Olá a todos !
Ontem, ao esterçar meu carro totalmente para a direita para sair da garagem de casa, percebi que, quando dava batente na DH (final de curso) o volante era jogado novamente na direção contrária a que estava esterçando, como se tivesse uma mola no final do curso da direção e esta mola retornasse o volenta um pouco para a direção contrária. Notei também que nestas situação a DH emitia um ruido baixinho e fininho...
Estou na dúvida se pode ser bomba ou válvula da DH ????????? Alguém tem experiência com DH pra me indicar alguma possível solução ???
Grato antecipadamente,
Direção hidráulica 98 - Problemas (?) no fim de curso
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Chevrolet/Opel Tigra prata 1998
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Normalmente acontece isso mesmo. O som é pq vc está forçando o sistema, na verdade vc nunca deve esterçar a direção completamente e segurar ela, deve sempre aliviar, senão diminui muito a durabilidade do sistema.dbrosa escreveu:Olá a todos !
Ontem, ao esterçar meu carro totalmente para a direita para sair da garagem de casa, percebi que, quando dava batente na DH (final de curso) o volante era jogado novamente na direção contrária a que estava esterçando, como se tivesse uma mola no final do curso da direção e esta mola retornasse o volenta um pouco para a direção contrária. Notei também que nestas situação a DH emitia um ruido baixinho e fininho...
Estou na dúvida se pode ser bomba ou válvula da DH ????????? Alguém tem experiência com DH pra me indicar alguma possível solução ???
Grato antecipadamente,
A mola acontece também, mas quem faz isso normalmente é o próprio pneu, que oferece resistência à virar. Verifique a calibração dele, se vc está usando a pressão certa.
Esse carro é seu faz tempo, ou acabou de comprar?
[]s
WillEdu
Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
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Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
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Olá amigo !!!willedu escreveu:Normalmente acontece isso mesmo. O som é pq vc está forçando o sistema, na verdade vc nunca deve esterçar a direção completamente e segurar ela, deve sempre aliviar, senão diminui muito a durabilidade do sistema.dbrosa escreveu:Olá a todos !
Ontem, ao esterçar meu carro totalmente para a direita para sair da garagem de casa, percebi que, quando dava batente na DH (final de curso) o volante era jogado novamente na direção contrária a que estava esterçando, como se tivesse uma mola no final do curso da direção e esta mola retornasse o volenta um pouco para a direção contrária. Notei também que nestas situação a DH emitia um ruido baixinho e fininho...
Estou na dúvida se pode ser bomba ou válvula da DH ????????? Alguém tem experiência com DH pra me indicar alguma possível solução ???
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A mola acontece também, mas quem faz isso normalmente é o próprio pneu, que oferece resistência à virar. Verifique a calibração dele, se vc está usando a pressão certa.
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Eu comprei este carro há cerca de 1 mês... É um Tigra 98, mas está bem cuidadinho (na medida do possível). Estou "restaurando" o carro aos pouco e esta da DH foi a última surpresa.
Vc diz que "é isto mesmo", mas isto mesmo o que? Bomba ou válvula? Quanto ao efeito "mola", não acredito ser o pneu, pois está regulado certinho, e o efeito não me parece um pneu sendo "mordido". A impressão é que a DH devolte o volante para o lado contrário ao do esforço que se tenta fazer. Chega até a ser interessante (hehehe).
Se tiver alguma idéia de como reparar e/ou custo, oficina, etc...
Tks
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Então,dbrosa escreveu:Olá amigo !!!willedu escreveu:Normalmente acontece isso mesmo. O som é pq vc está forçando o sistema, na verdade vc nunca deve esterçar a direção completamente e segurar ela, deve sempre aliviar, senão diminui muito a durabilidade do sistema.dbrosa escreveu:Olá a todos !
Ontem, ao esterçar meu carro totalmente para a direita para sair da garagem de casa, percebi que, quando dava batente na DH (final de curso) o volante era jogado novamente na direção contrária a que estava esterçando, como se tivesse uma mola no final do curso da direção e esta mola retornasse o volenta um pouco para a direção contrária. Notei também que nestas situação a DH emitia um ruido baixinho e fininho...
Estou na dúvida se pode ser bomba ou válvula da DH ????????? Alguém tem experiência com DH pra me indicar alguma possível solução ???
Grato antecipadamente,
A mola acontece também, mas quem faz isso normalmente é o próprio pneu, que oferece resistência à virar. Verifique a calibração dele, se vc está usando a pressão certa.
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Eu comprei este carro há cerca de 1 mês... É um Tigra 98, mas está bem cuidadinho (na medida do possível). Estou "restaurando" o carro aos pouco e esta da DH foi a última surpresa.
