[DÚVIDA] - Corsa com 2ª marcha arranhando e ruim para entrar

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Ken,

Poderia contar o que aconteceu e qual a solução?
Ken Xavier escreveu:sousaman, Obrigada por sua atenção aqui no fórum, me ajudou bastante, apesar de que não teve como evitar de abrir a caixa. Abraço!
Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Ken Xavier
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Fevereiro 2012 02:50:23 PM
Localização: Coronel Fabriciano - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ken Xavier »

SemControle, As vezes suas respostas são má interpretadas pelas pessoas, mas o fato é que voce fala verdades e não o que as pessoas querem ler. No fundo cada um entra aqui na esperança de ler somente respostas que os levem a ter certeza que o problema será sanado sem grandes gastos e quando lê suas respostas (as verdades), dói no bolso e na alma....kkkkkkkkkkkk
Obrigada por ter respondido!
Ken Xavier
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Fevereiro 2012 02:50:23 PM
Localização: Coronel Fabriciano - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ken Xavier »

sousaman, Não sei se terminou bem, tanto que abri um novo tópico contando o que foi feito e como foi feito, porque minha cabeça ainda ta a mil por hora desde ontem por causa do que o mecanico fez com uma peça do cambio.
Leia o tópico "Mecanico muda medida de peça do cambio contra a minha vontade" postei por volta de 1 hora, talvez voce me dê uma opinião se o que ele fez terá consequencia ou não.
Ken Xavier
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Fevereiro 2012 02:50:23 PM
Localização: Coronel Fabriciano - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ken Xavier »

sousaman, voce encontrou o tópico? esqueci de dizer que está em Direção, Transmissão, Freios e Suspensão como este aqui, so muda o nome do tópico que é Mecanico muda medida de peça do cambio contra a minha vontade.
bjs!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

caiu na mao de um pikareta e tanto, eu vi seu outro topico :cry:
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Ken,

Coloque o excelente texto aqui para deixar a história toda amarrada.

Já vi o texto no novo tópico, mas com o tempo o tópico se perderá nas centenas de postagens diárias do clube.

Porém o estrago já está feito.

Agora é rodar e testar até ter a certeza que novos problemas não aparecerão.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Ken Xavier
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Fevereiro 2012 02:50:23 PM
Localização: Coronel Fabriciano - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ken Xavier »

sousaman, Seguindo a sua sugerstão estou postando o texto aqui.
Ken Xavier
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Fevereiro 2012 02:50:23 PM
Localização: Coronel Fabriciano - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ken Xavier »

Mecânico muda medida de peça do Câmbio contra a minha vontade

Peço para que vocês leiam com ateçãao o que vou contar aqui, pois pode acontecer com qualquer um de nós, e olhem que muitos nem vão saber o que o mecânico fez devido a confiarem e não acompanhar o serviço, se bem que mesmo acompanhando alguns são tão cara de pau e não respeitam a ninguém e fazem o que bem entender na cara no proprietário do carro, como fizeram comigo.

Comentei que a 2ª marcha do meu Corsa tava arranhando e difícil de entrar e depois de seguir alguns palpites que recebi aqui e de nada ter dado certo, mandei abrir a caixa e trocar o anel sincronizador da 2ª marcha e olhem só o que me aconteceu:

Vou postar as fotos e ir explicando passo a passo o que foi feito e o resultado final que ta me tirando do sério e só tenho dúvidas na minha cabeça quanto as conseqüências do que esse mecânico fez.

Esta foto mostra a parte que foi a 1ª a ser tirada e também a 1ª a ser colocada.
O que na minha leiga opinião até poderia ter sido a 1ª a ser retirada mas teria que ser a ultima a ser colocada e não a 1ª como ele fez.
Imagem

Nesta da pra se ver como ficou, e vocês vão entender porque penso que ele não poderia ter montado colocando ela primeirante.
Imagem

Até então tudo bem, mas ele disse que precisava trocar a coroa e o pinhão, alegando que meu carro estava marcando a velocidade errada, devido a coroa estar com muita folga, então tudo bem, se precisa trocar uma peça, vamos fazer a troca, não é mesmo?

Então POR ÚLTIMO ele tira essa peça que não sei o nome, mas ele disse chamar Gaiola Planetária do Pinhão, pois ali estava a coroa a ser trocada.
Imagem

Para que fique ainda mais claro, estas são as peças que ele trocou e para isso retirou a peça que vocês estão vendo na foto acima.
Imagem

Imagem

Tava correndo tudo bem, e ele voltou com essa peça para o lugar, já com o anel da 2ª marcha trocado e parecia que tudo ia dar certo.
Imagem

Agora chega a hora de começar a tormenta, já com a coroa e pinhão novos no lugar, ele tenta colocar essa peça da foto no lugar, não dava certo ele não conseguia encaixar a peça, ali onde ta mostrando a setinha tem um rolamento e ele passou quase uma hora tentando e nada da peça se encaixar.
Imagem

A peça da foto acima onde indica a setinha teria que encaixar neste circulo onde aponta a setinha do foto abaixo.
Imagem

Então ele decidiu por conta e risco, tirar um pouco na peça pra ela entrar, mas quando notei a intenção dele de usar o esmerilho para tirar um pouco na peça, comecei a dizer NÃO, pois a peça tem uma medida de fabrica e BERREI no ouvido dele que eu não aceitaria mudar essa medida.

