[DÚVIDA] - Existe Barra estabilizadora para Corsa C 1.4?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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rbsmontemor
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Mensagem por rbsmontemor »

rbsmontemor escreveu:
Sstefanello escreveu:Alguém tem uma idéia de custo para instalar a barra estabilizadora? Estou pensando nessa hipotese, tanto na dianteira como na traseira, dependendo do custo.
R$200,00 a diabnteira com tudo, bieleta, buchas, barra..tudo na acioly.

R$100,00 a trazeira com buchas e a barra...na mesma loja.

O meu 2009 veio sem a barra. Comparando com o meu 1.8 que tinha a barra é horrivel...rola muito em curvas e não tem a mesma estabilidade direcional.
Quase um ano depois, fiz o serviço (criei um topico somente sobre isso em "Matérias Técnicas"):
Este sábado levei as barras estabilizadoras e as molas para instalar no carrinho.

Os Corsas desde 2008 estão vindo sem barras estabilizadoras, com molas mais duras e amortecedores mais firmes para compensar a falta das barras. Obviamente é um "remendo" já que nada substitui essas barras rs.

A lista de peças necessárias é essa, caso alguém mais tenha interesse:

Na dianteira eu utilizei a barra da Montana, que tem mesma geometria, mas diâmetro maior (não cheguei e medir as duas, mas visualmente é de maior diâmetro).

Montana:

01 - 93384700 - Barra estabilizadora dianteira;
02 - 90538865 - Bucha de fixação;
02 - 93368453 - Braçadeira;
04 - 93295333 - Parafuso (Para fixar a barra no quadro através das buchas e braçadeiras);
04 - 93251669 - Porca (fixar as bieletas);
02 - 93338795 - Liame da barra estabilizadora (Bieleta).

A barra traseira tem que ser a do Corsa mesmo, e não há diferença entre elas, independente da motorização.

Corsa:

01 - 93366794 - Barra estabilizadora trazeira;
02 - 93299188 - Porca;
02 - 93298876 - Arruela;
02 - 93390846 - Coxim;
02 - 93299899 - Parafuso.

As molas são as CangooRun que já estavam no meu outro Corsa, foram transferidas para este novo.
Provável que vão falar aqui sobre Eibach e outras importadas. Eu optei por essas molas da fabrini, pois já havia andado em um carro com essas molas e gostei muito do resultado. Talvez com as Eibach, numa pista, o carro fosse ligeiramente mais rápido, ou mais lento, vai saber né....mas o fato é que gosto muito do comportamento dinâmico do carro com estas molas e o conforto é uma característica notável...

Para um carrinho popular com um "piloto" longe de ser um Massa da vida, estas Cangoorun cumprem muito bem seu papel.

Fotos: (Não mostram muita coisa, mais para ilustrar o tópico haha)


Barra traseira:

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As molas e barra traseiras são ridiculamente simples de se colocar. O problema começa na parte dianteira.
É necessário tirar o agregado (ou quadro). Nós não tiramos, apenas soltamos tudo (hahah) e baixamos um pouco, para que a barra entrasse no seu lugar.

É necessário:
-Prender o radiador por cima com tire-up;
-Soltar o suporte inferior do radiador;
-Retirar os 2 coxins inferiores do motor;
-Retirar o escapamento;
-Soltar a caixa de direção;
-E finalmente soltar o agregado.


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Resultado:

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Bom, como era de se esperar o carrinho ficou bem melhor, mas infinitamente melhor curvador do que quando saiu da concessionária. O que falta agora são umas rodas 15” com bons pneus...já que as 16" que tenho, para esse motorzinho (que por enquanto não vai ser mais turbo..) ficaram muito pesadas.

O carro ficou mais baixo do que eu esperava, no meu outro Corsa eu tinha a impressão de não ter ficado tão baixo. O carro ficou mais confortável de andar por incrível que pareça. Ele está mais duro, sem duvidas, mas o impacto que o carro recebe de ondulações está de alguma forma menor. A suspensão faz muito menos barulho. A minha teoria é que as molas que a GM está colocando no carro atualmente são muito rígidas, e apesar de manter o carro alto, tem que ser duras para compensar a falta de barras estabilizadoras.

Não sei se vou ficar com o carro nessa altura, vou andar um tempo com ele para ver o que acho. Ja passei da fase de ficar andando devagar todo dia (o pavimento de São Paulo está uma miséria)...hoje não tenho mais paciência pra isso, então vamos ver.



