[SOLUÇÃO] - Cabo do velocímetro quebrou dentro do pinhão.

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[SOLUÇÃO] - Cabo do velocímetro quebrou dentro do pinhão.

Mensagem por rogdigue »

Bom dia a todos e a todas. Vou deixar um depoimento aqui do que aconteceu comigo, pois o fórum é uma fonte de pesquisa e esta informação poderá servir para alguém

Após retirar o painel para trocar uma lâmpada o velocímetro do meu corsa morreu junto com os hodômetros. Primeiro andei com o carro deste jeito durante uma semana e não tive muitos problemas, apenas marcha lenta instável e algumas vezes morria quando deixava na banguela. Durante todo este tempo fui pensando oq será q aconteceu, pois justo quando retirei o painel o velocímetrto parou, porém o restante do painel continuou funcionando perfeitamente, e já imaginando ser o cabo do velocímetro passei no Mercadocar e comprei um novo - R$ 18,00.

Sábado agora iniciei a troca e pra ter mais espaço removí o reservatório de expansão da água. Cabo trocado e devidamente instalado, rodas da frente erguidas, dei a partida, engatei a segunda e nada do velocímetro girar. Retirei e coloquei o cabo tanto no pinhão quanto no painel umas 20 vezes, e nada.

Retirei então o cabo do pinhão, dei partida e engatei marcha, e fui olhar o pinhão, que girava livremente. Então já imaginei q o cabo novo tb estaria com defeito, ou o painel que tinha funicado. Retirei o painel e nada de estranho.

Nesta hora pequei o cabo novo e o velho, e olhando bem percebí que a ponta onde encaixa no pinhão era diferente entre os dois cabos. Neste momento suspeitei q o cabo velho tinha quebrado dentro do pinhão, suspeita essa q se confirmou da seguinte forma, pequei uma chave de fenda bem fininha e tentei encaixá-la no orifício do pinhão, e a chave não encaixava. Sabendo que o pinhão é delicado e custa caro resolví não forçar, mas já que identifiquei o provável problema, resolví remover o pinhão.

Foi preciso duas extensões e um soquete n. 10, mas antes tive que limpar a cabeça do pinhão e toda a sua volta com um pincel e gasolina, pois havia uma mistura de poeira e óleo q não deixava ver o parafuso. Pinhão retirado e a certeza de que estava alí o problema, realmente um pedaço do cabo velho quebrado ficou alojado dentro do orifício do pinhão. Numa operação cirúrgica, com o auxílio daquelas chavinhas de relógio, consegui puxar a cabeça do pedaço pra fora do pinhão e puxei o pedaço com o alicate meia cana.

Um pedaço de uns 1,5cm me causou o maior problema.

Pra fazer o serviço completo lavei o pinhão e percebí que ele começou a girar enroscado dentro da sua carcaça, daí busquei vaselina líquida na minha "oficina" e inseri na base de gotas a vaselina dentro do pinhão de forma a lubrificar o eixo que gira dentro da carcaça do pinhão.

Pinhão limpo, local onde vai limpo, coloquei ele de volta, apertei seu parafuso com todo o cuidado. Chegou a hora de encaixar o cabo de volta, foi difícil, mas encaixou, dei a partida no carro, engatei marcha e fui olhar se o cabo girava e lá estava ele enfim girando bonito. É preciso dizer que o cabo é bem justo no tamanho, então tirei a borracha de vedação da parede corta fogo pra poder puxar ele bem pra dentro e prender no painel, senão ele não ía. Após prender o cabo no painel recoloquei a borracha de vedação, remontei o reservatório de água, dei partida e o velocímetro girou livre e sem trepidações até 50 km/h como era antes.

Então tá aí mais uma lição, ao suspeitar que o cabo do velocímetro quebrou, verifique se ele não partiu bem no pedaço que fica dentro do pinhão. E ao instalar o novo cabo, preste bastante atenção no encaixe com o pinhão, pois mesmo rosqueando totalmente a carcaça do cabo no pinhão, a ponta do cabo pode não ter encaixado direito no orifício do pinhão.

Rogério.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ficar um pedaco dentro ainda nao tinha visto
vai ver muitas trocas do pinhao é isso o defeito
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


arcanjoll
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Fevereiro 2012 08:58:53 PM
Localização: Canoas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por arcanjoll »

cara eu ja tava ficando loucko troquei cabo troquei painel e não sabia disso notei que o cabo não ta encaichando beim mais não dei bola muito obrigado tenho sertesa de que é este o problema
procuro conhecimento


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”