[Dúvida] Troca rolamentos traseiros

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Raulfcm
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Domingo 09 2008f Março 2008 09:38:58 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Dúvida] Troca rolamentos traseiros

Mensagem por Raulfcm »

Galera, to precisando trocar os rolamentos traseiros do meu carro e a maioria das oficinas tá cobrando um absurdo de MO (+/- R$100), é complicado fazer a troca? Tenho ferramentas em casa e to pensando em me aventurar nessa, oq vcs acham? Conheço mecanica razoavelmente, quanto a isso não tenho problemas só preciso saber se é necessária alguma ferramenta especifica!

Abraço!
sgtbraga
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Abril 2009 08:32:53 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sgtbraga »

A troca do rolamento traseiro costuma ser bem simples. No meu caso (corsa 97), basta remover a proteção e retirar o contra-pino que a porca para remover o rolamento fica de fácil acesso.O corsa possui 2 rolamentos em cada roda traseira.

Um abraço. Tomara que eu tenha ajudado!
mauricio s.s.oliveira
:: Classic ::
Mensagens: 1351
Registrado em: Domingo 01 2007f Julho 2007 08:04:29 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mauricio s.s.oliveira »

Também preciso dessa informação...

Gostaria de saber em detalhes como é feito esse trampo, e quanto custa mais ou menos os rolamentos.
NEW!! Aqui
Imagem
finnes
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 23 2009f Junho 2009 01:54:22 PM
Localização: Cascavel - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por finnes »

UP UP UP

ola.
eh meu primeiro post, mas acompanho tem mais de 6 meses. eu procurei muito mas nao achei. tem algum tutorial ou alguem q ja tenha trocado os rolamentos e nao postou ainda? ou algum link q eu nao tenha achado?

aguardo.
abraços

Classic 2003
michaelbrandt
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Sexta-feira 04 2008f Abril 2008 07:33:44 PM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por michaelbrandt »

Pessoal, cada rolamento custa aproximadamente R$40,00, cada roda.

A troca é simples: Basta tirar a roda e ir desmontando o cubo. Muito simples mesmo, não tenham medo de fazer.

Abraço,

Michael Brandt
Avatar do usuário
NILDO .N.L.D.
:: Piquet ::
Mensagens: 320
Registrado em: Segunda-feira 14 2008f Abril 2008 06:09:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por NILDO .N.L.D. »

Tá amigão muito simples mas isso é pra qualquer modelo ou não, ano e modelo??

Abraço.

:evil:








michaelbrandt escreveu:Pessoal, cada rolamento custa aproximadamente R$40,00, cada roda.

A troca é simples: Basta tirar a roda e ir desmontando o cubo. Muito simples mesmo, não tenham medo de fazer.

Abraço,

Michael Brandt
michaelbrandt
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Sexta-feira 04 2008f Abril 2008 07:33:44 PM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por michaelbrandt »

Mesmo modelo do seu, Wind.

Muito fácii...
Avatar do usuário
eduzanatta
:: Millennium ::
Mensagens: 121
Registrado em: Quarta-feira 14 2009f Janeiro 2009 11:46:14 AM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eduzanatta »

quando fiz 1 L no meu eixo traseiro....quando coloquei 1 eixo novo fui montando as paradas ali
ponta de eixo, rolamentos e tal...achei pilado...
não fiz nenhum tuto " oque era pra ter feito! "
mas se for tirando as peças ali e prestando atenção
vai monta facil facil!
Avatar do usuário
NILDO .N.L.D.
:: Piquet ::
Mensagens: 320
Registrado em: Segunda-feira 14 2008f Abril 2008 06:09:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por NILDO .N.L.D. »

blz meu irmão depois vou me aventurar em fazer essa parada kkkkkkk!!!
Abraço até+

eduzanatta escreveu:quando fiz 1 L no meu eixo traseiro....quando coloquei 1 eixo novo fui montando as paradas ali
ponta de eixo, rolamentos e tal...achei pilado...
não fiz nenhum tuto " oque era pra ter feito! "
mas se for tirando as peças ali e prestando atenção
vai monta facil facil!
Marcioemidori
:: Super ::
Mensagens: 92
Registrado em: Quarta-feira 28 2010f Abril 2010 12:25:58 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcioemidori »

Pessoal,...

Trabalhei bom tempo como mecânico, e estou vendo a galera com muita dúvida de como trocar o rolamento traseiro, e concordo que é um absurdo R$ 100,00 de M.O.

Estou pra trocar o meu neste fim de semana, mas vou tentar explicar qual o procedimento.

