[Dúvida] Amortecedor Rebaixado ou mola Esportiva?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Leonardo Bruno
:: Champ ::
Mensagens: 487
Registrado em: Sábado 05 2005f Fevereiro 2005 02:57:25 AM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Leonardo Bruno »

Rorion escreveu:Quantas vezes!!! pegue uma estrada com ondulações que provocam aquelas batidas secas da roda nessas.
Olha, eu uso esse conjunto mas concordo que reduza a vida útil dos amortecedores, principalmente os da frente, onde tem o peso do motor e caixa.
Nada exorbitante mas que reduz reduz. Mas é infinitamente melhor que cortar molas.
Agora quem anda rebaixado (sim, mola esportiva é rebaixar) tem que ter cuidado e pra quem é cuidadoso será outra história....
Por exemplo, se eu tenho um carro rebaixado, não vou viver rodando com carro lotado.
Outra, não vou dar um gás em pistas cheias de irregularidades. Se pegar ruas esburacadas, tem que andar no sapatinho, desviando.
Aí concordo que possa chegar na mesma durabilidade... Se vc submeter seu carro a pancadas em que sinta fim de curso constantemente, vai pro saco mais cedo. Com mola original não dá fim de curso pois os engenheiros da GM e fornecedores já preveram as irregularidades de nossas ruas e pra isso o carro original é alto, tem pneus com perfil 65,70 pra que, absorver toda essa irregularidades sem comprometer oconjunto.
Concordo com vc Rorion, concordo mesmo. Molas esportivas são boas mas exige mesmo mais cuidados como vc citou. Não é pq esta com molas esportivas que vai sair andando sem medo de cair nos buracos e passar rápido em tudo qto é desnível ou ondulações.
Eu por exemplo mesmo com esse conjunto no meu tomo o maior cuidado pq sou zeloso com o carro e quero que a vida útil do conjunto seja igual ao de um conjunto de suspensão normal mas pra isso acontecer exige certos cuidados como vc mencionou.

O conjunto molas esportivas + amotecedores a gás é excelente mas tb não faz milagre, o dono do carro tem que fazer sua parte!

Abraço!
Atual --> New Civic LXS 2007 Cinza

Ex - Vectra Cd 2.0 16v Prata Huet 1998 c/ Teto Solar
Ex - Golf Sportline prata 2008
Ex - Corsa Gsi 16v Preto 1996


walter lacerda
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Domingo 04 2007f Fevereiro 2007 03:49:30 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por walter lacerda »

Pessoal,


Valeu pelas opniões, espero fazer a escolha certa. Muito bom trocar idéias, tirar dúvidas e ver que o pessoal tem boa vontade de ajudar.


Pra quem quiser me add: walter_lacerda@hotmail.com.


Abraços.

Walter Lacerda

Corsa GL 1.6 MPFI 96
Rodas do Astra GSi
Completinho de Fábrica


Felipe Nicheli
:: Millennium ::
Mensagens: 193
Registrado em: Segunda-feira 14 2008f Julho 2008 12:06:15 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Felipe Nicheli »

Putz agora já fiquei em dúvida ao ler esse tópico, to com as Cangoo em casa já, mas como a faculdade tá me roubando todo e qualquer tempo livre não troquei ainda as molas, além do mais to querendo fazer uns serviços no corsa antes, trocar as benditas faixas (blackout do ss) que estão descolando (to numa briga com a revenda para colocar tais componentes em garantia, pq veio mal aplicado, além de mais 3 peças que vieram estragadas desde novo e agora impliquei que quero trocá-las ... é ... censurado ... hehe!)

Mas voltando ao assunto, será que o pessoal não tá equivocado mesmo com relação as molas, primeiro, não faria muito sentido fabricar molas esportivas para uso com amortecedores e componentes originais que danificasse os mesmos, já que a fabrini fabrica molas originais também e conhece do assunto, qual sentido teria em fabricar algo pra prejudicar? Eu ao menos não conseguiria entender o objetivo.
Pra mim se usar mola esportiva + amortecedor original andando da maneira normal vai durar o mesmo tanto que com mola original, tanto é que tem relatos de muitos que andaram vários e vários km e tava tudo em ordem.

Jah passei por disciplinas introdutórias a esse assunto como dinâmica dos corpos rígidos, e este semestre estou estudando vibrações mecânicas, e há equações que regem molas com k variável, são algumas matrizes e equações complicadinhas e muito grafite e borracha hehe, além duma boa calculadora, mas enfim, ao meu ver a cangoorun tem um k médio maior que a mola original por isso perde o conforto da original, isso para manter a altura não prejudicando o amortecedor, isso é o que penso da cangoorun numa análise baseada em teoria. Por exemplo ao entrar numa curva a cangoorun vai usar o "rate" mais firme (maior k) que ela pode oferecer, e se tu cair num buraco realmente o resultado é pior que com mola original pois o conjunto vai estar bem mais firme, e talvez dê a impressão de que o amortecedor chegou no fim. Mas isso é um caso que ocorre em proporção muitas vezes menor que a condição normal, e outra se tem buracos no local, pelo amor próprio ao carro é melhor ir devagar e desviar todos os possíveis hahaha... Para mim essa é a única condição que uma mola esportiva é pior que original, ao trafegar em locais acidentados em velocidade moderada. Estrada de chão? nem pensar!!

