[Dúvida] Amortecedor Rebaixado ou mola Esportiva?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
walter lacerda
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Domingo 04 2007f Fevereiro 2007 03:49:30 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Dúvida] Amortecedor Rebaixado ou mola Esportiva?

Mensagem por walter lacerda »

Boa Tarde a todos,



Pessoal, na suspensão dianteira, qual seria a melhor opção em termos de conforto e custo x benefício: Amortecedores rebaixados com molas cortadas ou amortecedores originais com molas esportivas?


Abraços,

Walter lacerda.


Avatar do usuário
Cláudio
:: ST ::
Mensagens: 960
Registrado em: Terça-feira 12 2004f Outubro 2004 01:09:11 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cláudio »

Fala Cara,

Velhinho vai de mola esportiva com amortecedores originais, agora, vai de Cangoorun que para mim é a melhor.
Rodei muito com meu carro anterior nessa configuração e vendí o carro ainda em perfeita condição de uso.
Hoje as minhas ex-molas foram vedidas para o Caio B. de São paulo e ele está amando o carro cara.
Abs.

[Editado pela moderação]


Speed Boy
:: GSI ::
Mensagens: 2344
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 08:24:57 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Speed Boy »

Mola esportiva mais amortecedor se você puder gastar mais. Vai ficar perfeito, pode ir sem medo!
Direction System, Gearbox, Breaks and Shocks Moderator
Blue Label Corsa C Hatchback Owner
Tópico das atualizações
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=


Leonardo Bruno
:: Champ ::
Mensagens: 487
Registrado em: Sábado 05 2005f Fevereiro 2005 02:57:25 AM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Leonardo Bruno »

Uso molas esportivas CangooRun + amortecedores a Gás da MONROE, ficou perfeito e não perdi o conforto, é claro que o carro não fica macio e molengão como uma suspensão original mas fica bem confortável e sem pancada seca e bem + firme e depois que passei a calibrar os pneus com 28 libras ficou show pq antes eu colocava 32 libras e achava meio durinho mas depois que passei a colocar 28 lbs ficou perfeito!


Eu recomendo as molas esportivas. Amortecedores preparados tem a vida útil menor.

Já as molas esportivas + amortecedores bons duram uns 60.000 km tranquilo dependendo do tipo de uso do veículo e condições do piso.
Atual --> New Civic LXS 2007 Cinza

Ex - Vectra Cd 2.0 16v Prata Huet 1998 c/ Teto Solar
Ex - Golf Sportline prata 2008
Ex - Corsa Gsi 16v Preto 1996


Joel Gil
:: Millennium ::
Mensagens: 128
Registrado em: Sexta-feira 17 2007f Agosto 2007 11:55:46 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Joel Gil »

Cara..

Se puder faz as duas coisas..
Vai ficar animal..

Tinha as cangoo no meu carro com o amortecedor original e ficam realmente ótimas..

só que.. querendo ou não dar o braço a torcer (sou fã de rebaixados) as molas esportivas danificam sim os amortecedores originais.

Isso pode soar um tanto polêmico, mas antes que se transforme em polêmica, eu me explico:

Molas esportivas diminuem a vida útil do amortecedor original. Não tem choro, não adianta, mola esportiva não é a mesma coisa que mola original, O conforto pode ser bem parecido, mas a estrutura em si, não.

Bem, como disse acima sou fã pra caramba de socados, e se vc puder investir um puco mais, invista e com certeza não se arrependerá, procure amortecedores com uma melhor pressurização como o colega cima citou e seja feliz..

Tem o ônus e o Bonus, mas como dizemos, arrastar faz parte hehehe

Abraço.
Preparando a máquina..... Aguardem....


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Eu recomendo colocar molas esportivas com amorteceores originais, afinal, estas são dimensionadas para trabalhar com estes.

Descordo totalmente do Joel, que citou sem fundamento e sem nenhum tipo de evidência, que as molas esportivas não sejam dimensionadas a trabalhar com amortecedores originais, e que diminuem a vidas dos mesmos. Está indo contra o que o fabricante das mesmas diz, aliás o mesmo que fabrica as molas originais.
Para piorar, o comentário que um amortecedor preparado dure mais que o amortecedor original Cofap.
Coloco a prova qualquer amortecedor preparado a durar o que os amrtecedores originais duram sem estourar ou fazer barulho, Noopca, Macaulay, Fenix, etc.... Poucos dão o braço a torcer quando utilizam amortecedores preparados a dizer que teve problemas, escondendo a realidade que é bem mais cruel.

