[Dúvida] - Qual a Relação de marchas do Corsa EFI?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Hugo Pelado
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 02 2005f Maio 2005 08:46:57 PM
Localização: Cuiabá - MT
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Dúvida] - Qual a Relação de marchas do Corsa EFI?

Mensagem por Hugo Pelado »

Bom galera? venho acompanhando o forum a 2 meses mais ou menos, desde q adiquiri meu corsinha wind ano 95... e to com algumas duvidas....

1 - qual a relação de marchas? tipo. ate qual velocidade cada marcha atinge? como naum tenho contagiros, naum sei qdo corta

2 - meu TBI eh aquele de plastico... sera q da pra colocar filtro esportivo ali? alguem tem foto com filtro esportivo com esse TBI de plastico pra eu ver e tentar colocar no meu...
Avatar do usuário
MaxDoCorsa
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Quarta-feira 16 2005f Março 2005 01:49:35 AM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MaxDoCorsa »

Hugo Pelado escreveu:Bom galera? venho acompanhando o forum a 2 meses mais ou menos, desde q adiquiri meu corsinha wind ano 95... e to com algumas duvidas....

1 - qual a relação de marchas? tipo. ate qual velocidade cada marcha atinge? como naum tenho contagiros, naum sei qdo corta

2 - meu TBI eh aquele de plastico... sera q da pra colocar filtro esportivo ali? alguem tem foto com filtro esportivo com esse TBI de plastico pra eu ver e tentar colocar no meu...
TBI de plástico ?.. VC deve estar confundindo com o suporte de admissão de ar acima da TBI tendo em vista que seu Corsa é EFI, mas Dá pra colocar sim. !
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!
Avatar do usuário
gustavobguerra
:: Millennium ::
Mensagens: 173
Registrado em: Sexta-feira 12 2003f Dezembro 2003 01:31:02 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gustavobguerra »

Irmãozinho.. o Filtro Esportivo entra no lugar do filtro de papel que é aquele dentro da caixa preta. Você pode adaptar pra usar na mangueira original (que sai do TBI até a caixa do filtro original) ou fazer um CAI que é um duto que substituirá a mangueira, mas este com a função de posicionar o filtro em um lugar dentro do cofre onde circule ar mais frio, aumentando a vazão e enriquecendo a mistura ar+combustivel. Nos dois modos a caixa preta é inutilizada, sendo retirada do cofre.

valeu!
Imagem
Chapolin - Equipe RJ #25, fotos em: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... hp?t=14515
"Queria ser pobre um dia na vida, porque ser todo dia é f***!!!"
edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

qto à relação de marchas e velocidade se vc tiver consulte no manual tem tudo lah

:wink:
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
Hugo Pelado
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 02 2005f Maio 2005 08:46:57 PM
Localização: Cuiabá - MT
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hugo Pelado »

pois eh..... eu sei q no manual tem... mais eu naum tenho o manual...

comprei o carro sem manual....

alguem sabe me informa qual a relacao???

e eu quero FOTO DO FILTRO DE AR NESSA "CAPA" DE PLASTICO DO TBI...

q desculpem minha ignorancia, naum sabia e ainda naum sei como se chama aquilo....

QUERO FOTOS
PLEASE
Avatar do usuário
MaxDoCorsa
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Quarta-feira 16 2005f Março 2005 01:49:35 AM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MaxDoCorsa »

Hugo Pelado escreveu:pois eh..... eu sei q no manual tem... mais eu naum tenho o manual...

comprei o carro sem manual....

alguem sabe me informa qual a relacao???

e eu quero FOTO DO FILTRO DE AR NESSA "CAPA" DE PLASTICO DO TBI...

q desculpem minha ignorancia, naum sabia e ainda naum sei como se chama aquilo....