Vc diz que "é isto mesmo", mas isto mesmo o que? Bomba ou válvula? Quanto ao efeito "mola", não acredito ser o pneu, pois está regulado certinho, e o efeito não me parece um pneu sendo "mordido". A impressão é que a DH devolte o volante para o lado contrário ao do esforço que se tenta fazer. Chega até a ser interessante (hehehe).
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Eu achei que está normal a sua DH.... mas se realmente estiver chiando demais a bomba e voltando muito a direção, você pode realmente estar com problemas. Comece verificando o nível do fluído de direção e sua qualidade, o correto é o fluído ATF, de coloração roxa. Você pode estar com alguma mangueira estrangulada dificultando o trabalho da DH, ou com a bomba desgastada já por excesso de esforço.
Só observe que a DH do corsa/tigra não é a mais leve, pelo contrário, ela é até bem dura pros padrões de DH que os outros carros possuem.
Tenho DH no meu corsa, é um Sedan, ela é bem leve mas se comparar ela a de um Marea, por ex., ela parece uma pedra.
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Eu achei mesmo a direção hidráulica do corsinha sedan meio dura mesmo, mas como nunca dirigi outro carro com DH eu não tenho parametro, meu amigo disse que a minha tá normal, que é assim mesmo, ela faz esse lance tb de quando chegar no fim de curso ela "volta" um poco e faz o zzzzzzzzzzzzz se ficar forçando, deu no auto esporte eu acho que NUNCA se deve forçar a direção em fim de curso por mais de , 15s eu acho, não lembro se era 15s ou era 30s, pq parece que o olho aquece?! bom... sei lá...willedu escreveu:Então,dbrosa escreveu:Olá amigo !!!willedu escreveu: Normalmente acontece isso mesmo. O som é pq vc está forçando o sistema, na verdade vc nunca deve esterçar a direção completamente e segurar ela, deve sempre aliviar, senão diminui muito a durabilidade do sistema.
A mola acontece também, mas quem faz isso normalmente é o próprio pneu, que oferece resistência à virar. Verifique a calibração dele, se vc está usando a pressão certa.
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Eu comprei este carro há cerca de 1 mês... É um Tigra 98, mas está bem cuidadinho (na medida do possível). Estou "restaurando" o carro aos pouco e esta da DH foi a última surpresa.
Vc diz que "é isto mesmo", mas isto mesmo o que? Bomba ou válvula? Quanto ao efeito "mola", não acredito ser o pneu, pois está regulado certinho, e o efeito não me parece um pneu sendo "mordido". A impressão é que a DH devolte o volante para o lado contrário ao do esforço que se tenta fazer. Chega até a ser interessante (hehehe).
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Eu achei que está normal a sua DH.... mas se realmente estiver chiando demais a bomba e voltando muito a direção, você pode realmente estar com problemas. Comece verificando o nível do fluído de direção e sua qualidade, o correto é o fluído ATF, de coloração roxa. Você pode estar com alguma mangueira estrangulada dificultando o trabalho da DH, ou com a bomba desgastada já por excesso de esforço.
Só observe que a DH do corsa/tigra não é a mais leve, pelo contrário, ela é até bem dura pros padrões de DH que os outros carros possuem.
Tenho DH no meu corsa, é um Sedan, ela é bem leve mas se comparar ela a de um Marea, por ex., ela parece uma pedra.
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Eu sei que não dá pra comparar muito.... Mas esses dias dirigi o Fiat Stilo do meu amigo, 1.8 16v
Ele tem direção eletro hidráulica. Bom, 1º que pra sair com o carro eu tive que pedir pra ele pra desligar a função "city" que a direção fica só no modo elétrico até a velocidade de 30 ou 40km/h. Tipo, nesse modo, ela não tem peso!!!! Não tem resistencia nenhuma, como se o volante tivesse solto!!! Não consegui me acostumar e pedi pra ele deixar no modo hidráulico, mesmo nesse modo a direção é beeeem mais leve que a do corsa... Já vi um amigo meu dizendo que a Dh do astra sedan da mãe dele tb é "dura" em relação a outros carros, talvez isso seja mal de GM....
Quanto ao motor, nem vou comentar muito aqui pra não desanimar... mas tah loco cara!! que diferença bahhhhhh,
Na freeway eu tava a 100, ai passou um carro a 105, 110 pela gente e meu amigo pediu pra encostar do lado pra ver quem era pq era conhecido dele.... dai fui pisando na manha mas não percebi que o cara tb começou a acelerar... quando eu vi tava a 160 sem fazer nenhum esforço em 5º marcha mesmo e com o ar ligado!!!! Bah o troço tem muita pegada!! Ah e nem deu pra perceber que tava a 160, carro firme, silencioso... sereninho...
Bom... chega senão a gente vai disvirtuar o tópico...
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