[DÚVIDA] - CAMBIO AUTOMÁTICO DO CORSA COM MAIS MARCHAS?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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Fernando 4100
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Re: [DÚVIDA] - CAMBIO AUTOMÁTICO DO CORSA COM MAIS MARCHAS?

Mensagem por Fernando 4100 »

A função do filtro esportivo é filtrar menos que o original. Por isso que alguns liberam potência. Se filtrar menos, é só seguir a lógica... Se andar em estrada de terra, vai entrar terra no motor.
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johnata dos anjos
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Mensagem por johnata dos anjos »

Ah entendi, então só vou chipar mesmo. Sim, e aquela função do caninho do filtro de ar FAZ SENTIDO?


johnata dos anjos
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Mensagem por johnata dos anjos »

Pessoal, revivendo o tópico :mrgreen:, então... estava vendo algumas informações sobre um câmbio que poderia ser colocado ao invés do cambio automático de 4 marchas. Acabei encontrando informações de que o Sonic usa o motor do GSI, só que ele foi "modernizado" para as novas emissões e uma potência a mais para se adequar ao peso maior do Sonic. Continuando sobre a transmissão, descobri que o Sonic usa o cambio automático GF6 que logo mais tarde foi equipado no Onix e Prisma, ele tem 6 velocidades. Então, como o Sonic usa o mesmo motor do GSI/GLS com câmbio de 6 velocidades, seria possível instalar este câmbio no Corsa? Pois é o mesmo motor, mas com um câmbio bem mais moderno do que o do Corsa Automático! O Sonic também tem câmbio manual, de cinco marchas, e as relações deles são muito parecidas com a do Corsa 1.6! Praticamente idênticas da 1° á 4° marcha, muda a 5° e a relação final.

Antes de tudo, mesmo sem saber se dá certo ou não, fiz um teste num jogo simulador, para eu ter um valor aproximado de como ficaria na vida real, chamado Live for Speed, para que eu possa ter um valor aproximado de como ficaria na vida real, onde com alguns programas posso colocar a potência e torque do jeito que eu quiser e também o RPM pico da potência e torque. Além disso posso também configurar aerodinâmica, peso, jogo de roda e pneus e número de marchas e relações do câmbio.

Carro configurado usado como base para testes, com o câmbio GF6 do Sonic: Corsa Sedan GLS 1.6 16V 1998

(Setup do carro)

102cv a 6000rpm
14,8kgfm a 4000rpm
Corte de giro a 6500rpm
46L de tanque (50% de combustível usado no teste)
1025KG
0.35 CX
Jogo de roda e pneus 185/60/14

Nesta setup que foi testada com o câmbio GF6 do Sonic. As relações foram tiradas de acordo com fichas técnicas do Sonic.

(Especificações do câmbio no jogo)

Automático de 6 velocidades
Relações:
1° 4,449:1;
2° 2,908:1
3° 1,893:1
4° 1,446:1
5° 1,000:1
6° 0,742:1

Ré: 2,871:1
Relação final (Diferencial): 3,720:1

Velocidade por marcha: Imagem

(Rotações em regimes de 6° marcha)

RPM a 100 Km/h de 6°: 2500-2600RPM
RPM a 120 Km/h de 6°: 3.100RPM
RPM a 140 Km/h de 6°: 3.600RPM
RPM a 160 Km/h de 6°: 4.100RPM

As medições de velocidades a seguir são aproximadas pois não tem como ser 100% real, depende muito, pode ser pra mais ou pra menos.

0-50 Km/h - 3,28 Segundos
0-100 Km/h - 9,88 Segundos
0-150 Km/h - 23,44 Segundos
200 Metros - 10,97 Segundos
400 Metros - 16,95 Segundos

Na minha opinião, ficou muito bom, em baixo regime de rotação ele é excelente em retomadas, ele dá uma morrida na quinta por causa da relação longa. A velocidade máxima que consegui colocar nele foi de 190Km/h, numa reta de 2,5km (no jogo tá?! :mrgreen:). Não consegui passar mais do que isso, no cambio manual original do Corsa consegui colocar 200 e pouco, ou seja perde rendimento de alta, mas pra quem quer um carro automático não está preocupado com desempenho e sim no conforto. A diferença de rotação a 120 do automático GF6 testado para o manual original do Corsa é de 400rpm, possa ficar com um consumo parecido com o manual nesse regime de velocidade. A diferença de desempenho com esse cambio GF6 para o 4 marchas do Corsa, é grande! Efeito de comparação, o 4 marchas fez 10,72 segundos no 0-100, quase 11 segundos, contra 9,88 do automático do Sonic, e em retomadas é gritante a diferença.

