[DÚVIDA] - Melhorar a suspensão original sem rebaixar

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
dalton_lopes
:: Champ ::
Mensagens: 545
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 11:35:45 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Melhorar a suspensão original sem rebaixar

Mensagem por dalton_lopes »

Bom dia!
Voltei a andar de corsa depois de muuuitos anos!

Seguinte, eu gosto da altura original do meu corsa 1.6 GL ano 99 e queria deixar ela mais estável pq na estrada a 120 por hora o carro fica muito "solto". Todo o kit de suspensão e buchas estão novos. A suspensão está impecável e então percebo que é do próprio carro essa falta de "firmeza" em altas velocidades.
Meu corsa ja tem a barra inferior ali nos morceguinhos.
Alguém tem alguma dica pra melhorar a suspensão do corsa em altas velocidades?

To usando as rodas do calibra 15 com pneus 185 60 15. Tudo novo, roda, pneu e suspensão.
Ex Corsa Super 1.0 8v mpfi 1996 turbinho
Atual Corsa Hatch GL 1.6 8v mpfi 1999 aspirado
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

O conjunto de mola e amortecedor dos anteriores a 98 já dão uma boa diferença. Porém o carro fica mais baixo.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vou dizer como foi feita a suspensão do golf qnd veio o turbo, ai vc tira as conclusões do q pode fazer pra melhorar
não queria rebaixar pra andar alisando o asfalto, queria alto q era pra andar rasgando...
peguei os amortecedores originais, mandei numa remanufatoradora, e pedi pra aumentar 30% a carga dos 4, e encurtar a haste algo em torno de 1 elo....
o amortecedor voltou, eu tentei de toda forma encolher nas ferramentas pra montar a mola sem cortar, mas não teve acordo, acabei precisando cortar 0,5 elo pra conseguir no escolhedor chegar no tamanho q coubesse no amortecedor, feito....o carro ficou travado, na mão vc balançava, ou tentava, o carro não tinha aquele balanço, mas ai q ta, andando de boa na cidade, sentia pedra por pedra q tinha no asfalto, qnd ia rápido não dava tempo disso.....
se pensa em algo assim, diria q encurtar a haste no tamanho de 0,5 elo mais ou menos, e ate dar uma carga uns 10% a mais q um amortecedor original, pode surtir efeito, é q isso vai de gosto, e principalmente pra não ficar bom na estrada e horrível na cidade, mas em se tratando de corsa B, realmente ele não tem aquela pegada como a do golf e outros carros grandes, q qnt mais acelera, parece q mais grudado no chão fica, sinto isso num 206, a 70km/h na cidade mesmo, parece q ele já vai navegando uns 2 palmos longe do asfalto.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
dalton_lopes
:: Champ ::
Mensagens: 545
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 11:35:45 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dalton_lopes »

SemControle escreveu: Domingo 07 2021f Março 2021 07:25:37 AM vou dizer como foi feita a suspensão do golf qnd veio o turbo, ai vc tira as conclusões do q pode fazer pra melhorar
não queria rebaixar pra andar alisando o asfalto, queria alto q era pra andar rasgando...
peguei os amortecedores originais, mandei numa remanufatoradora, e pedi pra aumentar 30% a carga dos 4, e encurtar a haste algo em torno de 1 elo....
o amortecedor voltou, eu tentei de toda forma encolher nas ferramentas pra montar a mola sem cortar, mas não teve acordo, acabei precisando cortar 0,5 elo pra conseguir no escolhedor chegar no tamanho q coubesse no amortecedor, feito....o carro ficou travado, na mão vc balançava, ou tentava, o carro não tinha aquele balanço, mas ai q ta, andando de boa na cidade, sentia pedra por pedra q tinha no asfalto, qnd ia rápido não dava tempo disso.....
se pensa em algo assim, diria q encurtar a haste no tamanho de 0,5 elo mais ou menos, e ate dar uma carga uns 10% a mais q um amortecedor original, pode surtir efeito, é q isso vai de gosto, e principalmente pra não ficar bom na estrada e horrível na cidade, mas em se tratando de corsa B, realmente ele não tem aquela pegada como a do golf e outros carros grandes, q qnt mais acelera, parece q mais grudado no chão fica, sinto isso num 206, a 70km/h na cidade mesmo, parece q ele já vai navegando uns 2 palmos longe do asfalto.....
Agora q vc falou sobre a carga dos amortecedores, meu carro anterior, um Polo TSI, nao conseguia facilmente "afundar" o carro com a mão e era a carga do amortecedor. No corsinha, eu assopro encima do capô e ele abaixa...haha

Vou ver o q dá pra fazer quanto a carga dos amortecedores. Valeu!
Ex Corsa Super 1.0 8v mpfi 1996 turbinho
Atual Corsa Hatch GL 1.6 8v mpfi 1999 aspirado
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Dalton,

Temos aqui dois carros totalmente diferentes, então não é uma comparação dessas que vai fazer uma análise precisa sobre o que vc quer.

