Manutenção freio, amortecedor e DH

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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Bange
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Manutenção freio, amortecedor e DH

Mensagem por Bange »

Hoje resolvi meter a mão na graxa...

Faz tempo que não mexo no carro e tenho notado algumas diferenças no freio, a DH endurece em algumas manobras e na última vistoria do GNV, a eficiência dos amortecedores estava com 60%...

Comecei pelo freio...troquei as pastilhas (Cobrec), e os discos (Vargas/TRW).
Freio1 (1).jpg
Vou ter que tercerizar a DH, pois é difícil obter reparos pra bomba.

Os amortecedores não sei se eu mesmo troco...o problema é a mola montada nos dianteiros...se eu conseguir as pinças emprestadas...
Já tive dando uma olhada nos códigos dos fabricantes de renome...sempre usei Cofap convencional, mas estou pensando em trocar pra algum modelo com gás...
Nakata
Convencional> SE 30727 - AC 30728
Gás> HG 30853 - HG 31106

Cofap
Super> MP30191 - B.47061
Gascharged> GP30192 - GB47061

Monroe
OESpectrum> SP034 - SP035
Convencional> 38034 - 38035

Vou trocar as molas também...
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Bange
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Mensagem por Bange »

Como única tentativa a fazer para a DH, drenei todo o óleo velho, retirei o recipiente, lavei com água, gasolina, álcool e sequei com o compressor...recoloquei no lugar, conectei a mangueira de ida e na de volta coloquei um pano para filtragem e tampei o cano da entrada no recipiente...a ideia foi pegar mais alguma sujeira no sistema...nem tava tão sujo.
CAM02793.jpg
Liguei o motor e movimentei o volante várias e várias vezes pra um lado e outro...
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Bange
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Mensagem por Bange »

CAM02794.jpg
Em qualquer situação, o volume de óleo era o mesmo...pode até nem estar com a pressão de uma bomba nova, mas a direção ficou macia...vou rodar um tempo pra ver se não apresenta o problema novamente.

Amanhã serão os amortecedores...vou morrer em 150,00 pra trocar tudo...
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Felipsouza13
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Mensagem por Felipsouza13 »

Opa Blz Bange!?

Amanhã também vou comprar um par de amortecedores dianteiros pro meu Wind.. Aqui em BH encontrei Cofap Convencional por 299$, agora resta orçar o restante das peças e a mão de obra! Boa sorte na instalação! Valeu!
Corsa Wind 1999 2º Dono desde os 43.000km! Atualmente com 63.000km!
Fotos: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=105045
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Mensagem por Bange »

Molejo novo...carro ficou durinho e uns 3cm mais alto com as molas novas...quando se troca o amortecedor, nunca é só o amortecedor...vai prato com rolamento, calço das molas, coxim...e pra finalizar um pivôt da direção...amanhã vou trocar e retorno pro alinhamento e cambagem se precisar...
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Felipsouza13
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Mensagem por Felipsouza13 »

Top! Bom saber, essa semana preciso revisar a suspensão!
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Mensagem por Bange »

Bom, até agora apenas a DH não ficou legal, pois voltou a endurecer em algumas manobras e estou quase certo que seja a bomba, pois quando endurece e acelero ela fica mais leve, caracterizando pouca pressão em rotação menor...já vi o preço de uma nova DHB, e dependendo do orçamento do reparo, eu compro e ponho uma nova.

Custos até o momento:
Pastilha de freio Cobrec 34,00
Disco de freio Varga/TRW 117,00
Ponteira de direção (pivôt) TRW 35,00
Velas NGK BPR6EY 40,00
Filtro de ar Fram CA5496 10,50
Óleo Dexron II 1l 14,50
2 Amortecedor diant COFAP GP30112 341,00
2 Amort tras GM/COFAP GM93310409 211,00
2 Kit amort diant 13,00
2 Coxim amort diant 53,00
2 calço mola tras 11,50
2 calço mola diant 15,00
2 molas Fabrini tras 219,80
2 molas Fabrini diant 139,80
Flange (prato) c/ rolam 26,00
3 l Havoline SN 45,00
Filtro de óleo 12,00
M.O amort + alinham + camb 290,00

1628,10

Ainda não coloquei as novas velas e faltou inspecionar os calços do motor e caixa...só segunda...
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Mensagem por Bange »

Velas colocadas, motor estável e saudável...estou testando espaçamento de 0,83, daqui a 6 meses mudo pra 0,86, só pra ver como fica...

Calço da caixa só estava viciado, sem rupturas...calço do motor lado carona, estourado...motor com AC + DH, é brabo pra trocar, já tentei de tudo, só falta tirar a bomba da DH e já que vou tirar, vou trocar a "poli V" também...lado motorista perfeita.
Bange
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Mensagem por Bange »

Foi osso tirar o calço...tirei o coletor do escape, a bomba da DH (já mandei pro conserto), o radiador...finalmente saiu...
m_CAM02797.jpg
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Mensagem por Bange »

m_CAM02799.jpg
Usei 2 macacos pra baixar e movimentar o motor, deslocando pra dar mais espaço...
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