[INFO] - Diferença de 4 e 6 solenoides na suspensão a ar

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

Se eu tivesse um 2º carro de final de semana, colocaria ar nele, mas meu único carro de uso no dia-a-dia, sairia uma brincadeira bem cara para mim.
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
renato007
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 13 2010f Abril 2010 11:53:58 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por renato007 »

esse teu carro é o da foto abaixo? Nao arrasta nao em quebramolas e tal?
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

É a Montana da foto sim, só que agora (de 3 semanas pra cá) está mais baixa ainda, pois está sem as rodas 17" das fotos (que estão à venda - vide link da minha assinatura!), está agora com rodas 15" todas fechadas (estepe da Parati Crossover - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -4x100-_JM), e montadas com pneus 195/50-15, provisório até colocar rodas 18" ou 20", de preferência 20".

Quebra-molas dependendo da altura, ou passo bem devagar reto ou um pouco menos devagar de lado, você depois de 2 anos acaba se acostumando a dirigir de acordo com as necessidades do carro, no mais, é super tranquilo. Está com molas Tigre e amortecedores originais. Detalhe, os amortecedores são os originais desde a compra do carro (2004), e já ando com o carro rebaixado nessa altura fazem mais de 2 anos.
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
renato007
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 13 2010f Abril 2010 11:53:58 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por renato007 »

bacana, ta maneiro o carro parabens,.. to pensando em coloca susp a rosca cara, encontrei kit da nasa por 399 completo com molas e amortecedores.... o bom é q agente regula, logico q vo anda com ele rebqaixado e uma vez ou outra eu levanto ele quando de extrema necessidade
Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

Amigo, tinha suspensão a ar no meu Corsa, e o meu era a suspensão a ar independente, com 8 válvulas.

Agora, referente a diferença da suspensão a ar de 4 válvulas e a de 6 é o seguinte...

Suspensão a Ar Frente e Trás / 4 válvulas:

* São 2 válvulas para s suspensão dianteira e 2 para a suspensão traseira.
* Neste caso a suspensão dianteira ou traseira possui uma válvula para encher as bolsas e outra para esvaziar. Não aconselho esse tipo de suspensão... pois é muito inseguro para curvas, morros, decidas, terrenos irregulares, etc.
* A suspensão a ar com 4 solenóides é mais barata do que as outras, por não ter todos os recursos e segurança adicional...

Segue exemplo da Suspensão a Ar com 4 Solenóides...

Imagem


Suspensão a Ar Intermediária:

* São 6 válvulas no total, 3 para suspensão dianteira, e 3 para suspensão traseira.
* Neste caso a suspensão dianteira ou bolsas dianteiras, são enchidas por uma solenóide e esvaziada por uma válvula solenóide em cada roda (2 no total). Resumindo, uma enche e duas esvaziam.
* Neste tipo de suspensão, a estabilidade e sugurança é mais confiável. e ganha um ponto positivo se usado este sistema com 1 válvula de retenção em cada bolsa (4 no total). Logo abaixo, segue foto da válvula de retenção.
* O preço dessa suspensão é um pouco diferenciado, e vale a pena se for de boa qualidade.

Segue Foto Válvula de Retenção

Imagem


Segue Exemplo 1 de Suspensão a Ar Intermediário

Imagem


Segue Exemplo 2 de Suspensão a Ar Intermediário

Imagem

Suspensão a Ar Independente:

* Sem dúvida é a melhor de todas, e digamos com recursos muito bacanas pra brincar com a rodas...rss
* São 8 válvulas solenóides no total, são 2 válvulas por roda. onde você pode optar por subir e descer cada roda independente das outras. Os métodos de ligação para este modelo podem ser 3 tipos... Mas enfim, vamos ao mais comum...
* Neste tipo de suspensão a segurança e estabilidade é melhor... isso devido a quantidade de válvulas e dependendo do esquema.
* O preço desse modelo de suspensão é um dos mais caros, devido a quantidade de peças, acessórios, e recursos...
* A uma porção de coisas a se falar dessa suspensão... mas deixo pra outra hora...

