[DÚVIDA] - Volante fazendo barulho. O que fazer?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Marcio Jacó
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Quarta-feira 25 2006f Outubro 2006 03:43:33 PM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Volante fazendo barulho. O que fazer?

Mensagem por Marcio Jacó »

E aí galera corseira. Seguinte: Meu corsa tá fazendo um barulho no volante quando o carro tá ligado em marcha lenta. Parece que ele trepida. Quando mexo nele (forçando pra cima e pra baixo) noto que tem uma folguinha. Fui num mecânico e ele me disse que pode ser um rolamento que fica na barra de direção, mas precisa desmontar para dar uma olhada. Será que é isto mesmo ou o cara tá querendo me enrolar? Alguém tem idéia ou pode me ajudar? Valeu. Abraço a todos
Marcio Jacó
Corsa GL 1.6 M.P.F.I 8V
" Corsa: Será feliz quando tiver um"


paulorod
:: Piquet ::
Mensagens: 290
Registrado em: Quinta-feira 24 2006f Agosto 2006 03:42:31 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por paulorod »

fala brother ...

o meu estava com o mesmo problema fui em um mecanico picareta que me falou que era os cochins e as barra axiais ,(eu acho que é assim que escreve) troque fiz o alinhamento e balanciamento das rodas , paguei R$ 170,00 de mão de obra e não adiantou nada fui em outro então ele me falou que era a caixa de direção que tinha ido pro espaço e os terminais da roda que estavam com folga mais eu vou em outro para ter certeza do que é porque eu ja to de saco cheio de trocar peças e não resolver o problema, hoje em dia so tem pilantra no mercado então sugiro que vc vá em pelo menos 3 mecanicos vê se arruma uma indicações de confiança antes de sair trocando tudo sem necessidade

um abraço
" Nunca cruze os braços em situações difíceis, pois o maior homem morreu de braços aberto."


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ola pessoal. Passei por isso tambem. Quase que cai na tentação de rocar a caixa. Vi muito isso por ai. Chequei em varios postos de troca de amortecedores/molas. Depois de uma minuciosa inspeção um bamba me orientou a procurar alguem para checar a coluna de direção.
Quando estava trocando o painel de instrumentos, descobri que ha uma abraçadeira ou suporte que segura a arvore da coluna de direção. Ha um parafuso de cada lado. Eles nao tem cabeça. O do lado direito eu consegui apertar. Isso diminuiu bastante os ruidos. So ficou o do volante ao passar por ruas irregulares tipo poaralelepipedos.
Tem uns ropicos anteriores que relatam muito sobre isso. De uma pesquisada...

Bem eu resolvi o problema num eletricista. Ele sacou o eixo da arvore de direção e deu umas batidas nas duas partes com pinos plasticos de segurança, ou seja, em volta dos mesmos.

Faça esse teste: force o volante para cima e para baixo e para os lados e pra frente e para tras.

Gire o volante milimetricamente para os lados a ponto de nao mexer com as rodas e veja sem faz algum ruido.

De retorno ai sobre isso, ok....
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Marcio,

Estes rolamentos são simples e baratos, mas o trampo é complicado.
Você terá que levar num mecânico que mexa com caixa de direção, mecânica ou hidráulica para avaliar diretiinho, pois terá que desmontar a coluna de direção e demora cerca de duas horas para fazer o serviço.

No meu carro, eu já troquei duas vezes esses rolamentos, não custam mais que 50 reais, mas tem que ser feito direitinho, para durar bastante e duram muito a depender do uso.

Uma sugestão para você é consultar o site www.dhb.com.br e ver uma loja mais perto de São Carlos, acredito que Riberião ou Campinas tenham filiais. Campinas é certeza que tem filial lá.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GennerPriaro »

MARCIO JACÓ MUITA ATENÇÃO NO QUE VOU ESCREVER:

Meu corsinha tambem tinha um barulho danado na direção. Fui em mais de 12 meânicos e lojas diferentes; e cada um deles me disse uma coisa.

Um disse que era a caixa de direção; outro disse que era o tal rolamento; outro disse que era o suporte.... Todas estas hipóteses foram citadas pelos nossos colegas.

O que me chamou atenção foi o colega que disse que já trocou 2 vezes esse rolamento; ou seja; o problema deve sumir mais volta com o tempo..... Deste jeito ele vai ter que ficar trocando o rolamento o resto da vida do corsinha (por favor não me entendam mal; é que é duro ficar gastando....).

