[DÚVIDA] - Alinhamento/Cambagem/Caster é necessário sempre?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Ricardo Machado
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 14 2009f Fevereiro 2009 08:58:52 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Alinhamento/Cambagem/Caster é necessário sempre?

Mensagem por Ricardo Machado »

Vixe, faz um bom tempo que não entro no fórum. Vergonha até!

Bom, estava lendo sobre o assunto no fórum e resolvi postar o que aconteceu comigo. Tenho um Corsa Sedan Milenium 2002.

Alguns anos atrás, se não falha a memória 2 anos. Eu bati a roda dianteira do lado direto na guia. Dia chuvoso, peguei um rua com barro e no deslizar não consegui manter a direção correta. Foi que foi. Estava uns 30Km. Amassou a roda e tive que comprar outra. Fiz alinhamento e beleza. Acho que gastei uns R$20,00.

Tempos depois, acredito que uns 5 meses, consegui a proesa de bater novamente, mas com uma velocidade maior. Acho que uns 50 a 60Km, na guia novamente, mas por outro motivo. Dessa vez deu uns problemas a mais. Tive que comprar um nova roda e por fim, começou a var um óleo da suspensão (acho que é isso mesmo). Na época eu estava sem grana pra trocar a suspensão e ou até fazer um novo alinhamento. Moral, tomei no **. Perdi pneu semi-novos, fazer curvas era um trampo, tremia todo o carro. Ficou uma CENSURADO. Ai juntei uma grana e fiz o trampo. Tive que comprar um kit amortecedor, enrolamento (não lembro mais o que), gastei em torno de R$340,00 em peças. Mais a mão de obra de R$70,00.

Depois de trocado tudo, eu vi CENSURADO que vinha pela frente. O carro não tinha como alinhar ou balancear se não fizesse o caster. Procurei saber onde fazer e descobri o tal do famoso Monobloco Chassi. Falaram que tinham que fazer o gabarito do eixo, pois estava fora (por causa das porradas que eu dei na guia com a roda). Mandei fazer o serviço e ficou nada menos que R$250,00. Saiu alinhado, balanceado... tudo certo. Ficou firmeza o carro mesmo. Ainda mais que tiraram o barulho que tinha no carro quando comprei, e ninguém sabia o que era. Os caras não levaram 5 minutos para resolver. Só não vou falar o que é porque eu não sei.

Passados uns tempos (não bati novamente), o carro foi perdendo o alinhamento. Como meu sogro mora na roça, tenho que passar pela estrada de terra, e ouvi dizer que isso faz com que o carro perca o alinhamento (depredação, buracos...). Mandei fazer o alinhamento e não ficou firmeza, ficou puxando para direita. Voltei na cara que fez o serviço, então ele trocou os pneus. Mas mesmo assim não resolveu. Perdeu minha confiança, não voltei mais. Ruim de trampo.

Agora eu fui numa loja que chama Alinha-car. Cobraram R$190,00 para fazer alinhamento, cambagem e caster. Como eu estou com pneus zerados, tive que mandar fazer o trampo, porque perder quatro pneus é CENSURADO. Haja grana. Só que o serviço não ficou 100%. Se eu atinjo 80 a 120 Km, o volante começa a tremer, bem menos do que estava antes. Se chego a 140Km, ai fica firmeza... nem faz nada o volante, paradinho. Mas andar nessa velocidade é embaçado. Nem tem como aqui em São José dos Campos. Voltando ao assunto... Eu liguei essa semana no Alinha-car para rever issso, R$190,00 é uma grana boa... Pra não ficar bom.

Mas lendo os post anteriores, gera uma dúvida sobre o caster, que com o tempo volta a ficar com o ângulo "torto". Tá certo que ele fez o caster novamente, deveria estar 100%. Tenho medo de chegar lá essa semana, e o empregado começar a falar que tem que trocar as algumas peças... Ai vai ser CENSURADO. Se somarem o quanto gastei. Comprava outro corsa (brincadeira).

Saudades do meu corsa quando o era todo alinhadinho. Originalzão.

Desculpem o texto gigante. Mas senti vontade de expressar o que já aconteceu comigo.

Abraços!!!


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Alinhamento, cambagem e "balanceamento" você deve fazer a cada 10000km.

Não tem jeito, pois as ruas de hoje são uma caca e toda hora algo fica fora do lugar.

Eu faço isso a cada 10000km e os pneus sempre duraram a vida útil deles.

Caster é algo mais delicado, porque exige mais conhecimento de empresas especializadas e conceituadas no assunto.

Primeiro tire a tremedeira do seu carro, fazendo o balanceamento das rodas numa empresa que possua uma máquina que faça o balanceamento com a roda no carro, chamado balanceamento local.

Depois veirifique toda a geometria da suspensão para evitar o desgaste prematuro dos pneus, as vezes é um simples alinhamento que resolverá seus problemas.

E por fim, cuidado com a curvas.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”