Troca de Pastilhas do Freio. Ruído.

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Re: Troca de Pastilhas do Freio. Ruído.

Mensagem por awaked »

Aí a chance é grande, claro que as pastilhas vão se moldar com o disco imperfeito. Quando isso acontecer pode que pare o barulho.
Não é a lona? Certeza?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Também só uso COBREC, nos carros que tenho...mas o grito ou apito aprendi desde a primeira troca que se deve dar uma quebrada nas quinas (todas, com lixamento).

Em relação ao disco, o seu desgaste nunca é por igual e sempre apresentará algumas imperfeições (ondulações), em sua superfície, mas antes de uma troca eu sempre observo o limite mínimo de sua espessura, pois se o limite não foi atingido, é possível dar um "passe" em um torneiro mecânico (nem sempre o preço compensa), ou nas casas especializadas em freio, que tenham um torno*.

Um outro cuidado que nem sempre os mexânicos observam, é a oscilação do disco após montagem (quando se troca ou se retira para um passe), através de um relógio comparador...não observar a planicidade e espessura não é nada profissional...

https://www.youtube.com/watch?v=KEvSP1PMMgk

De toda forma, mesmo com tudo observado e corrigido, sempre haverá um período de adaptação entre a pastilha/sapata e o disco/tambor, até que ambas as superfícies fiquem 100% em contato.

*Torno é um equipamento caro e um operador qualificado está cada vez mais difícil e caro para o lojista...nem todas as casas tem.


Felipe Guillen
:: Millennium ::
Mensagens: 132
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 09:51:04 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Felipe Guillen »

Bange escreveu:Também só uso COBREC, nos carros que tenho...mas o grito ou apito aprendi desde a primeira troca que se deve dar uma quebrada nas quinas (todas, com lixamento).

Em relação ao disco, o seu desgaste nunca é por igual e sempre apresentará algumas imperfeições (ondulações), em sua superfície, mas antes de uma troca eu sempre observo o limite mínimo de sua espessura, pois se o limite não foi atingido, é possível dar um "passe" em um torneiro mecânico (nem sempre o preço compensa), ou nas casas especializadas em freio, que tenham um torno*.

Um outro cuidado que nem sempre os mexânicos observam, é a oscilação do disco após montagem (quando se troca ou se retira para um passe), através de um relógio comparador...não observar a planicidade e espessura não é nada profissional...

https://www.youtube.com/watch?v=KEvSP1PMMgk

De toda forma, mesmo com tudo observado e corrigido, sempre haverá um período de adaptação entre a pastilha/sapata e o disco/tambor, até que ambas as superfícies fiquem 100% em contato.

*Torno é um equipamento caro e um operador qualificado está cada vez mais difícil e caro para o lojista...nem todas as casas tem.
Obrigado pelo esclarecimento! No momento vou esperar e ver se a pastilhas se adaptam com o disco, se demorar muito tempo e se tiver $$ disponível eu vou trocar os discos mesmo.
Andei pesquisando e vi alguns disco ventilados, o preço não é tão diferente se comparado com alguns discos sólidos. Caso eu troque por esses discos ventilados, terei que fazer alguma adaptação ou é só tirar o disco usado+ e colocar o novo?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Procure sempre trocar por peças indicadas pela montadora...não se deixe levar por propagandas...em tese, as montadoras usam algo que foi testado e aprovado sob determinadas condições para o seu carro.

Eu procuro sempre as peças originais ou ao menos do mesmo fabricante que a montadora também usa e por último, peças de fabricantes com renome no mercado.

Tudo tem especificações, nem todas estão ao nosso alcance...como a comprovação da qualidade do material, mas se os itens de furação, diâmetro e espessura forem as mesmas, não há razão para adaptações.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Não vejo porque trocar por discos ventilados. Tem que ver se a pinça vai ter largura suficiente pra dar conta, não sei como fica isso.
Se são discos sólidos devem ser mais baratos ainda do que mencionei, certamente não compensa retificar pelo valor da mão de obra.


Felipe Guillen
:: Millennium ::
Mensagens: 132
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 09:51:04 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Felipe Guillen »

É, quando eu for trocar os discos vou a procura de uma peça genuína mesmo que ai é certeza, ai eu aviso aqui.
Muito obrigado pelos esclarecimentos!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”