[Teste] Alongar 5ª macha

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

alanflanker escreveu:Também estou pensando alongar a 5ª , colocar a do MPFI que é 0,76 a do VHC é 0,80
se original o motor nao tem forca pra chegar a rotacao de corte com a quinta original, vai ficar mais longe ainda do corte com uma quinta mais longa....correto é fazer isso qnd se modifica o motor e ai passa a sobrar motor faltando cambio.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


alanflanker
:: Champ ::
Mensagens: 439
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 09:55:30 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alanflanker »

Mas como se o MPFI tem uma relação maior e só tem 60cv


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tudo é feito um estudo, e nao é so de motor ou cambio q funciona....
tem q ver todo o conjunto de relacoes...
se a quarta ficar longe da quinta por conta desse alongamento, vai mais dificultar o uso da quinta do q qq coisa....vc tem q ir até 6K numa quarta pra por a quinta q vai cair pra 2K rpms por ex....
o cambio original vem escalonado pra em 3K rpms vc avancar uma marcha sem toda essa perda de rotacao....
as caracteristicas do motor contam tmb, e se o volante do motor tiver diferenca de peso, imagina um cambio mais longo e um volante mais pesado entao, a dificuldade pra desenvolver a rotacao sera pior ainda......ja encurtar e um volante mais leve, vai subir muito rapido....
é um conjunto todo isso, nao tem q levar em conta apenas calcular com base na relacao, outras caracteriticas devem ser respeitadas...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


GermanoVHC
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Quinta-feira 10 2011f Novembro 2011 05:55:11 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GermanoVHC »

Bom sem controle vou subir esse aqui, e pode trancar meu outro tópico,
andei pesquisando sobre as relações de marcha do corsa, MPFI vs VHC.
E visualizei a troca do diferencial 4:87 1 do VHC. pela 4:37 do MPFI.
considerando que um carro com 20 cavalos a menos que o meu empurrava essas marchas.
Seria meio dificil não crer que o VHC teria algum trabalho para empurrar.
ate o momento parece a solução mais viável!


LeoParadinhA
:: Piquet ::
Mensagens: 354
Registrado em: Terça-feira 10 2011f Maio 2011 09:05:15 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeoParadinhA »

No meu está com a 5ª do 1.6, estico a 4ª até 5k e cai pra 3k na 5ª, o carro tah andando bastante e já notei uma diferença no consumo, como ando muito pela BR pra mim compensou, pra quem anda na cidade, esquece.
Corsa Super 1998 4P 1.0 8v MPFI
Salvador - BA


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

LeoParadinhA escreveu:No meu está com a 5ª do 1.6, estico a 4ª até 5k e cai pra 3k na 5ª, o carro tah andando bastante e já notei uma diferença no consumo, como ando muito pela BR pra mim compensou, pra quem anda na cidade, esquece.
Tem mais detalhes sobre a troca da quinta marcha?

Tem que tirar o câmbio inteiro?

Tem o código da peça q vc comprou?


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Pessoal, como o pessoal tá falando que alongar somente a 5ª marcha fica ruim por ficar um "buraco" entre a 4ª e a 5ª, a solução mais viável seria trocar o diferencial pelo do 1.0 MPFI?
Acontece que pego a BR para ir para casa e como saí de um Vectra 2.2 16V, estou um tanto desacostumado a ver o ponteiro do RPM lá em cima. Só para comparação, no Vectra, a 130KM/H o motor estava a 3000RPM.
Colocando o diferencial do 1.0 no VHCE, é possível estimar o quanto que a rotação poderia cair, tendo como base que a 120KM/H o motor está girando a 4000?
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


LeoParadinhA
:: Piquet ::
Mensagens: 354
Registrado em: Terça-feira 10 2011f Maio 2011 09:05:15 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeoParadinhA »

rogdigue escreveu:
LeoParadinhA escreveu:No meu está com a 5ª do 1.6, estico a 4ª até 5k e cai pra 3k na 5ª, o carro tah andando bastante e já notei uma diferença no consumo, como ando muito pela BR pra mim compensou, pra quem anda na cidade, esquece.
Tem mais detalhes sobre a troca da quinta marcha?

Tem que tirar o câmbio inteiro?

Tem o código da peça q vc comprou?
Trocou cambio todo não, a 5ª marcha fica separada das outras na caixa, essa semana vou retornar na oficina para tirar um vazamendo no motor e vou por o papo em dia com o mecanico e verifico as peças.
Corsa Super 1998 4P 1.0 8v MPFI
Salvador - BA


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

José Leal escreveu:Pessoal, como o pessoal tá falando que alongar somente a 5ª marcha fica ruim por ficar um "buraco" entre a 4ª e a 5ª, a solução mais viável seria trocar o diferencial pelo do 1.0 MPFI?
Acontece que pego a BR para ir para casa e como saí de um Vectra 2.2 16V, estou um tanto desacostumado a ver o ponteiro do RPM lá em cima. Só para comparação, no Vectra, a 130KM/H o motor estava a 3000RPM.
Colocando o diferencial do 1.0 no VHCE, é possível estimar o quanto que a rotação poderia cair, tendo como base que a 120KM/H o motor está girando a 4000?
com a relacao de marchas até tem como estimar, mas o qnt vc melhorar em alta, vc mata em baixa, o diferencial vai influenciar em todo o cambio....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”