Agora falando a respeito do fim de curso, achei surpreso isso, não tinha ouvido comentários a respeito e já li vários posts sobre esse assunto cangoorun e molas esportivas. Agora também não dá para cometer exageros, numa curva dependendo da inclinação e força ao passar por um buraco até mesmo a suspensão toda original dá fim de curso, tu já está utilizando boa parte do curso e exige além, não há suspensão que resista. Pelo que li os que tiveram esse problema tavam exagerando no tamanho do buraco, concordam?
Se baixou o carro, tem que cuidar mais, tem buracos que não dá de enfrentar... tem que ser no "sapatinho" mesmo...


E cadê o Alex da Fabrini, para trazer esses esclarecimentos?? hehehe
Corsa Hatch SS 1.8 Flexpower
Em fase de melhoras...


bruno_salesms
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 15 2013f Janeiro 2013 09:34:18 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por bruno_salesms »

caros amigos estou com duvidas tbm qto a molas esportivas. Por impulso acabei comprando o jogo para colocar no meu corsa hatch modelo novo, porem meu mecanico aconselhou eu pensar direito antes de colocar, pois ela podem prejudicar o amortecedor original, e tbm pode escapar qdo levantado o carro. Mas não quero pensar nisso e quero rebaixar o carro mesmo assim, e outra, caso prejudique creio que vai demorar, pois só uso o carro aos finais de semana. Bom vi por aqui que as opinioes se dividem. Mas alguem poderia me ajudar se realmente meu mecanico esta certo?
obrigado abçs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

bruno_salesms escreveu:caros amigos estou com duvidas tbm qto a molas esportivas. Por impulso acabei comprando o jogo para colocar no meu corsa hatch modelo novo, porem meu mecanico aconselhou eu pensar direito antes de colocar, pois ela podem prejudicar o amortecedor original, e tbm pode escapar qdo levantado o carro. Mas não quero pensar nisso e quero rebaixar o carro mesmo assim, e outra, caso prejudique creio que vai demorar, pois só uso o carro aos finais de semana. Bom vi por aqui que as opinioes se dividem. Mas alguem poderia me ajudar se realmente meu mecanico esta certo?
obrigado abçs
esta mais q certo, e é difícil achar mecânico honesto, ele podia muito bem ligar o fod@-se e montar pra vc, q logo vc ia voltar pra ter q fazer a suspensão novamente......

mola e amortecedor trabalham em conjunto, cortar mola, encolher, reduzir seja da forma q for, vc vai fazer o amortecedor trabalhar comprimido o tempo todo, qnd era pra mola comprimir não vai nem ter como pq o amortecedor vai dar fim de curso e a pancada seca, pq não tem mola segurando a compressão, tudo vai cair nas costas do coitado do amortecedor q logo estoura e leva a fama de não prestar....
qnd levanta o carro, vai levantar até o amortecedor chegar ao seu fim do outro lado, se uma mola de 50cm cabia ali com pressão, uma mola de 25cms já vai estar solta....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

Felipe Nicheli, está certíssimo nas suas observações, mas tem uma coisa que não levou em consideração. Com uma mola esportiva, mesmo mantendo a altura original do carro, o amortecedor vai trabalhar mais forçado para segurar a pressão da mola (lembrando que o amortecedor trabalha de dato é na extensão da mola e não na compressão) e com isso vai ter um desgaste prematuro comparado a mola original. Mas também não é nada que vá acontecer em 1 semana caso o amortecedor esteja em dia.

bruno_salesms, Se vai rebaixar o carro, é bom mexer nos amortecedores e colocar um com tamanho apropriado também, justamente pelo motivo que o Sem Controle postou. Pense também em batentes menores para ganhar um pouco mais de curso da suspensão.


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Os 2 últimos comentários feitos aqui estão em desacordo com tudo que já vivi e pesquisei sobre molas esportivas. Apenas sobre este ponto, pois sobre o que comentaram sobre cortar molas estou 100% de acordo....

Bem, molas esportivas são dimensionadas para trabalhar com o conjunto original de amortecedores e demais componentes da suspensão, assim, onde estaria este componente prejudicando a vida de outros componentes da suspensão?

Sugiro pesquisar mais aqui no fórum e em outras fontes sobre molas esportivas.
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

isso vai nessa valter, molinha menor não vai prejudicar em nada.....amortecedor dando fim de curso é totalmente normal....até estourar
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Sem controle, só se for no seu carro que dá fim de curso usando mola esportiva. A não ser que vc utilize "molinhas" coloridas, que por aih chamam de molas esportivas.
Molas esportivas são progressivas possuem a mesma probabilidade de dar fim de curso de molas originais que são mais moles....não preciso aqui explicar o que é coeficiente progressivo para voce!
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Só uma observação sem me meter no debate.

A mola esportiva boa acaba comprimindo menos (é a função dela) além de baixar poucos centímetros, mas em contra partida acaba retornando com mais força que a mola original exigindo mais esforço do amortecedor pra segurá-la. É uma mola, fisicamente falando ela acumula energia. De fato não é necessário, pois realmente um fabricante bom faz ela para amortecedores comuns, no entanto, a melhoria pode ser potencializada com mais pressão pra segurar o rebote mais firme da mola e ajustando o comprimento.

As marcas mais baratas e famosas que circulam pelos fóruns e nas ruas são terríveis.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”