[DÚVIDA] - COMO ACABAR COM O BARULHO DA COLUNA DE DIREÇÃO?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Avatar do usuário
MaxDoCorsa
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Quarta-feira 16 2005f Março 2005 01:49:35 AM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - COMO ACABAR COM O BARULHO DA COLUNA DE DIREÇÃO?

Mensagem por MaxDoCorsa »

Pesoal alguém sabe algum macete pra coluna de direção do Corsa parar de bater?.. Dizem que na coluna há 2 rolamentos e dois pinos de plástico.
Os rolamentos devem-se trocá-los, e os pinos dizem que é pra substituir e colocar arrebites que nunca mais bate.
ISSO È VERDADE?..
Aonde fica esses pinos e rolamentos na coluna de direção?.
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

me interessa, pq na verdade quero descobrir se é homocinetica caixa de direcao ou a barra de direcao, ou até mesmo os batentes ou alguma junta na suspensao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
afmsys
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Domingo 18 2004f Janeiro 2004 12:55:44 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por afmsys »

o meu ta uma verdadeira "sinfonia" na suspensão dianteira... já troquei amortecedores e conjunto completo de buchas, batentes e coifa dos mesmos... mas a "orquestra" ainda ta lá...

um cara de uma oficina me falou por telefone que é uma tal de "não sei o que" da direção que é cronico em corsas (com ou sem DH) e que é só trocar que fica legal, eu até comentei se não seria a bucha da bandeja da suspensão, ele falou que dava 99% de certeza que não pa essa bucha é praticamente indestrutível (palavras dele)...

Só não levei o carro lá pra fazer orçamento pq ta falntando tempo ($$$) :razz:


Sedan 01 Azul motor SFI 16V
Foi bom enquanto durou CORSÃO!!!
afmeng@yahoo.com.br

Imagem


Avatar do usuário
MaxDoCorsa
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Quarta-feira 16 2005f Março 2005 01:49:35 AM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MaxDoCorsa »

O negócio é que Às vezes VC troca as buchas, batentes pivôs etc.... pra não comprar a caixa. Aí VC troca tudo e acaba ficando a mesma coisa e descobre que era a caixa já cansada. Ou o ao contrário, VC compra a caixa novinha e decobre que era os pivôs, rolamentos de roda. É fod'ss
Só que no meu caso parece mesmo que é a coluna de direção e não a caixa. A coluna é a barra que vai do volante até a caixa.
Só queria saber desse lance do arrebite e rolamento da coluna que eu não imagino aonde fica.
Poxa,..dirigi o GIII do meu irmão e NENHUMA vibração de rua ou paralepípedo passa pra minha mão no volante. Dá até pra passa em 100KM/h que só se escuta a borracha do pneu trepidando. Já no meu corsa seu passar rápido escuto a suspenção tocar uma orquestra que parece que o carro vai desmontar, ....se eu passar devagar vou sentir os toc toc toc e minha mão vai trpidar junto com os paralelepípedos.
È nessas horas que dá vontade de trocar de carro. :cry:
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!


Avatar do usuário
Julio Borba
:: Super ::
Mensagens: 55
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 07:38:02 AM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Julio Borba »

MaxDoCorsa escreveu:Pesoal alguém sabe algum macete pra coluna de direção do Corsa parar de bater?.. Dizem que na coluna há 2 rolamentos e dois pinos de plástico.
Os rolamentos devem-se trocá-los, e os pinos dizem que é pra substituir e colocar arrebites que nunca mais bate.
ISSO È VERDADE?..
Aonde fica esses pinos e rolamentos na coluna de direção?.
Max...
Os rolamentos ficam no conjunto embaixo do painel de instrumentos, ou seja, perto da chave de ligar o carro.... os pinos ficam mais afastados... mais ou menos na barra q passa perto dos pedais do carro.
Qt à colocar arrebites, soldar, coisa e tal... é meio arriscado!!! Esses pinos servem em caso de colisão, eles se quebram e a coluna se desloca para dentro (um caso é oco, e o outro encaixa por dentro... tipo sacanagem mesmo)...
O q já vi fazerem, é colocar uma esfera grande e dar uma martelada nela, bem sobre o pino... fica uma "casa" na barra... e fazer em todos os buracos aonde tiver pino.... essa "casa" aperta a barra interna... em caso d acidente.. ainda tem os pinos q quebram, só picam um pouco apertadas, não deixando folgas...
Acho q deu para entender...
Qq coisa é só perguntar aí....
Abraços.


Gug@
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Segunda-feira 05 2004f Janeiro 2004 02:16:52 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gug@ »

Julio Borba escreveu:
MaxDoCorsa escreveu:Pesoal alguém sabe algum macete pra coluna de direção do Corsa parar de bater?.. Dizem que na coluna há 2 rolamentos e dois pinos de plástico.
Os rolamentos devem-se trocá-los, e os pinos dizem que é pra substituir e colocar arrebites que nunca mais bate.
ISSO È VERDADE?..
Aonde fica esses pinos e rolamentos na coluna de direção?.
Max...
Os rolamentos ficam no conjunto embaixo do painel de instrumentos, ou seja, perto da chave de ligar o carro.... os pinos ficam mais afastados... mais ou menos na barra q passa perto dos pedais do carro.
Qt à colocar arrebites, soldar, coisa e tal... é meio arriscado!!! Esses pinos servem em caso de colisão, eles se quebram e a coluna se desloca para dentro (um caso é oco, e o outro encaixa por dentro... tipo sacanagem mesmo)...
O q já vi fazerem, é colocar uma esfera grande e dar uma martelada nela, bem sobre o pino... fica uma "casa" na barra... e fazer em todos os buracos aonde tiver pino.... essa "casa" aperta a barra interna... em caso d acidente.. ainda tem os pinos q quebram, só picam um pouco apertadas, não deixando folgas...
Acho q deu para entender...
Qq coisa é só perguntar aí....
Abraços.
Brother,

Cara, esse problema é CENSURADO... minha corsa wagon tem o mesmo problema, já gastei 170 reais na caixa de direção e não adiantou nada!!!!

