[TÉCNICA] Como Funciona a Embreagem

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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Dodah
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[TÉCNICA] Como Funciona a Embreagem

Mensagem por Dodah »

Material publicado pelo pessoal da DISPLATEC, feras em embreagens...
É um pouco extenso mais vale a pena !


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Segue uma breve explicação sobre o funcionamento do sistema de embreagem, e um auxilio na tomada de decisões na hora da escolha.


As funções do conjunto de embreagens são as seguintes:

- Possibilitar a saída do veiculo suavemente
- Transmitir torque quando em marcha
- Interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de mudanças (caixa de cambio) nas trocas de marcas e paradas
- Proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas
- Amortecer as vibrações de transmissão


1. COMO FUNCIONA ESSE SISTEMA ?

R.: O platô é montado juntamente com disco no volante do veículo, que por sua vez, está conectado ao virabequim do carro. O platô esta conectado ao motor do veiculo e o disco ao cambio, e este por sua vez conectado as rodas.
Quando acionamos o pedal da embreagem, o mesmo desloca-se acionando a membrana do platô e separando-o do disco, assim o movimento do motor não é transmitido para o câmbio e por fim não transmitido às rodas, cessando assim a movimentação do veiculo. Ao desacionar o pedal da embreagem o disco volta a entrar em contato com o platô, assim o giro do motor é transferido para o disco que gira em conjunto transferindo para as rodas e colocando o veículo em movimento. Vejam essa animação em flash:

http://static.hsw.com.br/flash/clutch-fig5.swf


2. QUANDO É RECOMENTÁVEL A UTILIZAÇÃO DE EMBREAGEM DE CERÂMICA ?

R.: Quando o carro é modificado (aspirados, turbinados, off-road, protótipos, alta performance, GNV) há um aumento da potência do veiculo. O conjunto tradicional de embreagem esta preparado para trabalhar com a potência original, mas quando essa potência é aumentada o platô não consegue “empurrar” o disco, pois a força que ele tem que transmitir agora é maior, assim não dando mais a aderência adequada, em outras palavras o conjunto começa a “patinar”.
Para isso a Displatec desenvolveu suas linhas de alta performance para esses veículos, onde apresentamos platôs com carga maior, o que faz com que toda a potência do motor seja transferida para as rodas e discos com pastilhas de cerâmicas que possuem uma maior abrasividade que os revestimentos originais aumentando assim o coeficiente de atrito.


3. CARROS ORIGINAIS PODEM USAR EMBREAGEM DE CERÂMICA ?

R.: Sim, a vida utíl do conjunto é aumentada em mais de 100%.


4. CARROS COM CONJUNTO GNV PODEM USAR EMBREAGEM DE CERÂMICA ?

R.: Podem e devem , porque ao utilizar o GNV o carro perde cerca de 20% da potência assim utiliza mais trocas de marcha e força mais a embreagem diminuindo a vida utíl do conjunto. A embreagem de cerâmica equilibra essa "conta" aumentando a vida útil e suavizando essa perda de potência.


5. POSSO USAR MEU PLATÔ ORIGINAL COM UM DISCO DE CERÂMICA ?

R.: Não é aconselhavel, pois o platô é projetado para exercer uma força no disco e quando é feita uma modificação no conjunto (aumento de potência) o mesmo não consegue transmitir essa potência, superaquecendo o sistema ("patinar").


6. POSSO USAR MEU DISCO ORIGINAL COM UM PLATÔ TURBO ?

R.: Não é recomendado, pois o revestimento possui um baixo coeficiente de atrito, fazendo com que a embreagem gire em falso, ou seja patine. Para isso a Displatec criou uma linha alternativa, onde utilizamos o platô turbo e um disco com revestimento diferenciado chamado HD (Heavy Duty) que possui um alto coeficiente de atrito, evitando trepidação e tem uma maior durabilidade.


7. A EMBREAGEM DE CERÂMICA TREPIDA MUITO ?

R.: Na maioria dos casos não, mas em caso de trepidação logo após a instalação da pode ficar despreocupado com o tempo de utilização essa trepidação vai diminuindo até parar. Esse tempo vai de carro para carro mas recomendamos dar algumas "queimadas" na embreagem para assentar corretamente mais rapido.


8. QUANDO DEVO UTILIZAR UM DISCO COM 4 PASTILHAS E UM COM 6 PASTILHAS ?

R.: O disco com 4 pastilhas é recomendado para turbo de rua ou turbos originais, turbo leve ( até 300CV) e aspirados. Já o disco com 6 pastilhas deve ser utilizados para carros com necessidade alta de tração (off-road) ou carros com potência acima de 300CV.


9. QUANDO DEVO UTILIZAR UM PLATÔ DE 980LBS E UM ACIMA DESTA ? FICA MUITO PESADO NO PÉ ?

R.: O platô de 980lbs é recomendado para carros de até 300CV acima disso recomendamos um platô com outras "libragens" de acordo com a sua potência, para isso entre em contato conosco. Não fica pesado no pé pois possuimos um exclusivo processo de fabricação no qual aliviamos a carga no pedal suavisando o acionamento.


TEM MAIS ALGUMA DÚVIDA ? ENTRE EM CONTATO CONOSCO E TIRE-A (11) 2524-7334 / 2524-3231 OU AINDA VIA NEXTEL NO 25*6920
•[1000cc 16V T]•
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Cuidado com o 16v, ele pode ser Turbo !


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