Segue Exemplo de Suspensão a Ar Independente:

Imagem


Lembrando que, a qualidade da suspensão a ar e segurança, depende diretamente na qualidade e marcas dos itens a serem usados no Kit. Procure sempre as marcas mais conceituadas no mercado.

Se quizer investir e não se arrepender, compre bolsas (somente bolsas) da marca Goodyear, conexões da marca Micro ou Parker, Válvulas/Solenóides da marca Thermoval, Tubo PU (Mangueira) de boa qualidade marca Parker ou SMC e outros...


A RESPEITO DO ALINHAMENTO DO CARRO COM SUSPENSÃO A AR

* Após instalar o kit da suspensão a ar, você deve garantir que não há vazamento no sistema.
* Deixe o carro em uma superfícia plana, que esteja no nível, ou seja, plana que eu falo é plana reta no sentido de totalmente lisa, não pode ser plana com inclinação tipo calçadas, subidas ou entrada de garagem, que possa deixar o carro com peso para o lado, essas coisas.
* Feito isso, esvazie totalmente as bolsas, depois encha as bolsas e modo que deixe o carro na altura que você mais vai andar. Ajuste bem a altura e marque bem a pressão nos ponteiros de pressão.
* Depois disso, não mexa mais nos botões de acionamento das válvulas, não encha, nem esvazie as bolsas e faça o alinhamento do carro.
* Se você andar com um pouco menos ou mais de pressão do que você marcou, antes do alinhamento, o carro não fica tão fora, se ficar é pouca coisa.


Até mais, espero ter ajudado, abraço!!! :)
Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

Pessoal, só uma correção...

O Exemplo 2 de Suspensão a Ar Intermediário, está com as válvulas de retenção no local incorreto.
As válvulas de retenção devem ser colocadas antes das válvulas de escape...

Dúvidas, postar aí, no que eu puder eu ajudo!

Até mais, abraço!
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

renato007 escreveu:bacana, ta maneiro o carro parabens,.. to pensando em coloca susp a rosca cara, encontrei kit da nasa por 399 completo com molas e amortecedores.... o bom é q agente regula, logico q vo anda com ele rebqaixado e uma vez ou outra eu levanto ele quando de extrema necessidade
Obrigado!
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
renato007
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 13 2010f Abril 2010 11:53:58 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por renato007 »

Falae galera, só a criterio de informação e relembrando o topico, meti a susp tem 3 meses a ar da castor 4 valvulas. ta otima, sem vazamentos e mto maneiro. ja viajei pro carnaval na boa.

na primeira semana uns ajustes aqui e ali pra sanar pequenos vazamentos nas braçadeiras e agora ta show. coloquei com compressor. recomendo nao colocar sem compressor pq nao tem como aproveita a suspensao. é maneiro e tira uma onda show. A castor galera eu recomendo ta com qualidade sim é pq no inicio ela nao tinha mas ta padrao, no meu ta sem problemas. vlw
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

renato007 escreveu:Falae galera, só a criterio de informação e relembrando o topico, meti a susp tem 3 meses a ar da castor 4 valvulas. ta otima, sem vazamentos e mto maneiro. ja viajei pro carnaval na boa.

na primeira semana uns ajustes aqui e ali pra sanar pequenos vazamentos nas braçadeiras e agora ta show. coloquei com compressor. recomendo nao colocar sem compressor pq nao tem como aproveita a suspensao. é maneiro e tira uma onda show. A castor galera eu recomendo ta com qualidade sim é pq no inicio ela nao tinha mas ta padrao, no meu ta sem problemas. vlw
Essa sua é com controle remoto e ajuste de altura independente por roda? Só por curiosidade, me desculpe a intromissão, mas quanto te saiu tudo com a MDO de instalação? Pode me enviar MP, se prefeir.

Abraços.
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
lpsesyhot
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sábado 07 2011f Maio 2011 12:15:34 AM
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lpsesyhot »

boa noite eu queria ki vc mi enviasse um esquema desse
Imagem
mais com a parte elétrica tipo esse
Imagem
muinto obrigado ela ajuda
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”