[Dúvida] Engate de marchas do VHC é por Cabo?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Dúvida] Engate de marchas do VHC é por Cabo?

Mensagem por leonardo »

E ae galera, blz?
To com uma duvida...
Tava em um logus esse fim de semana babando nos engates precisos e macios de marcha graças aos 2 cabos de aço que realizam a troca de marcha lá na caixa de cambio....
Aí meu amigo disse que o Celta é assim, bom... Nunca vi um motor de corsa.. Mas são VHC....
Aí veio a duvida... O Corsa VHC Classic também usa cabo de aço para troca de marchas ou é trambulador igual os antigos?
Valew galera, abração.
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Não sei atualmente, mas meu Corsa C 2004 e o atual 2005 eram acionamento por varão, e completando a resposta segue, retirado do "Celta Clube", tópico "Caixa Cambio":
SoulWolf escreveu:Hj eu tava vendo o celta do meu tio e a caixa é meio diferente,
tem alguma diferença mecanicamente?

Celta VHC 2004
Imagem

Celta VHC 2005
Imagem
apulschen escreveu:...Pelo q deu para notar, até o VHC 2004, o sistema de acionamento das marchas ocorre pelo velho varão (vareta de ferro q liga o trambulador, peça q fica abaixo da alavanca de câmbio à caixa de marchas no motor).
Já o VHC 2005 vem com o sistema de cabo de aço, q causa menos desgaste no trambulador e possui engates mais precisos.
Eu tive um Corsa Sedan 1.0 16v 2000 e um Celta 60cv 2002 e o meu atual Celta 2005 tem engates 1000 vezes melhores e tudo por conta do cabo de aço...
Minha opnião é que o sistema por caos realmente é melhor, não digo quanto a precisão, mas maciez de engate e transmissão de vibração é menor.

[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

ValterJunior escreveu:Não sei atualmente, mas meu Corsa C 2004 e o atual 2005 eram acionamento por varão, e completando a resposta segue, retirado do "Celta Clube", tópico "Caixa Cambio":

Minha opnião é que o sistema por caos realmente é melhor, não digo quanto a precisão, mas maciez de engate e transmissão de vibração é menor.
[]´s
Matou a pau Valter, era isso mesmo que eu queria.... Sai short-shift entra cabo na Silver...hehe.
Valews! Abração! Pode fechar o tópico.... Duvida solucionada.
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Estava pensando que vc queria fazer isso mesmo, e acho que vai ser apenas trocar as peças, pois a plataforma as distâncias são as mesmas!

Leo, e no Corsa C, será que dá p/ fazer?! heheh

[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

ValterJunior escreveu:Estava pensando que vc queria fazer isso mesmo, e acho que vai ser apenas trocar as peças, pois a plataforma as distâncias são as mesmas!

Leo, e no Corsa C, será que dá p/ fazer?! heheh

[]´s
Poxa Valter, eu acredito que sim cara.... Eu vou me aventurar nessa brincadeira + para frente, primeiro quero voltar a silver para as ruas, aí vou experimentar brincar com cabo de aço... :-)
saddam
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 15 2006f Setembro 2006 05:18:25 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por saddam »

cara, nao sei o que fizeram com meu classic ´05 enão... nunca vi engate de marcha mais horrivel na minha vida....
andei num celta 07 e ali sim vi o que eh uma marcha de respeito..

qq pode ter acontecido no meu pra marcha estar tao ruim de engatar?

flw
Saddam al saqr!
Vectra clube & Corsa clube!!!
Ex-Vectra CD Auto, DH, Teto ,A/C,MID,TC, 2.0 116 cv
Atual Corsa classic DH,A/C,1.0 70 cv =]
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

saddam escreveu:cara, nao sei o que fizeram com meu classic ´05 enão... nunca vi engate de marcha mais horrivel na minha vida....
andei num celta 07 e ali sim vi o que eh uma marcha de respeito..

qq pode ter acontecido no meu pra marcha estar tao ruim de engatar?

flw
Pode ser a regulagem do trambulador ou embreagem gasta, utiliza a pesquisa do forum que vc encontra como resolver isso.

[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Esse vazamento de oleo da caixa ali sob a tampa pelo respiro, alguem tem solução?

Pelo visto nas caixas com acionamento por cabo não existe esse incoveniente ou estou enganado?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Nos Corsas aqui de casa não chega a ficar tão sujo pois sempre passo um pano e limpo aquele local...mas o respiro ´e p/ isso mesmo!

[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem
thaisandro
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quinta-feira 30 2012f Agosto 2012 10:38:13 AM
Localização: São João de Meriti - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thaisandro »

meu corsa sedan classic 2005, pois de cabos de aço, e estou notando que ao passar a macha esta pesado o que pode ser, será que é o cabo, este cabo é muito dificil de trocar.
alguém sabe me explicar como troca.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”