Se a vontade é andar rebaixado, molas esportivas são muito boas, se for andar "socado", não terá isso com as molas esportivas.
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


Leonardo Bruno
:: Champ ::
Mensagens: 487
Registrado em: Sábado 05 2005f Fevereiro 2005 02:57:25 AM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Leonardo Bruno »

ValterJunior escreveu:Eu recomendo colocar molas esportivas com amorteceores originais, afinal, estas são dimensionadas para trabalhar com estes.

Descordo totalmente do Joel, que citou sem fundamento e sem nenhum tipo de evidência, que as molas esportivas não sejam dimensionadas a trabalhar com amortecedores originais, e que diminuem a vidas dos mesmos. Está indo contra o que o fabricante das mesmas diz, aliás o mesmo que fabrica as molas originais.
Para piorar, o comentário que um amortecedor preparado dure mais que o amortecedor original Cofap.
Coloco a prova qualquer amortecedor preparado a durar o que os amrtecedores originais duram sem estourar ou fazer barulho, Noopca, Macaulay, Fenix, etc.... Poucos dão o braço a torcer quando utilizam amortecedores preparados a dizer que teve problemas, escondendo a realidade que é bem mais cruel.

Se a vontade é andar rebaixado, molas esportivas são muito boas, se for andar "socado", não terá isso com as molas esportivas.
Concordo 100% com oque vc disse Valter, nunca um amortecedor preparado vai durar mais do que um original e mtos que usam suspensão com amortecedor preparado escondem a realidade da pouca durabilidade dos mesmos.

Por isso optei pelas molas Cangoorun + amortecedores à gás pois é garantia de durabilidade e bom desempenho apesar de ter pago bem mais caro mas vale à pena e por incrível que pareça meu carro esta bem baixo creio que pelo peso do motor do GSI.

Molas esportivas de boa qualidade + amortecedores originais é só alegria! :D
Atual --> New Civic LXS 2007 Cinza

Ex - Vectra Cd 2.0 16v Prata Huet 1998 c/ Teto Solar
Ex - Golf Sportline prata 2008
Ex - Corsa Gsi 16v Preto 1996


Joel Gil
:: Millennium ::
Mensagens: 128
Registrado em: Sexta-feira 17 2007f Agosto 2007 11:55:46 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Joel Gil »

Opa..

Um minutinho Sr. Valter

Em momento algum escrevi aqui que amortecedor preparado dure mais que amortecedor original.
Escrevi que mola rebaixada danifica amortecedor original. Danifica sim, e não digo isso sem fundamento, então o senhor me desculpe, pois andei com molas cangoorun no meu antigo corsa, e quando troquei as molas originais pelas cangoo, troqui os quatro amortecedores por cofaps originais, troquei coxins etc, (amortecedores não pressurizados a gás) e quando estava completando mais ou menos um ano os amortecedores começaram a "estalar", e me foi NEGADA a garantia porque eu estava usando molas rebaixadas.

Isso é fato. Não estou aqui defendendo posição A ou posição B, estou colocando o que aconteceu comigo.
Continuo a afirmar, mola cangoorun não possui a mesma rigidez da mola original e não é a mesma coisa.
Eu uso mola cangoo, gosto muito, o carro fica realmente numa altura legal, mas infelizmente não é a mesma coisa.( bem pelo contrário, queria eu que realmente fosse)

O que eu escrevi foi "procure amortecedores com uma melhor pressurização e seja feliz", e continuo sustentando a minha posição.

Mais uma, não estou fazendo juizo de valor das ponderações de nenhum colega, estou depondo a minha experiência para que o colega Valter lacerda tire suas próprias conclusões.
Preparando a máquina..... Aguardem....


Speed Boy
:: GSI ::
Mensagens: 2344
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 08:24:57 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Speed Boy »

Leonardo Bruno escreveu:
ValterJunior escreveu:Eu recomendo colocar molas esportivas com amorteceores originais, afinal, estas são dimensionadas para trabalhar com estes.

