[DÚVIDA] - Molas Originais de Astra servem no Classic?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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awaked
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Mensagem por awaked »

Só fico preocupado com o fato de ter esquentado as molas, mesmo que pouco pra entrar.
Com certeza dava pra achar outra alternativa. Normalmente é onde quebram depois.

Por exemplo, não sei como é seu carro.
Mas as molas pra versão com A/C são mais duras. Pelo peso maior na frente. E temos as molas pra GNV, por conta do peso, na traseira.

Outro detalhe, só as molas originais com amortecedores novos acredito que já teriam levantado o carro. 70.000 se bem usado as molas estão cansadas já. Cedem mais fácil com peso e ficam mais moles.

Vamos ver se os benefícios se comprovam com mais 70.000 km...

No mais. É isso aí, carro em dia sempre é melhor, mais firme e estável.
gpdeathday
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Mensagem por gpdeathday »

Bom, concordo com vc AWAKED, tb pensei nisso na hora de eskentar as molas. Porém ela não é eskentada em um elo, uma volta completa. Mas sim apenas na extremidade, e como ela fika toda dentro da bandeja realmente não tem perigo de quebra. a parte eskentada fika toda calçada e onde começa a fazer força não pega o aquecimento a ponto de destemperar.
PRa fazer isso tem q ter todo um cuidado e muita paciencia, nada de jogar agua pra esfriar.. etc.. colocar no óleo.. nada disso... e eskentar, dobrar apenas a ponta voltada pra dentro e ela vai calçar, e esperar esfriar naturalmente...

quanto ao carro.. eh um classic spirit com AR... e as molas do astra com AR tb.. dah conta do recado...

Eu não poderia apenas levantar a traseira... pois a frente iria descer...

As molas e os amortecedores originais eram da COFAP.. só que os amortecedores eram a óleo...

As molas do astra.. tanto na dianteira como na traseira.. é cerca de 15 cm maior que as do Corsa.. Coloquei uma do lado da outra pra ver.. todas novas.. resolvi pegar as do astra msm.
Depois de feito o serviço, peguei as molas que tirei do meu e levei pra comparar o tamanho.. ainda estavam novas.. dito pelo cara da loja.. rsrsrs... tanto que já passei as molas antigas prum amigo meu colocar num Corsa EFI 96.. que são iguais tb... porem as do classic são um pouco mais grossas.. e pra ele, como também pega estrada de chão.. já fica na ideia.


Pensei muito antes de fazer isso, consultei amigos mecanicos e mecanicos em lojas de Pneus, Geometria etc...
Os amigos mecanicos diziam que encaixava.... já os da geometria se preocupavam com a geometria e com a cambagem...

Eu acredito que 70.000 kms ele faça trankilo, pois as molas são feitas para um carro mais pesado, e os amortecedores não vão trabalhar com tanto sofrimento pelo mesmo motivo.
Andando no carro, a impressão que se tem é que não é preciso amortecedor.. rsrsrs.. as molas empurram o carro pra cima, acredito que com menos trabalho com que empurram o astra.

Se as originais duraram trankilo até 75.000, e ainda dava pra andar.. mas não gosto de trocar peças apenas quando kebra.. prefiro trocar antes de dar problema... então.. se eram COFAP.. e duraram 75, eu espero que com um amortecedor superior e com molas feitas para uma maior carga.. que o conjunto dure mais que os mesmos 75 q troquei...

Pro meu amigo do EFI.. passei tudo pra ele.. molas e amortecedores que tirei do meu... e estavam bons ainda... os amortecedores traseiros fazendo boa pressão pra cima e os dianteiros tambem... e as molas.. como disse.. ainda estavam em estado de novas...


Mas vamos ver... já estou andando com ele assim há um mes... e realmente não tenho nada a dizer contra todo trabalho que deu...
SemControle
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Mensagem por SemControle »

destempera e nao somente no exato lugar do aquecimento, isso é fisica de materiais, e altera até mesmo o trabalho

o porblema de mola maior do q cabe ainda é estourar o cabecote, nao do motor, onde a mola fica apoiada na carroceria
Rua não é disputa, é convivência.
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leomfrs
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Mensagem por leomfrs »

Amigos.

Tenho uma corsa wagon e tambem estou com dúvida, pois ela está baixa na traseira.
Um mecânico falou para colocar a do astra ou da meriva.
awaked
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Mensagem por awaked »

É isso que já falamos, pode estar baixo simplesmente por estar com as molas cansadas. Se for isso a original já resolve. Ou ainda se coloca peso, pode usar molas pra carro com GNV, que são feitas pra aguentar um pouco mais de peso.

Apesar de ter dado certo com gpdeathday, de forma alguma poderia recomendar esse tipo de coisa. Suspensão e freios são calibrados pro peso do carro.
gpdeathday
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Mensagem por gpdeathday »

[quote="SemControle"]destempera e nao somente no exato lugar do aquecimento, isso é fisica de materiais, e altera até mesmo o trabalho

o porblema de mola maior do q cabe ainda é estourar o cabecote, nao do motor, onde a mola fica apoiada na carroceria[/quote]

Kra, fikei preocupado com isso quando depois de terminar o serviço, antes de andar, o carro não baixou quase nada.. fikou bem alto... mas com uma volta na cidade ele baixou legal, dando curso ao amortecedor numa boa. Não bate nem pra subir, e muito menos pra descer. Na dianteira a pressão da mola fika presa no parafuso que prende ela no amortecedor e não no cabeçote. o conjunto Mola/Amortecedor da Dianteira eh montado antes de colocar no carro. e depois de colocar no carro, ele só joga o peso dele em cima desse conjunto. diferente da traseira.. onde a mola eh praticamente solta.. e soh eh presa pelo peso do carro... Mas baixa o suficiente pra dar curso no amortecedor, tanto para cima quanto para baixo... Se tem curso no amortecedor, ela não está fazendo tanta pressão contra o carro... o problema seria se a mola fosse tão grande que não desse curso ao amortedor.. aih sim eh preocupante. o que não é o caso.