QUERO FOTOS
PLEASE
VC esta com sorte, tenho o manual do meu que é ano 95 e aqui não fala das velocidades máxiamas das marchas não, ele fala da relação de câmbio, reduções tec... aí vai algumas coisas que eu nem sei o que quer dizer:.,

1º 3,55:1
2º 1,96:1
3º 1,30:1
4º 0,95:1
5º 0,76:1
Ré 3,31:1

DIFERENCIAL (REDUÇÃO) 4,53:1

VELOCIDADE RECOMENDADAS PRA TROCA DE MARCHA:

1º - 2º 20Km/h
2º - 3º 35Km/h
3º - 4º 65Km/h
4º - 5º 75Km/h

ISSO É TUDO QUE O MANUAL FALA SOBRE O CÂMBIO. !

Se alguém souber o que significa esses números eu agradeço.
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!
edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

esses numeros naum sei explicar direito,mas eh mais ou menos assim: vc pega as duas engrenagems, vc conta os dentes e divide o numero maior pelo menor..num sei se vc entendeu..

nem eu entendi :? :lol:
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
rogerio.rra
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Segunda-feira 19 2010f Abril 2010 12:13:30 PM
Localização: Mafra - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogerio.rra »

Esses números compreendem dados de relação entre a rotação do virabrequim e rotação da roda.
Ex. a primeira marcha do corsa wind efi 95 tem a sequinte relação: 3,55:1 (se lê:" 3,55 pra 1") e o diferencial tem a relação de 4,53:1. Na prática: em 1ª marcha o motor terá que rodar 3,55 vezes para girar uma vez o diferencial, que por sua vez irá girar outras 4,53 vezes para que a roda gire uma vez. Ou seja o motor deverá girar 16,08 vezes para que a roda gire uma vez. (3,55X4,53=16,08) assim sucessivamente para todas as marcahs, observem o resultado da quinta marcha do mesmo carro que possui a relação de 0,76:1 (0,76X4,53=3,44). Em quinta marcha o motor desse carro deverá girar 3,44 vezes para que a roda de uma volta completa no solo.
Isso explica porque um carro em primeira marcha necessita de muito mais rotação para atingir velociades pequenas e em quinta marcha, rotações baixas para velocidades mais altas. E ajuda a compreender que aumentando o diâmetro dos pneus, este, em uma volta completa irá percorrer uma distância maior, "alongando" a relação de cada marcha do carro. Ou seja a relação sempre será FIXA. Uma vez alterada terá um resultado FIXO. Não sofrendo alterações de acordo com as condições do clima, temperatura, ângulo de inclinação da pista etc. Seja na subida, descida, com vento a favor ou contra, com turbo ou sem, não importa. Se a relação de marcha é "X" a velocidade alcançada sempre será a mesma! Ex: 3.000 RPM em 5ª marcha = 100km/h, mas se o motor tiver potencia para alcançar a marca de 6.000 RPM ou seja o dobro, óbviamente a velocidade também irá dobrar. É uma relação mecânica e exata! Só para ficar claro que Relação curta significa na prática mais rotação para menos velocidade e Relação longa, menos rotação para mais velocidade.
No caso dos Corsa, um exemplo clássico é a alteração feita pela GM nos corsa wind (Câmbio longo) e corsa wind super (Câmbio curto), onde o "longo" precisa de aproximadamente 3.200 rpm para rodar a 100km/h e o "curto" precisa de 3.500 RPM aproximadamente para atingir os mesmos 100km/h. Fica claro que no segundo modelo o motor é mais exigido em termos de rotação para atingir a mesma velocidade.
Pascuineli
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Sexta-feira 28 2011f Outubro 2011 10:13:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pascuineli »

Eu desisti do filtro esportivo pois li por ai que não melhora nada no desempenho... e se vc pegar uma enchente ainda pode se ferrar !!!

abs
Corsa EFI Prata 96/96 1.0 Vidros Travas.
Está DOENTE nesse momento!!!! tipo Lupus assim... dificil de detectar...
"Up for a Meeting"
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”