e poko 40km/h la nos 6000 e tralala.....
pensa o cara feliz empolgado distraido, vai colocar a terceira e entra a primeira, ta do lado mesmo....se a primeira nao tivesse essa protecao seria possivel esse engano.....ainda bem q inventaram isso, se acelerando ela corta a 40, pensa engatar a coitada da primeira a 80 :D
facil facil moe motor e cambio......experimentem socar o sapato na quarta e chegando no corte engatar a terceira so pra ver mais ou menos como seria.....estejam de cinto..... :twisted:

eu sei q tao falando de bem devagarinho, passando por quebra mola essas coisas.....
mas realmente primeira é so tirar o carro do lugar...se o transito flui, eu nao chego nem a tirar o pe totalmente da embreagem na saida, pra ja acionar novamente e engatar a segunda...
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mauricio s.s.oliveira
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Mensagem por mauricio s.s.oliveira »

Até onde eu sei, os carros só engatam a primeira marcha sem movimento, todos são assim, se consegue engatar em movimento tem algum problema ai, pode até ser útil para alguns, mas o problema existe...

Meu vizinho tem um gol e o dele não engata a primeira em movimento não...
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Paulo Victor Oliveira
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Mensagem por Paulo Victor Oliveira »

Bom, estou com problema semelhante. A primeira marcha do carro tá arranhando muito. O carro pode está 100% parado e ela sempre arranha no primeiro engate.
Por exemplo: Se eu pisar na embreagem e engatar a primeira, arranha. Se continuar com o pé na embreagem e engatar novamente, não arranha. Se eu tirar o pé da embreagem, pisar novamente e engatar a primeira, arranha. O que tenho feito pra evitar os problemas é engatar a terceira e em seguida a primeira, não arranha. O mecânico disse que é anel sincronizado, pediu pra eu comprar o anel 1ª 2ª. Pedi pra verificar a regulagem do cabo da embreagem (Novo) e trambulador (Reparo novo), foi verificado e segundo ele o problema não é lá. A embreagem também está boa, portando posso descartar essa hipótese. Alguém pode dar uma dica? Concordam que seja anel sincronizado?
Paulo Victor Oliveira
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