Awaked,awaked escreveu:L U C I A N O, sim, todos tem óleo, quando falamos gás é que no lugar de "ar", afinal o amortecedor expande e comprime, usa-se gás comprimido. Como o óleo fica sob pressão vem as vantagens, desde melhor eficiência até resistência a espumar o óleo em ruas de paralelepípedos, por exemplo.
Caraca cara... não me leve a mal... mas arrefecimento sujando, pneu seno trocado... amortecedores vazando... a km é original? Meu carro tem 43.000 km e não tem nada disso, arrefecimento completamente limpo, pneus em bom estado ainda (melhor que os meia vida que o pessoal vende), suspensão justa e sem batidas... enfim... claro, pode ser diferença na forma de dirigir o carro ou condições de uso.
O arrefecimento eu troquei mais por precaução mesmo, tendo em vista que aquele reservatório amarelado não estava me agradando. A tampa não estava vedando muito bem. Realizei a troca e pude perceber que a água que a máquina estava tirando do carro não estava suja. Apenas na cor do aditivo que estava no carro. Ou seja, estava começando a sujar só no reservatório. Mais ainda aguentava um bom tempo, mas preferi trocar pra ter o meu controle.
A Km é original sim. O estepe é zero km, nunca rodou, e ele continua lá. Os pneus que foram trocados ainda eram originais de fábrica, cinturato P4 da pirelli. Na minha opinião até que durou bem. Vai de como anda. O meu carro era de um senhor de 60 anos, aí já viu. Alinha o carro quando lembra, rodízio nem sabe o que é isso, etc. O meu ex-Classic que era meu desde 0km foi vendido com os pneus ainda novos com 37 mil km. Mas no meu caso eu tenho TOC com essas coisas: Alinhamento é a cada 5 mil km e rodízio a cada 10 mil, "religiosamente". Infelizmente nem todos são assim...
Da mesma forma são o sistema de amortecedores. O meu Classic foi vendido com 37 mil km com os amortecedores "sequinhos" e novos. Mas sou cuidadoso "ao extremo". Não era de passar em buracos e passava tranquilamente em lombadas sem "solavancos".
Se sair catando todos os buracos da rua e pulando lombada, os amortecedores vão estourar com 20 mil km. Meu carro por baixo é todo selado de fábrica, sem marcas de arranhado nem nada. É que o Senhor que era dono do meu carro não enxergava direito mesmo...
Mas creio que ainda aguenta um pouco pois começou a merejar... Não está "jorrando" óleo. Mas mesmo assim vou ter que trocar o par.