[DÚVIDA] - EIXO TRASEIRO EMPENADO. COMO ARRUMAR?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
alexelpes
:: Wind ::
Mensagens: 36
Registrado em: Sábado 05 2011f Março 2011 02:40:23 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexelpes »

Comprei o carro (Corsa Wind 94) e já estava com este problema. Quando fui trocar os 4 pneus levei o carro para fazer alinhamento e balanceamento há aproximadamente 01 ano e acusou uma diferença de uns - 2° no camber da roda traseira direita em relação à roda traseira esquerda. Esta pequena diferença era visível se colocasse o carro em lugar plano com a direção alinhada e dar alguns passos para trás da traseira do carro e comparar as rodas traseiras de cada lado com as rodas dianteiras que já havia feito o alinhamento, dava para se observar que as rodas traseiras estavam mais inclinadas que as rodas dianteiras. Além de ocorrer um desgaste maior do pneu do lado onde o eixo está empenado (fato que ocorreu comigo). O técnico em alinhamento disse que poderia ser ponta de eixo, que é mais em conta de se fazer o reparo ou realmente eixo empenado. Levei o carro na EXATA empresa especializada em alinhamento técnico e desempeno de eixo há frio, que é diferente de apenas um simples alinhamento de direção, e foi verificado em equipamentos específicos que o eixo estava empenado, o serviço é caro, R$ 230,00 em 15/02/10, com garantia de 90 dias ou 1000 km. Depois que o serviço ficou pronto, a roda que visivelmente era inclinada devido ao eixo empenado ficou reta como a roda do outro lado! Só que depois de aproximadamente 01 ano, o eixo voltou a ficar empenado. Eu não o sobrecarreguei com peso nem passei em nenhum buraco ou impacto que fizesse ocorrer o empenamento novamente. Agora acho que só mesmo trocando de eixo, pois não vou fazer o alinhamento técnico novamente, pois no meu caso ele resolveu o problema apenas por algum tempo, mesmo tomando todos os cuidados possíveis!!!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

com tudo isso, so resta um chute a ser feito, q esse eixo ja sofreu isso varias vezes, e ja esta fadigado, pq olhando é dificil até entender como pode empenar assim tao facil
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


JonathanSM
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Quinta-feira 11 2010f Novembro 2010 01:34:39 PM
Localização: Montenegro - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JonathanSM »

Aproveitando o tópico, já ví em muitos Corsas e alguns Celtas que as rodas traseiras ficam assim / \, inclusive o meu Corsa Wagon está assim (tende a gastar mais os pneus traseiros do lado de dentro). Quando fiz geometria e balanceamento, comentei isso com o "técnico". Ele informou que isso é normal e que alguns Corsas e Celtas são assim. Há como corrigir isso? Ouvi falar em colocar arruelas nos parafusos superiores da ponta de eixo, fazendo com que a parte de cima fique mais para fora corrigindo assim o problema.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se essa cambagem negativa for simetrica, nao é defeito, mas pode ser desgaste de outras pecas...
é igual o pequeno deslocamente lateral q tem no lado do abastecimento, é estrategico para nao pegar nos tubos do abastecimento, tem muita coisa q é aparentemente defeituosa, mas é estrategico....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LMM1973 »

Minha opinião: é mais fácil ter entortado o eixo do que a ponta de eixo. Isso porque o eixo traseiro do corsa é feito de um perfil metálico aberto, bem como é uma peça mais longa e "esbelta" (no sentido técnico, de engenharia) do que a ponta de eixo. Se não me engano, o fabricante (GM) não recomenda o desempeno do eixo traseiro. Quanto a ponta de eixo, eu não recomendo tentativas de desempeno, pois podem ocorrer micro-trincas não visíveis a olho núdurante o processo de desempeno. À frio, o metal pode encruar e ficar ainda mais duro ou trincar. Como a ponta de eixo está sujeita a esforços cíclicos, estas trincas tendem a aumentar por causa da fadiga até ocorrer o colapso da peça. Isso seria extremamente desagradável.
Meu conselho: tendo em vista a abundante quantidade de corsas em desmanches, vá até um deles e procure comprar o eixo traseiro TODO de algum corsa que não tenha capotado e não tenha sinais de amassamento nas rodas. Não compre eixos já removidos, devido a impossibilidade de saber se o carro capotou ou que tipo de acidente sofreu. Melhor é comprar de carro que foi sucateado por excesso de multas ou batido na dianteira.
Após trocar o eixo traseiro, faça de novo a geometria para ver se sanou o problema.


Drop Dead
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Sexta-feira 18 2011f Fevereiro 2011 04:06:58 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Drop Dead »

Aproveitando o embalo do tópico, uso pneus 195/50 aro 15 no meu Corsa, qdo o carro está pesado e passo em alguma ondulação o pneu traseiro esquerdo raspa no paralama, somente ele, o do lado direito nunca raspou...

Será que precisa alinhar as rodas traseiras ou o eixo? (não sei o q se alinha na verdade kkkkk)

Vlw povo, obrigado.


jnr corsinha
:: ST ::
Mensagens: 887
Registrado em: Quarta-feira 15 2008f Outubro 2008 03:35:55 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por jnr corsinha »

na correria pra arrumar ate sabado pra domingo viaja pra extrema

1° eixo traseiro antigo rachado bem do direiro aonde tem a boca de abatecimento

desenho bem aonde raccho
Roda ()----------/----() roda
^aonde racho

2° agora troquei o eixo do carro começou um novo problema uso R15 antes não pegava em nada agora a roda ficou torta para dentro apenas a do lado esquerdo ( a direita ficou certinha ) começou a raspa atras do pneu ela ta assim / visivelmente amanha vou trocar a ponta de eixo pra ver se não e´o eixo se persisti o problema ja era extrema mais uma vez


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Comprou eixo usado?


jnr corsinha
:: ST ::
Mensagens: 887
Registrado em: Quarta-feira 15 2008f Outubro 2008 03:35:55 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por jnr corsinha »

sim comprei em desmanche mas o cara desmontou na hora não era de carro batido


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

É veja lá a ponta de eixo... mas pode ser que o dono do carro doador tenha sobrecarregado o carro sei lá... é meio loteria essas coisas.

Ou é o seu carro... você é o único dono? Se quebrou um eixo e o outro está "torto"...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”