O que tenho a dizer é que sou de Araraquara; ou seja estamos perto; e aki em Araraquara tem um cara que era eletricista da GM (Graciano Afonso - concessionária) o cara é muito bom....

Quando apareci lá para resolver um probleminha ele me falou - PUTZ tua direção tá com o maior jogo; - ai passei a fita pra ele que já tinha procurado um monte de mecanico e tal....

Ele me disse que ele iria resolver meu problema. Duas horas depois meu problema realmente estava resolvido. Ele me passou que o procedimento que ele executou; nada mais era que o procedimento que a GM daki faz.

Ele desmontou toda a barra de direção; nela existem 2 "emendas" ou seja; são 3 partes de ferro fundido; e nas pontas uma é encaixada dentro da outra por pressão. Nessas emendas havia um pequeno jogo; putz pequeno mesmo; mas que no conjunto todo fazia um grande jogo na direção.

Ele simplesmente levou até uma prensa hidráulica; aplicou uns 12 KG de pressão e pronto! PROBLEMA RESOLVIDO.

Foi só montar e tchau.

Isto já foi feito a 8 meses (abril). Até hoje está funcionando sem jogo nenhum.

A unica coisa que tive que fazer depois dessa intervenção foi um alinhamento de direção e rodas; porque ele teve de desmontar tudo.

Tenho 6 amigos aki em Araraquara que já tiveram este mesmo problema. Com todos que eu passei a informação e que foram neste cara; o problema está resolvido até hoje.

Gastei apenas R$ 50,00 ou seja uma pechincha tendo em vista que em todos mecanicos que antes eu tinha feito um orçamento; o mais barato iria me cobrar R$ 90,00.]

Se alguem quiser mais informações me mande um mail: ext.genner.priaro@vcp.com.br

(PUTZ esse foi o maior texto que já escrevi aki no CC)

ESPERO TER AJUDADO.


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

Só tomem cuidado com mexer na coluna de direção. Esses pinos plásticos são elementos suscetíveis a ruptura que servem pra proteger o motorista em caso de colisão. Se a barra for soldada, colocados rebites no lugar, ou outras soluções "alternativas", e ouver uma colisão frontal forte, é capaz da barra não arrebentar e vir em direção à cabeça e/ou peito do motorista, causando morte instantânea (o que aconteceu com o Senna, por exemplo) ou mesmo traumatismo em casos de maior "sorte", se é que se pode chamar isso de sorte.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Pessoal,

Mais um depoimento interessante.
Mesmo assim, se a solução simples, resolveu, beleza, masi uma sugestão para guardarmos.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Marcio Jacó
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Quarta-feira 25 2006f Outubro 2006 03:43:33 PM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcio Jacó »

Galera. Problema resolvido. Aquela abraçadeira de plástico preto que tem na barra de direção (bem embaixo do painel de instrumentos) estava solta. com a mão mesma encaixei ela no seu devido lugar e o volante parou de vibrar em marcha lenta. Vou tirar uma foto desta peça e vou postar aqui para vcs verem do que estou falando. Agradeço as opiniões de todos que se manifestaram. Valeu galera corseira. Abraço a todos.
Marcio Jacó
Corsa GL 1.6 M.P.F.I 8V
" Corsa: Será feliz quando tiver um"


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Tranquilo!

Qualquer coisa, basta falar....
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


rafael69
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 08 2009f Fevereiro 2009 06:22:45 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rafael69 »

aew galera desculpa da dessenterrando o tópico mas...enfim rsrs

então eu tô passando por esse problema tbm...mas não no corsa..e sim num Celta....

eu mandei a fazer a suspenção dianteira todinha trocar tudo...e sempre q pegava algumas ondulações nas pista o volante dava um jogo como se parecese q estivesse solto...e qdo eu forçava ele pra e pro lados tinha folga....voltei na oficina pra reclamar!
aí o mecanico me disse q seria a dois rolamentos q trabalham na coluna de direção...aí ele desmontou e viu q não era só os rolamentos e sim a coluna q estava comida na parte q os rolamentos trabalham!...então a solução era brm clara! teria q troca-lá!

pois bem corri em um desmanche e peguei uma zerinha aí coloquei rolamentos novos e montei...resultado a folga q tinha no volante acabou...mas qdo pego uma ondulação ou mesmo um buraco parece q tá solto dinovo...só sem q folga....i agora o q é??

eu tô ficando loko com isso eu gastei 900 reais com td isso e não resolveu...eu fikei tão loko com td isso q eu qria trocar o carro e pegar um zero de vez....mas esse problema tem q ter solução não acham???

será q alguem poderia me ajudar com isso....???


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”