Quanto ao akecimento da mola... como eu disse, eh eskentado apenas a extremidade, pois as do astra são voltadas para dentro, e as do corsa segue o curso da mola... onde começa a volta inclinada não chega a akecer muito.. a temperatura fika parecida como se deixasse a mola no sol.. ainda assim vc consegue por a mão... então a tempera do material onde começa a exercer pressão não varia.

SemControle, agradeço mt a sua paciencia, tem me ajudado muito, principalmente em não agir por impluso e pensar bem antes de fazer alterações. Mas eu segui de perto o procedimento, e pode ter certeza, se fosse algo que colocasse em risco a minha segurança eu não continuaria.
e antes de manter em definitivo, testei, andei na estrada carregado e leve, e tambem no interior, estrada de barro e muita pedra... o desempenho é outro... impressão de outro carro... ele não sente tanto as irregularidades como antes... mesmo quando ele tinha 10 mil Km Rodados... zerinho... foi quando comecei a pegar esse tipo de estrada... e nem a direção treme tanto passando nesse tipo de calçamento, irregular, buracos e mts pedras...
Apenas depois de testar e aprovar, resolvi postar aki... para tentar dar um aval de aprovação desse tipo de alteração... pois sei que tem gente que tem esse mesmo tipo de duvida..
Obrigado kra..

leomfrs...
seu carro é mais pesado que o classic... acredito que se fizer a mesma alteração ele não vá fikar tão alto como fikou o meu, mas sei que vai aumentar bastante.... mas recomendo essa alteração apenas se o seu caso for andar também em estradas irregulares e com muito peso...
se vc pega apenas asfalto, não tem pq alterar o original..
e não adianta colocar molas mais altas apenas na traseira.. pois a frente vai apontar pra baixo.

mas as molas do astra e da meriva são de mesmo encaixe do corsa, porém são mais altas cerca de 15 cm.

Espero ter ajudado.

Vlw amigo!
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daniel_izaias
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Mensagem por daniel_izaias »

Na traseira não existe problemas ... pode colocar as molas do Astra ... mas se vc comprar um jogo de molas novas do Corsa mesmo ... também irá resolver seu problema ...

Fala leomfrs, então ... para a Wagon ... com certeza é mola cansada ... troca elas e aproveita e veja os amortecedores ... pois eles sempre desgastam mais rapidamente pelo tamanho e peso do carro ... acredito que resolva o seu problema tb ...
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gpdeathday
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Mensagem por gpdeathday »

[quote="awaked"]É isso que já falamos, pode estar baixo simplesmente por estar com as molas cansadas. Se for isso a original já resolve. Ou ainda se coloca peso, pode usar molas pra carro com GNV, que são feitas pra aguentar um pouco mais de peso.

Apesar de ter dado certo com[b] gpdeathday[/b], de forma alguma poderia recomendar esse tipo de coisa. Suspensão e freios são calibrados pro peso do carro.[/quote]

Então Awaked, sei disso tudo, porém o carro também não foi feito para andar em estradas tão irregulares como as que eu pego...
Eu recomendei essa alteração para quem pega o mesmo tipo de estrada...
Pensei nas molas para GNV, porém não resolveria o problema da dianteira...
E no asfalto ele não perdeu estabilidade...
De todo, o unico problema que deu foi realmente a cambagem da dianteira que ficou positiva, gastando mais os pneus por fora. Mas isso é resolvivel.

Digo novamente, quem anda apenas em asfalto, levantar o carro não é correto... sempre deixando as peças originais é o melhor. sempre preservando a segurança do veiculo.

Mas por outro lado, rebaixar pode ser bonito e tudo, mas quero ver andar aki com carro rebaixado.. tem uns loucos que fazem isso, e não podem andar mais de 10km/h que pega tudo em baixo.

Tanto rebaixar quanto levantar não é recomendavel por nenhuma montadora. Mas se existe toda uma preparação para rebaixar com segurança, tem também o inverso.

Mas agradeço e entendo a sua preocupação. Não fiz alterações pra bonito.. fiz por necessidade..
awaked
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Mensagem por awaked »

Só confirmem isso... não lembro em qual clube. Mas lembro que descobriram que o Sedan tem a traseira mais pesada do que o Wagon. Deu a maior briga, os donos de perua não admitiam que não tinham a "nave" mais pesada.

Chegaram a levar os 2 modelos numa balança! E realmente a versão perua era mais leve na traseira.

Não consigo lembrar qual carro, se era o Santana/Quantum... Se era Escort... não lembro.
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daniel_izaias
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Mensagem por daniel_izaias »

Isso eu sei awaked, os sedans realmente são mais pesados ... mas me refiro ao peso e volume que a Wagon suporta ... pelo tamanho to porta malas ... com isso o descastes é um poko maior que nos sedans ... hehehehehe
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