Então galera, desculpa pelo "textão" kkk mas foi por uma boa causa! Espero que seja possível, onde essa adaptação seria única até no mundo 8). Abraços!


SemControle
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Mensagem por SemControle »

"tudo é igual só muda a relação final", então muda tudo, vc ainda ta louco pra mexer em algo extremamente sensível pro carro ficar bom ou uma bost@, isso pensando só em relação, mas vc ainda quer mudar cambio, nos seus testes ja da pra notar q não é as mil maravilhas,
esta anos luz de fator determinante pra escolher um cambio ser a suposta velocidade final q o carro chega, suposta pq calculo de giro, relação, dados de roda é fácil e preciso, nos cálculos vc põe até cambio de omega q aceita continha, a pratica não vive so desses cálculos, seu 1.6 é diferente do GSI, é diferente do sonic, é diferente ate de outro 1.6 idêntico ao seu, pode ser bem próximo.....
além do detalhe de não ser apenas encaixou está pronta a engenharia, não funciona igual lego....

todo motor F1 muda pequenos detalhes, então num cenário muito pessimista, extremamente pessimista c uma flange vc encaixa outro cambio de F1
so q os pequenos detalhes é q fazem tanta diferença e longevidade ao idoso F1, so no corsa veio de 1.0 ate 1.8 c dezenas de diferenças em cada fase, até mesmo na linha Fiat foi usado, diga-se de passagem, foi mais bem detalhado lá do q na linha GM, então seu leque de possibilidades só no próprio corsa é enorme, mas agora tem os 1.4 q entram no jogo pra brincar tmb

se vc não se aguenta e quer mudar o cambio, vai ser muito mais trabalhoso encontrar um cambio pra casar bem no seu carro, como o caminho é longo ja encerro por aqui.....deixo vc se divertir c as buscas, mas ja vejo q ta bem resolvido sobre o q usar.....
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johnata dos anjos
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Mensagem por johnata dos anjos »

SemControle escreveu: Sexta-feira 22 2021f Outubro 2021 09:29:01 AM "tudo é igual só muda a relação final", então muda tudo, vc ainda ta louco pra mexer em algo extremamente sensível pro carro ficar bom ou uma bost@, isso pensando só em relação, mas vc ainda quer mudar cambio, nos seus testes ja da pra notar q não é as mil maravilhas,
esta anos luz de fator determinante pra escolher um cambio ser a suposta velocidade final q o carro chega, suposta pq calculo de giro, relação, dados de roda é fácil e preciso, nos cálculos vc põe até cambio de omega q aceita continha, a pratica não vive so desses cálculos, seu 1.6 é diferente do GSI, é diferente do sonic, é diferente ate de outro 1.6 idêntico ao seu, pode ser bem próximo.....
além do detalhe de não ser apenas encaixou está pronta a engenharia, não funciona igual lego....

todo motor F1 muda pequenos detalhes, então num cenário muito pessimista, extremamente pessimista c uma flange vc encaixa outro cambio de F1
so q os pequenos detalhes é q fazem tanta diferença e longevidade ao idoso F1, so no corsa veio de 1.0 ate 1.8 c dezenas de diferenças em cada fase, até mesmo na linha Fiat foi usado, diga-se de passagem, foi mais bem detalhado lá do q na linha GM, então seu leque de possibilidades só no próprio corsa é enorme, mas agora tem os 1.4 q entram no jogo pra brincar tmb

se vc não se aguenta e quer mudar o cambio, vai ser muito mais trabalhoso encontrar um cambio pra casar bem no seu carro, como o caminho é longo ja encerro por aqui.....deixo vc se divertir c as buscas, mas ja vejo q ta bem resolvido sobre o q usar.....
Opa, eu entendo, estava vendo sobre a aplicação e vi que é diferente, mesmo sendo o mesmo motor muda muita coisa como você disse.


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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Sem contar que... Programa de cálculo de desempenho não costuma diferenciar câmbio automático de manual (a menos que se preencha a potência em algum campo). E apesar do automático ser mais longo, a potência na roda geralmente é menor, ou seja, SEMPRE vai render menos no final das contas.
A brincadeira em si é legal e ensina muito. Mas na prática, o cabra tem que saber bem onde tá se metendo, principalmente quando quer montar algo que nunca foi feito. Fica eternamente na tentativa e erro.
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