Embreagem dura e barulhenta! SOLUÇÃO DEFINITIVA!

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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alcineu
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re

Mensagem por alcineu »

Ola a todos. Na 1ª troca do cabo foi assim, depois voltou. Descobri que era falta de lubrificação da porca plastica na ponta do cabo, mas, fui me acostumando com o pedal endurecendo com o tempo e nem percebia até que ficou fadigante o acioanmento.
Estava conversando com o mecanico e ele me explicou, que, existe cabo com proteção plastica no próprio cabo e outros no conduite ou bainha (corpo de proteção) como dizem la no COPT.
Estava lendo uns pots no clubedouno e o que mais vi por lá foi reclamação desse problema na embreagem: pedal endurecido, rangendo dentro do carro e bateção. Não só nos Fiat como tambem outras montadoras.
Pelo que li em outros forums, no rolamento, há um tubo guia do rolamemto, que, se estiver com folga, causa esse problema, e, outros, recomendam lubrificar o eixo onde há esse tubo guia do rolamento. Houve casos de ter trocado tudo e não efeturam esta lubrificação e tiveram que desmontar tudo para tal e o problema sumiu.
No site da Sachs, o kit acompanha até um sache de graxa para lubrificação das partes móveis.

http://www.zfsachs.com.br/PO/documentos ... 20leve.pdf
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Ai pessoal, encontrei mais algumas coisas para esclarecer...

Embreagem

Substituir o conjunto de embreagem não se trata apenas de retirar o platô, disco e rolamento usados e simplesmente colocar outros novos no lugar. Junto da embreagem existem vários componentes que se desgastam simultaneamente e, portanto não devem ser esquecidos.

Problemas de esforço excessivo de pedal e ruídos de acionamento, por exemplo, estão relacionados a componentes que formam o sistema de acionamento da embreagem.

Por esse motivo o aplicador profissional verifica todos os componentes envolvidos e os substitui sempre que necessário.

Fique atento aos principais causadores de pedal de embreagem dura e ruídos de acionamento:

- desgaste ou deformação ao longo do tubo guia (moringa) - o desgaste do tubo poderá gerar o acionamento irregular do rolamento causando ruídos e trepidações.

- desgaste nas hastes do garfo de acionamento - num garfo em boas condições de uso, a área de contato com o rolamento deve estar arredondada. Existem diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido particularmente a um uso inadequado do motorista. Veja quais os pontos de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem.
- utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha; quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, isto provoca um aquecimento do sistema e um desgaste prematuro dos componentes.
- nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio; este hábito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações utilize sempre o freio do veículo.
- não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas.
- nunca saia com o veículo em segunda marcha.
- evite reduções bruscas de velocidade, freando ou desacelerando subitamente o motor.


http://www.redeoficinabrasil.com.br/detProduto.asp?id=6


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Verificação para Facilitar a Troca de Embreagem

Todos os componentes do sistema de embreagem devem ser verificados visualmente e funcionalmente com atenção, antes da montagem.

Principais defeitos:

- Rolamento guia do eixo piloto: quando travado, não é possível o engate das marchas. Causando ruído e destruição do amortecimento do disco.

- Retentores dos eixos: qualquer vestígio de óleo pode influenciar negativamente as funções de embreagens, que trabalham basicamente por atrito.

- Volante do motor: trincas, marcas azuladas e espelhamento por super aquecimento, sugere a usinagem ou a substituição do volante imediatamente.

- Tubo guia do rolamento de embreagem: deve ser absolutamente concêntrico, áreas amassadas ou gastas podem prejudicar o deslizamento do mancal e causar patinação, trepidação ou pedal duro.

- Garfo de embreagem: excesso de folga prejudica o acionamento da embreagem.


http://www.kingembreagens.com.br/site/dicas_txt.html
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