[DÚVIDA] - Vazamento na tampa do reservatório de direção hidráulica. Isso é normal?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
jmarcosfilho
:: Super ::
Mensagens: 76
Registrado em: Terça-feira 13 2009f Janeiro 2009 02:32:21 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Vazamento na tampa do reservatório de direção hidráulica. Isso é normal?

Mensagem por jmarcosfilho »

Pessoal ,

Tenho um Classic VHCE com 6.500KM. Esses dias fui dar uma olhada no motor e reparei que o recipiente do óleo da direção estava "melado" como se houvesse um leve vazamento pela tampa ou outra parte do recipiente !

Isso é normal ?
Avatar do usuário
ALEXBH16V
:: Champ ::
Mensagens: 516
Registrado em: Segunda-feira 10 2009f Agosto 2009 05:27:48 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ALEXBH16V »

Isso é normal sim, mas pela idade e kilometragem do seu carro ta muito cedo pra isso
acontecer.... o meu carro tem 9 anos de uso e ta sujando bem pouco.... procure
a concessionaria onde comprou para esclarecer essa duvida!
Leniton
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 16 2009f Novembro 2009 04:41:46 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leniton »

Fala meu camarada,

O meu é 2003 e estava vazando pela tampa e pelas mangueiras que ficam conectadas no reservatório. Ficava uma meleca só e fora que a cada 2 meses tinha que completar o fluído, além de ficar aquela mancha horrível no chão. O que ocorreu é que como está fora da garantia, tive que eu mesmo resolver o problema. :cry:

Afrouxei as abraçadeiras, tirei todo fluído do reservatório (tomei cuidado para não deixar com que o fluído da mangueira caisse, pois pode causar problema na direção - a direção não pode secar totalmente, segundo o manual) e retirei o reservatório. Limpei o reservatório e a tampa com um pano de algoodão. Após limpar tudo (inclusive a meleca que estavam as mangueiras), reconectei o reservatório e apertei as abraçadeiras em local diferente de onde estavam as marcas deixadas por elas (um pouco mais acima de onde estavam anteriormente). :wink:

Deixou de vazar. Hoje (isso faz aproximadamente 1 mês e meio), está limpinho e seco. Somente em relação à tampa, percebe-se que está manchada de fluído em aprox. 2 milímetros da borda, portanto, acho que é normal vazar um pouco (só deixando a borda um pouco úmida, mas sem manchar todo reservatório). Entretanto, não completo mais e não fica qualquer mancha de vazamento no chão e olha que é um carro 2003 e nã foi comprado desde 0, mas sim de único dono com + - 65.000Km e hoje está com quase 70.000Km rodados. :)

O que fiquei sabendo, mas não posso afirmar se é verdade, é que carro direção hidráulica, não se pode girar todo o volante. Imagino que não seja correto, pois caso isso acontecesse, deveria ter alguma trava antes de chegar no limite, para não danificar o sistema. Se alguém souber se isso tem fundamento, favor informar ou abrir outro tópico. :?:
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Vazar um pouco de óleo pelo respiro do reservatório da dh é normal, vazar muito pode ser que esteja com nível acima do especificado.

Quanto a não poder frçar o fim de curso da dh é verdade, força os retentores. Não que estrague quando estiver fim de curso, porém, ocorre um desgaste prematuro.

[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem
Hits
:: Champ ::
Mensagens: 417
Registrado em: Sexta-feira 13 2004f Agosto 2004 04:03:05 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Hits »

Onde fica este reservatorio da direção ?

no meu carro ta uma sujeira comleta, o meu ter ar e direção, na frente tem um tipo de um potinhu preto, para que serve akilo ?

corsa gls1.6 - 1996
MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

hits escreveu:Onde fica este reservatorio da direção ?

..... na frente tem um tipo de um potinhu preto, para que serve akilo ?.....
É o reservatório do fluído de freio. Em carros mais antigos ele é preto ou até mesmo de metal, em carros mais novos podem ser de um plástico leitoso semi transparente possibilitando ver o nível sem ter que abrir.
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534
vagboy
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 09 2007f Julho 2007 12:58:59 PM
Localização: Barreiras - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vagboy »

OLa pessoa blz ?? Seguinte estou com um vasamento pela coisa do lado direito da direcao higraulica sera que pode ser retentor da caixa estragado quem pode me dar uma lux abraços
Rafausn10
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 18 2020f Outubro 2020 10:47:43 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por Rafausn10 »

Eu queria saber o nível do óleo,pq o reservatório e preto e não marca. Isso no Corsa maxx sedan 2005
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A verificação do nível é na própria vareta... semelhante ao óleo da caixa.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

...errr... da caixa não, do motor.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”