O Polo foi projetado para ser um carro firme mesmo, com suspensão rígida e tecnologia que garante a estabilidade dele nas situações de necessidade. Fora todo o aparato tecnológico de eletrônica embarcada sobre o produto. É um carro para entregar segurança mesmo. É um Poodle com Pele de Cordeiro, mas tem a inteligência de uma Águia.

O Corsa foi projetado para ser apenas um carro "popular" que foi "esquentado" com o motor 1.6 aqui no Brasil. É arisco, ágil e não leva desaforo pra casa. É um lobo com pele de Cordeiro, mas um Leopardo que não pensa muito e ataca sem medir muito as consequências.

Digo isso pq nós temos os dois carros que vc cita em seu Post. Nós temos um Polo HL Tsi Aut e um Corsa GLS 1.6 Man.

Carros totalmente diferentes, com sensações totalmente diferentes, feitos apenas com uma função, gerar experiências diferentes em seus ocupantes.
dalton_lopes escreveu: Domingo 07 2021f Março 2021 08:25:54 AMAgora q vc falou sobre a carga dos amortecedores, meu carro anterior, um Polo TSI, nao conseguia facilmente "afundar" o carro com a mão e era a carga do amortecedor. No corsinha, eu assopro encima do capô e ele abaixa...haha

Vou ver o q dá pra fazer quanto a carga dos amortecedores. Valeu!
Voltando ao Corsa a depender do conjunto que montou no seu carro, vc vai sentir diferença mesmo.

Entretanto sem sabermos as marcas dos componentes do que foi montado, não tenho nem como imaginar o porque de tanta moleza na suspensão.

Pelo que fala essa maciez excessiva, vc deve estar com molas diferentes das Fabrini e amortecedores diferentes dos TurboGás. Eu usei sempre Cofap no Corsa por não suportar o tanto de raspadas que o Monza deu com os Monroes e Nakatas em outro carro. Demais marcas de amortecedores nunca provei.

E vou te dizer:
Turbogás na veia;
Molass Fabrini;
Gasolina comum no tanque;
Pneus 185 60 14
Vidro aberto e som no talo (pra pensar na vida)

Me dá muita satisfação, tanto na estrada quanto na cidade.
Carro alto e firme sempre.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Lima.Lucas.Moura
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 08 2021f Julho 2021 11:08:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Lima.Lucas.Moura »

Olá Dalton! Tenho uma sugestão pra você.

Eu também não gosto dessa característica do Corsa. E consegui melhorar bastante isso apenas mudando a barra estabilizadora. O restante da suspensão continua tudo original.

Pós: O carro fica mais na mão e mais estável em altas velocidades e em curvas. Não fica uma 'geleia'.

Contra: Em asfalto defeituoso e em estrada de terra ele vai ficar mais desconfortável. Visto que a suspensão está mais 'travada', ela não absorve tanto as ondulações.

O Corsa originalmente tem barra estabilizadora de 18 mm (se não me engano são esses valores)

A GM tem mais duas barras que dá pra montar no Corsa:

- 21 mm (Montana frente Agile e Corsa Classic)
- 26 mm (Agile)

Eu uso a barra estabilizadora do Agile. O carro ficou bem travado. Sinto ele muito estável. Mas nas ruas esburacadas não da pra ir tão rápido. Daí, se quer uma pegada bem firme, usa a de 26 mm, como eu. Ou fique no meio termo com a de 21 mm.

Receita e dicas:

- A barra você consegue em desmanche. A minha eu consegui há um tempo por 100 reais. Só verifique se ela não está empenada e se está tudo ok.

Quando mudar a barra você vai precisar comprar um kit de buchas pra barra estabilizadora e os tubos de nylon que vão na barra. As buchas e abraçadeiras costumam não vir junto com os tubos de nylon.

Detalhe: Se você for usar a barra do Agile você vai ter um pouco de dificuldade de encontrar esse kit nas auto peças. Eu compro pelo MercadoLivre. Mas esteja bem atento se o kit é pro Agile mesmo e se as abraçadeiras são reforçadas (o kit do Agile é bem diferente dos outros e é fácil ver isso) e se os tubos são pra barra de 26 mm. Se conseguir encontrar em auto peças, verifique se está certo, o pessoal sempre confunde com a barra de 21 mm e vem errado.

Acredito que essa alternativa é bem em conta do que mudar toda a suspensão e é fácil de reverter se não gostar. Não precisa nem tirar a roda do carro pra mudar a barra, apenas levantar ele um pouco.

Espero ter te ajudado, Dalton.
Corsa Sedan GL 1.6 8v
-----------
Motor 1.6 com Cabeçote 1.4 roletado
Câmbio 6 marcha de Onix 1.4
Freio a disco mas 4 rodas de Vectra
Futuramente será turbo :twisted:
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Qual o diâmetro da barra dianteira do Corsa GSi? Alguém sabe?
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”