Descordo totalmente do Joel, que citou sem fundamento e sem nenhum tipo de evidência, que as molas esportivas não sejam dimensionadas a trabalhar com amortecedores originais, e que diminuem a vidas dos mesmos. Está indo contra o que o fabricante das mesmas diz, aliás o mesmo que fabrica as molas originais.
Para piorar, o comentário que um amortecedor preparado dure mais que o amortecedor original Cofap.
Coloco a prova qualquer amortecedor preparado a durar o que os amrtecedores originais duram sem estourar ou fazer barulho, Noopca, Macaulay, Fenix, etc.... Poucos dão o braço a torcer quando utilizam amortecedores preparados a dizer que teve problemas, escondendo a realidade que é bem mais cruel.

Se a vontade é andar rebaixado, molas esportivas são muito boas, se for andar "socado", não terá isso com as molas esportivas.
Concordo 100% com oque vc disse Valter, nunca um amortecedor preparado vai durar mais do que um original e mtos que usam suspensão com amortecedor preparado escondem a realidade da pouca durabilidade dos mesmos.

Por isso optei pelas molas Cangoorun + amortecedores à gás pois é garantia de durabilidade e bom desempenho apesar de ter pago bem mais caro mas vale à pena e por incrível que pareça meu carro esta bem baixo creio que pelo peso do motor do GSI.

Molas esportivas de boa qualidade + amortecedores originais é só alegria! :D
Claudio, discordo que as molas esportivas não danifiquem os amortecedores.

Estudando Fisica 2 este semestre pude perceber bastante do funcionamento de corpos oscilatórios e não tem como o amortecedor ter a mesma vida util trabalhando com uma mola com o K completamente diferente da original.

Podemos dizer que o amortecedor suporte, que ele tenha vida útil parecida caso o motorista não encontre nenhum obstáculo maior, mas caso ele caia num buraco o amortecedor pode não aguentar.

Outra coisa.

Carros com mola esportiva, e isto eu tenho observado andando em carros de amigos, sempre dão fim de curso em lombadas e obstáculos parecidos. Este fator me fez continuar andando com meu carro original, pois ele já tem 40000 km rodados, e colocar molas esportivas num carro com essa km eh botar meus amortecedores para acabarem mais cedo.

Quanto ao conforto, antes de andar em carros com molas esportivas eu achava que tinham conforto de original, mas depois de andar discordo completamente.

Se você quer um carro baixo com conforto de original a única maneira é fazer torre fixa.

A mola esportiva vai baixar seu carro um pouquinho, e vai ser um pouco melhor do que suspensão de rosca ou mola cortada, porem seu carro não vai baixar muito, o que vai perder completamente a graça.

Se é para baixar pouco e ficar com o carro ainda duro e dando fim de curso melhor não baixar.

Agora um amigo da faculdade fez o seguinte conjunto.

Molas JJ especiais + amortecedores preparados pela TAG. O carro ta baixo na linha do pneu, e posso atestar que tem conforto de original.

Da para esquecer mesmo que esta de carro rebaixado, até o carro raspar em algum lugar.

Por esta experiencia real, digo que mola esportiva + amortecedor preparado é o melhor.

Agora se vai durar menos ?

É de se esperar.

Motores esportivos duram menos,
Amortecedores esportivos duram menos,
Volantes esportivos duram menos

Tudo que busca a esportividade é efêmero, rsrsrs

Abraços a todos!
Direction System, Gearbox, Breaks and Shocks Moderator
Blue Label Corsa C Hatchback Owner
Tópico das atualizações
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=


walter lacerda
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Domingo 04 2007f Fevereiro 2007 03:49:30 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por walter lacerda »

Speed e demais corseiros,


Muito preciosas as observações de vocês. Não cheguei em física na faculdade ainda mas paguei elementos de máq. no curso de técnico em mecânica e queria deixar minhas impressões teóricas:


Sabe-se que quando vc corta uma mola vc diminue a constante elástica da mesma e por isso tem-se o desgaste prematuro dos amort. Agora minha pergunta: Os fabricantes de molas esportivas, sabendo disso, não aumentam a K da mola para estas trabalharem com os amort. originais sem dar fim de curso e assim proporcionando uma vida útil relativamente maior?


Agradeço a todos.

Walter Lacerda.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”