O trabalho é simples e não exige nenhum ferramenta especial, somente atenção nas etapas:

1º Solte a roda e levante o carro com o macaco ( se tiver um cavalete para apoiar o carro se torna mais seguro.) Solte o freio de mão.

2º Tire a tampinha de proteção com uma chave e fenda.
[url=http://www.postimage.org/][img]http://s2.postimage.org/hjybi.png[/img][/url]

3º Solte a "cupilha" puxando-a com um alicate (não se preocupe se ela quebrar, vem uma nova no kit)

4º Solte a porca que segura todo o conjunto.

5º Agora preste atenção, você tentará puxar a "panela", caso ela não se mova, ou esteja dura você precisará puxar o cabo do freio de mão, perto de onde entra na roda. Isso aliviará a força que as sapatas estão fazendo na "panela".

[url=http://www.postimage.org/image.php?v=gxpWGQJ][img]http://s1.postimage.org/pWGQJ.jpg[/img][/url]


Normalmente isto é o suficiente para soltá-la, mas caso ainda continue resistente utilize duas chaves de fenda e com cuidado (cuidado para não danificar nada lá dentro) vá forçando a saida dela.

ATENÇÃO: Se mesmo assim continuar duro, precisará "desregular um pouco o cabo do freio de mão, a regulagem fica embaixo do carro junto ao eixo traseiro. Não esqueça de regular novamente depois de tudo montado.


6º Agora remova a arroela externa, logo após ela o rolamento. Pelo lado interno você perceberá que existe um retentor (que tb vem no kit novo). Retire-o com uma chave de fenda, e em seguida retire o rolamento interno.

Agora limpe a área e perceba que a "pista", ou seja, onde o rolamento "roda" ainda está la dentro. É necessário retirar e trocá-las. Com uma martelo e uma ponteira (uma fenda tb serve) você vai bater de forma invertida ( de dentro pra fora para trocar o de fora, e de fora pra dentro para retirar a de dentro.)

Passe o dedo ( com cuidado pq podem existir ferpas de metal) e perceba que em três pontos existe "abinhas" onde você conseguirá apoiar a ponteira. Bata nestes locais intercaladamente até que eles saiam.

7º Após retirados os dois lados precisamos agora colocar os novos. Vamos lá coloque os na posição em que retirou os antigos, agora com muito cuidado vá batendo diretamente com o martelo (devagar por favor, pois para esta etapa existe uma ferramenta correta, mas quem não tem cão,....) até ela igualar na altura da "panela". A partir daí continue batendo com a fenda bem na borda tb com mto cuidado ate que encosto no fundo. ( você ira perceber.)
Faça isso em ambos os lados.

8º A parte mais "fácil" e menos agradável. è muito importante que esta etapa seja bem feita, isso garante uma vida útil melhor para o rolamento.

Pegue o rolamento, corte a pontinha do tubo de graxa (um corte bem pequeno), agora posicione o tubo de graxa de forma que a pontinha cortada entre e despeje a graxa entre os rolemans, até que a graxa saia do outro lado e pelas laterais de cada roleman. Como disse faça esta etapa com muito carinho.

9º Depois de feito em ambos os lados coloque o rolamento interno e sobre ele coloque o retentor novo, batentendo nele com mais cuidado ainda ate que chegue no fim.

Limpe a ponta de eixo e coloque um pouco da graxa que sobrou nela, e o restante coloque na parte interna da "panela" no local entre os dois rolamentos ( o local que foi limpo lá no inicio). Cuidado para nçao deixar graxa onde a sapata encosta, pois isso prejudicaria a frenagem.


[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aVBdaOS][img]http://s4.postimage.org/BdaOS.jpg[/img][/url]

10º Agora coloque a "panela" novamente, e com ela no lugar coloque o rolamento externo devidamente engraxado, coloque a arroela e em seguida a porca. O aperto também é importante, uma forma de saber se esta bom é a seguinte: Aperte a porca e ao mesmo tempo vá girando a "panela" para ver se ela não trava (caso trave certifique-se que os rolamentos e respectivas pistas estão colocadas corretas, e que o freio não esteja travando).

A forma de aperto é apertando uma volta, solte meia, aperte uma volta , solte meia.
COm uma fenda tente movimentar a arroela (com dificuldade mas que ela se mova para o lado).
Este é o ponto de aperto.
Ponha a "gaiolinha" a cupilha nova e a tampinha!

Monte a roda ( não esqueça de regular o freio de mao se você desregulou) coloque o carro no chão e pronto,.... você acabou de trocar um rolamento!

Espero ter ajudado !!

Marcio Rocha !
wind ss
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”