Esses rolamentos pode ser trocados separadamente? e esses pinos? Porque pelo que tenho visto o problema está em um desses 2!!!

Vc por acaso sabe quanto fica para trocar isso???

Abraços!!!
Corsa Wagon 16V 2000/2001


Avatar do usuário
Julio Borba
:: Super ::
Mensagens: 55
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 07:38:02 AM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Julio Borba »

Cara...
achei os rolamentos... estava procurando o fio do indicador de tripla função do meu carro e por um acaso dei uma olhada neles... não são grandes... devem ter uns 5 ou 6 cms d diâmetro por um ou 2 d espessura... os pinos é outro caso... pois eles são d plastico (tecnew, acho q é assim q se escreve)...
Como tinha falado, os caras cortam a cabeça do pino (visto q ficam para forA), e com uma espera d aço (do tamanho mais ou menos d um olho... heheheehe) fazem o "aperto" bem sobre os pinos!... prensam ou batem na espera... "a casa" fica um ou dois milimetros para dentro...
Não sei qt cobram pois faz tempo q fiz no meu corsa antigo, isso qd ainda estava com ele....
mas, deve ser em torno d 50 pila, mais os rolamentos... com certeza não passa d 100 pila tudo...
Abraços.


Obs.: Cód dos rolamentos: 93279498 (rolamento da coluna) e 90334860 (rolamento da carcaça)... senão me engano são esses os dois rolamentos... dá uma ligada para alguma autopeças ou para a concessionária, e veja qt custa...


Avatar do usuário
Julio Borba
:: Super ::
Mensagens: 55
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 07:38:02 AM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Julio Borba »

Gug@...
me esqueci d dizer... podem ser trocados separadamente sim... mas, não vale a pena... pois se trocares um, já vai ficar muito mais fácil trocar o outro... daí não vai precisar tirar a coluna fora novamente...
falei falei... acho q só enrolei... hehehehe

Aonde vc morA?! Estado...


Avatar do usuário
MaxDoCorsa
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Quarta-feira 16 2005f Março 2005 01:49:35 AM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MaxDoCorsa »

Julio Borba escreveu:Gug@...
me esqueci d dizer... podem ser trocados separadamente sim... mas, não vale a pena... pois se trocares um, já vai ficar muito mais fácil trocar o outro... daí não vai precisar tirar a coluna fora novamente...
falei falei... acho q só enrolei... hehehehe

Aonde vc morA?! Estado...
Me ajude aí,.: andei olhando toda minha coluna de direção. E sei que existe um rolamento dentro dalí do conjunto de setas já próximo ao volante certo?. E onde fica oi outro rolamento ?.
E alí embaixo ´próximo aonde uma das barras se encontra com outra barra de menor diâmetro que parece que entra dentro da outra barra, existe dois pontinhos como se fosse ponto de solda mas parece mesmo que é de plástico. Alí que são esses pinos?..

Por favor se puder me responder essas duas dúvidas eu agradeço.
Quero resolver de vez essa bateção de coluna.
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!


Avatar do usuário
Julio Borba
:: Super ::
Mensagens: 55
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 07:38:02 AM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Julio Borba »

MaxDoCorsa escreveu:
Julio Borba escreveu:Gug@...
me esqueci d dizer... podem ser trocados separadamente sim... mas, não vale a pena... pois se trocares um, já vai ficar muito mais fácil trocar o outro... daí não vai precisar tirar a coluna fora novamente...
falei falei... acho q só enrolei... hehehehe

Aonde vc morA?! Estado...
Me ajude aí,.: andei olhando toda minha coluna de direção. E sei que existe um rolamento dentro dalí do conjunto de setas já próximo ao volante certo?. E onde fica oi outro rolamento ?.
E alí embaixo ´próximo aonde uma das barras se encontra com outra barra de menor diâmetro que parece que entra dentro da outra barra, existe dois pontinhos como se fosse ponto de solda mas parece mesmo que é de plástico. Alí que são esses pinos?..

Por favor se puder me responder essas duas dúvidas eu agradeço.
Quero resolver de vez essa bateção de coluna.
Max...
Vc está certo! Dentro do conjunto das setas existe um rolamento, q eles chamam de rolamento da carcaça, o outro está logo atrás desse... digamos uns 20 cms... Mais fácil assim: olhe entre os pedais d enbreagem e d freio... vai ver a coluna d direção.. venha olhando(subinado) até bem próximo do painel do carro... qd começar à entrar no painel, vais ver q ali tem outro rolamento... q é o q procuras...
Bom, agora qt às barras... sim, uma entra dentro da outra... é ali q estão os pinos d plástico... sempre estão na parte achatada... esses pontinhos devem ter uns 3 à 5 mm...
Eles dão folga bem fácil... Mas, é eles q em caso d acidente, evitam q a coluna d direção desloque atè o seu peito...
Acho q é isso...
Se não conseguir, me passa teu e-mail q d noite eu tento tirar umas fotos e te mando mostando aonde ficam o rolamento e os pínos da coluna.
Ah! Se tu tiver o catálogo da chevrolet. lá tu pode ver como é o esquema... (Corsa94/, grupo 7, subgrupo Coluna e Voltante de direção.)
Abraços.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”