É isso ae..


arcoverde
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Mensagem por arcoverde »

O meu é um SS 1.8, 08/09 e possui as duas. Eu lembro bem disso, pq o alinhador comentou comigo. Quando ele levantou o carro, me chamou e perguntou se eu tinha instalado. Ele estranhou o ano do carro, quando eu falei que era 1.8 que ele aceitou.
GM Corsa Hatch SS 1.8 08/09 Powertrain
FORD Fiesta Street 1.0 05/06 Rocam
FORD Corcel II L 1.6 Renault


xander_
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Mensagem por xander_ »

rbsmontemor, quem e onde vc montou?
qt cobrou?
pq comprei tudo já ;)


owambier
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Mensagem por owambier »

po, o meu eh 2003 1.0 e nao tem nem na dianteira, nem na traseira. q CENSURADO isso
tenho ele desde zero. sera q algum mecanico tirou?


wrds2002
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Mensagem por wrds2002 »

rbsmontemor, rapaz coloquei ontem estas barras e realmente o carro é outra vida, firme e bem estavel agora, valeu pelo topico, trabalho em concessionaria, comprei as peças que vc descreveu, realmente fica em torno de R$:400,00 pilas, mas vale apena cada centavo galera, eu recomendo, nem os mecanicos não sabia que tinham tirado, e quando uns sapos falavam, "isso nao precisa, se a GM tirou é pq nao faz diferença" que absurdo que falaram, isso pq trabalho em uma concessionaria Chevrolet, ta de parabems rbsmontemor, e recomendo a todos...é um belo investimento. Só não compram peças paralelas, pois se trata de suspensão entao eu recomento peça originais..ok


wrds2002
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Mensagem por wrds2002 »

wrds2002 escreveu:rbsmontemor, rapaz coloquei ontem estas barras e realmente o carro é outra vida, firme e bem estavel agora, valeu pelo topico, trabalho em concessionaria, comprei as peças que vc descreveu, realmente fica em torno de R$:400,00 pilas, mas vale apena cada centavo galera, eu recomendo, nem os mecanicos não sabia que tinham tirado, e quando uns sapos falavam, "isso nao precisa, se a GM tirou é pq nao faz diferença" que absurdo que falaram, isso pq trabalho em uma concessionaria Chevrolet, ta de parabems rbsmontemor, e recomendo a todos...é um belo investimento. Só não compram peças paralelas, pois se trata de suspensão entao eu recomento peça originais..ok
Só lembrando, meu Carro é um Novo Corsa Sedan 04/05 1.0 VHC..


awaked
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Mensagem por awaked »

Pessoal, vamos prestar atenção nos detalhes.
Muito CUIDADO na hora de instalar barras estabilizadoras.
Quando um eixo do carro, digamos o dianteiro, tem um determinado comportamento, se lhe for aplicado uma barra estabilizadora inexistente antes (ou trocada a barra por uma mais grossa), esse eixo passará a desgarrar mais. O ângulo de deriva da roda externa (a que realmente importa numa curva) aumentará. Se o carro era subesterçante, ficará ainda mais subesterçante.

Sendo a resistência à rolagem em princípio determinada pela mola (mais dura, mais resistência), resulta que a barra estabilizadora, também em princípio, pode ser dispensada sem que isso prejudique o comportamento do veículo em curva. Só que para o obter o grau de resistência à rolagem desejado, a mola precisa ser bem dura.

Quando falamos acima que a barra não atua quando a suspensão se movimenta igual dos dois lados, fica implícito que podemos ter uma suspensão razoavelmente macia mas com bom grau de controle de rolagem. Como? Por meio da barra estabilizadora.

Carros de entrada, de baixo preço, como o Chevrolet Celta não têm barra estabilizadora e entretanto este tem ótimo comportamento em curva, ao preço de mais duro de mola do que seria desejável para conforto.
Ótimo artigo e bem completo do BOB SHARP sobre o assunto:
http://autoentusiastas.blogspot.com/201 ... uanto.html


W.Freitas
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Mensagem por W.Freitas »

]Cláudio[/b],


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Foi depois de ler o comentário citado pelo Awaked, que desisti de colocar a barra estabilizadora do Agile no meu carro.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Presados,

Meu Premium hatch Econo 1.4 09/10 igualmente não tem. Nem na dianteira, nem na traseira.

De início também estranhei muito isso, pois meu Classic 1.0 tinha na frente e atras, e como um carro maior, mais pesado e muito mais potente não teria? Também pensei em colocar, pelo menos no eixo traseiro, já que é muito mais fácil do que na dianteira. Mas, pelo comportamento do carro na rodovia, andando a 110km/h e como ele totalmente na mão nas curvas e retas, desisti da empreitada.


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