Trocar de marcha: Qual rpm ideal?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
jaime nunes pereira jr.
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sábado 30 2006f Setembro 2006 11:27:46 AM
Localização: Jequié - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jaime nunes pereira jr. »

galera tive um 1000 EFI Trabalhava com 3000 rpm depois tive um 1.4 EFI trabalhava com 2500 rpm hoje tenho um 1.6 trabalho com 2000 giro dessa forma todos que eu tive sempre foram economicos.Voçês não vão acreditar mais o 1000 que eu tive fazia 17 KM por litro a uma velocidade entre 100 KM á 120 KM. valeu galera abraços


luizdip
:: Millennium ::
Mensagens: 188
Registrado em: Terça-feira 17 2006f Outubro 2006 09:08:25 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luizdip »

Salve, salve galera!!!

Tenho uma pickup 1.6 e troco normalmente em 3000 a 3500 rpm, com o pé até o meio do acelerador para economizar um pouco na gasolina, as vezes quando vou até 7000 rpm pé no fundo todo. Faz em média 9,3 a 10 na gasolina dependendo do pé.

No celtinha 2006 1.0 VHC flexpower não tem contagiros com meio acelerador troco normalmente em 1ª p/ 2ª 20, 2ª p/ 3ª 35, 3ª p/ 4ª 50, 4ª p/ 5ª 70 e normalmente ando a 100 a 120 na estrada. Faz em média 10 no alcool dependendo do pé.

Abraços


thiago#96
:: Sport ::
Mensagens: 1007
Registrado em: Quinta-feira 10 2007f Maio 2007 04:14:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiago#96 »

o meu tb eh um 1.0 vhc flex...

com o carro frio ainda, ai troco no máximo a 3.000... quando o motor ja esta quente e tal, ai normalmente troco acima dos 4.000.. de vez em quando dou umas esticadas até 5.500 - 6.000 giros... mas não eh sempre, e eh apenas qdo o carro já esta quente...

qdo vou pra sampa, na dutra ando com o giro em torno de 5.500 - 6.000 do rio até sampa.. ai o carro bebe bem, mas também anda bem!!!!

carro 1.0 andando com o giro em torno de 3.000, na minha opnião, não rende... fica "preso".. por isso sempre troco com rotações altas...

ah.. detalhe.. isso com o AC desligado.. qdo esta ligado, mesmo com o carro quente não passo dos 4.500...


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Giro ideal para troca das marchas: creio que devamos antes citar para qual uso.

Economia: Deve-se trocar as marchas na faixa onde o carro oferece maior torque em baixa rotação, nos 1.0 essa faixa é com uma rotação mais alta, e nos motores maiores mais baixa.
Veja o caso da Fiat que preferiu abaixar a potencia de seus carros 1.0, buscando um maior torque em baixas rotações.

Esportivo: Idem o dito pelo "Pedro Paulo". Trocar um pouco acima a faixa que o motor disponibiliza maior potência.
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


Andre - Maionese
:: Rodeio ::
Mensagens: 714
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 04:59:48 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andre - Maionese »

sem contagiros, mas troco mais ou menos assim :

1ª - 30km
2ª - 70km
3ª - 100km
4ª e 5ª - só ponho depois de larga a 3ª... ai s´o mantenho a valocidade...
- > 1.8 GTE
- > 16"


luizdip
:: Millennium ::
Mensagens: 188
Registrado em: Terça-feira 17 2006f Outubro 2006 09:08:25 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luizdip »

AE GALERA, VI ESSE TÓPICO NO ORKUT, FIZ E DEU CERTO, ACHO QUE VALE A PENA TENTAR.

"Senhores picapeiros. Depois de um longo período de experiência e observação no marcador de gasolina, hodômetro, velocímetro e rpm, cheguei a seguinte conclusão.

Para se ter um consumo bem satisfatório ande sempre com o giro a 2000 chegando no máximo a 2200 RPM. Sempre passando as marchas na seqüência certa. É um pouquinho chato, pq temos o costume de sentir o carro grudando a gente quando pisamos, mas para quem esta buscando uma economia satisfatória, é uma boa dica.

Postem algo se eu estiver errado com a minha observação. O consumo da minha, depois de estar fazendo esse procedimento, chegou a fazer meio tanque 400KM/L, ou seja 14L por KM rodado. Caso tenham alguma dúvida posso bater uma foto do hodômetro e do medidor de combustível.

A idéia é boa.

Não se esqueça tb de andar sempre com o pneu calibrado semanalmente.

Abraços".


SÓ PARA TEREM UMA IDÉIA, FUI PARA SANTOS COM 30,00 REIAS FUI E VOLTEI, SOBROU UM POUCO DE GASOSA NO TANQUE, DEVE TER FEITO UNS 13 OU 14KM/L


Shadowm
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Domingo 07 2007f Outubro 2007 10:15:04 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Shadowm »

olhe a tabela do seu motor no manual tem mas se quiser olha na materia:
http://corsaclube.com.br/abre_pagina.ph ... terias.php
E vc vai ver qual a potencia maxima em quantos rpm.
Sh@dow


adeitos
:: Wind ::
Mensagens: 44
Registrado em: Quinta-feira 14 2008f Fevereiro 2008 08:19:46 PM
Localização: Garibaldi - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por adeitos »

Bom, acho que a galera já falou tudo. RPM ideal depende qual a intenção de uso do motor.

Um datalhe importante, é não pisar fundo no acelerador com o motor frio!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”