Mas ele não deu a menor bola pra mim, eu falando que não aceitava e mesmo assim ele foi para o esmerilho dizendo que sabia o que tava fazendo e começou a esmerilar a peça, tirando parte do que vocês podem ver na foto abaixo onde aponta a setinha vermelha.
Imagem


Mesmo assim a peça não encaixava, então ele voltou no esmerilho sob os meus protestos e foi tirando na peça até que ela entrou no orifício da foto abaixo.Imagem

Gente, isso é falta de respeito porque o carro é meu e se eu não queria que ele tirasse na medida, ele tinha que respeitar o que eu queria que fosse feito.
Falei que deixasse para o dia seguinte, que desmontasse e colocasse a peça primeiro que ela encaixaria sem problemas, até porque percebi que o que estava atrapalhando a peça se encaixar ali, era pelo fato dele não ter começado a montar por ela e a peça ta sendo barrada pelas ENGRENAGENS que ele montou antes de colocar essa peça que ele chama de COROA DA PLANETÁRIA, se é que vocês estão me entendendo.

Bom, se eu fosse um homem ele não teria sido tão valente de tirar na peça sob o forte protesto que fiz, mas como sou mulher ele fez de conta que não existia ninguém ali, e como já se passava das 18 horas e eu estava sozinha com ele e mais 2 funcionários dele, o que pude fazer foi esperar para retirar o carro.

Terminado a obra dele, me chamou para testar o carro, então foi a minha vez de estar no poder, ele queria dirigir, mas aleguei que era melhor eu testar para aprovar o serviço e estando eu de posse da direção e com muita raiva, não perdi meu tempo e vim "testando" o carro, porém ate a minha casa, onde desci do carro, pedi para que ele também descesse e informei a ele que só receberá a mão de obra depois que eu pesquisasse sobre o que ele fez e também mediante documento assinado por ele onde ele assuma ter mudado a medida de fabrica por conta e risco e contra a minha vontade e que ainda esclareça no documento o uso do esmerilho para tirar na medida e também a justificativa para fazer isso, pois não havia necessidade e na verdade nem poderia fazer o que fez.

Então pessoal, estou aqui por 2 razões.
1ª - Queria muito passar a vocês essa minha experiência, para que não confiem, pois quando você ir buscar seu carro não saberá se tem alguma peça faltando um pedaço...rsrsrs
2ª - Não quero ser injusta com o sujeito apesar de tudo, mas para isso preciso saber quais os danos ele pode ter me causado tirando nesta peça.

Bom, espero que vocês me ajudem ai, que me respondam se ele podia fazer isso ou não e se terá conseqüências futuras por ele ter esmerilado a peça ate bem próximo do rolamento por preguiça de fazer a coisa certa que era tirar as engrenagens e colocar a peça e as engrenagens por ultimo.
Sinceramente tenho medo do resultado da atitude dele, por isso peço para que me ajudem dando a opinião de vocês sobre ter ou não conseqüências por ter esmerilado tirando na peça e o que pode acontecer devido a ele ter feito isso.

Desde já, agradeço a todos e fico aqui aguardando as opiniões de cada um de vocês.
Valcer
:: Champ ::
Mensagens: 403
Registrado em: Quarta-feira 10 2010f Fevereiro 2010 02:18:43 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Valcer »

Nossa, não tinha visto isso ainda... realmente complicado o que esse picareta fez.
O mais certo é ir em outro mecânico e pedir para ele explicar melhor sobre isso, sobre os riscos que isso pode trazer.

Mas enfim, queria deixar meu relato sobre um problema parecido em que a segunda não entrava quando eu saía da terceira para reduzir. Toda vez que ia passar numa lombada e reduzia de 3° para 2° dependendo da velocidade, a marcha não entrava e tinha que forçar pra entrar.
O que troquei foi o trambulador todo e o mecânico fez aquela sincronização depois que é feita a troca.
Que é travar a alavanca do câmbio dentro do carro, soltar aquela porca que fica próxima do trambulador (não sei o nome) e fazer a regulagem.
No meu caso resolveu completamente esse problema.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Sei lá, assim pelas fotos parece que pode ter ficado com uma folga lateral na peça, já que ela não está inteira e completa pra apoiar 100% no rolamento. Se for isso mesmo ela pode sofrer um desgaste prematuro. Fora que ela perdeu o apoio, quem fixava ela era ali o buraco que servia como calço, agora provavelmente o peso dessa peça fica sobre outro componente. Digo isso porque a fixação parece cônica.

Que tem alguma função ela ser daquele tamanho tem, na economia atual das montadoras se fosse 100% garantido a própria fábrica já teria economizado no processo de produção.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”