Então,Sergio A escreveu:Olá WillEdu,
O meu tem AC e DH. É muito apertado alí...
Pra soltar a correia é só afrouxar o parafuso do alternador como nos motores VW?
Se não conseguir, vou levar no mecânico mesmo.
Um []
Sergio
Você precisa afrouxar o parafuso do tensor da correia, aí ele "roda" e você consegue remover a correia. Aí você precisará calçar o motor, soltar os parafusos do coxim que prendem ele ao suporte do motor, soltar a bomba hidráulica e o compressor do AR do bloco do motor, deixando-os presos apenas no suporte do motor, soltar o suporte do motor, com cuidado deslocar um pouco o suporte, permitindo que abra espaço para remover o coxim, mas cuidando para não romper ou entortar a tubulação de alta pressão da DH nem a tubulação do compressor de ar. Feito isso, você tem acesso ao coxim, pode remover e colocar o outro, aí apertar ele, reencaixar o suporte do motor no mesmo, prender ele no coxim, prender as bombas e recolocar a correia. Pra recolocar, precisará prender o tensor da correia, depois com o auxílio de uma chave "puxar" o tensor até o ponto máximo, colocar a correia (nessa hora precisa de alguém para ajudar), e pronto.
Dá muito trabalho mesmo. Na oficina eles fazem rapidinho pois tem o elevador, que ajuda um bocado. Talvez valha a pena levar para eles, visto que não acredito que esse serviço vá sair por mais de R$20,00 - mais seria "roubo".
[]s