[DÚVIDA] - O que influencia no conforto do carro?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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awaked
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Mensagem por awaked »

Só atente que o perfil é a porcentagem da largura. Diminuir pra 185/55 não dará muita diferença. Você aumentou o perfil e diminuiu a largura, o resultado é que fica quase na mesma. Diferença tem, mas mínima, vai sentir mais o conjunto novo mesmo.


Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

O que o Awaked disse realmente é um dos fatores mais relevante no aspecto conforto do carro, os pneus novos!

Pneus novos quando ainda estão macios além darem uma bela melhorada no amortecimento do conjunto, melhoram a leveza na direção....no meu Corsa B era direção mecanica, e quando coloquei pneus zeros nele, pelo menos por uns tempos a direção ficou digamos "semi-hidráulica" :lol: ..birncadeira, mas que ficou mais leve, ficou! Fato constatado!

Cara você disse exatamente o que eu entendo ao meu ver, o grande diferencial na suspensão do Corsa B para o C, o subchassi...só a nível de comparação, me parece que em matéria de projeto a suspensão do Corsa C é mais semelhante a do Astra, ela é bem mais complexa que a do B, e talvez seja por conta disso que o Corsa C consegue "aceitar" melhor um aro 15 com pneus mais largos e perfil menores, sem que pouco se perca em matéria de conforto.

Eu particularmente não senti nenhuma, ou imperceptível diferença em trocar as 14 originais com pneus 175/65 para as 15 com pneus 185/55, o conforto ficou praticamente igual, e ainda ganhei em estabilidade, o carro fica "mais na mão" em curvas e na estrada.

Eu ainda acho que a GM poderia muito bem ter equipado de fábrica as versões SS e Premium do Corsa C com aro 15, ficaria bem mais harmonioso com o carro esteticamente, mas existem os malditos custos...:?
"Corseando e desfilando por ai"

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djxand
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Mensagem por djxand »

Fred Figueiredo escreveu:O que o Awaked disse realmente é um dos fatores mais relevante no aspecto conforto do carro, os pneus novos!

Pneus novos quando ainda estão macios além darem uma bela melhorada no amortecimento do conjunto, melhoram a leveza na direção....no meu Corsa B era direção mecanica, e quando coloquei pneus zeros nele, pelo menos por uns tempos a direção ficou digamos "semi-hidráulica" :lol: ..birncadeira, mas que ficou mais leve, ficou! Fato constatado!

Cara você disse exatamente o que eu entendo ao meu ver, o grande diferencial na suspensão do Corsa B para o C, o subchassi...só a nível de comparação, me parece que em matéria de projeto a suspensão do Corsa C é mais semelhante a do Astra, ela é bem mais complexa que a do B, e talvez seja por conta disso que o Corsa C consegue "aceitar" melhor um aro 15 com pneus mais largos e perfil menores, sem que pouco se perca em matéria de conforto.

Eu particularmente não senti nenhuma, ou imperceptível diferença em trocar as 14 originais com pneus 175/65 para as 15 com pneus 185/55, o conforto ficou praticamente igual, e ainda ganhei em estabilidade, o carro fica "mais na mão" em curvas e na estrada.

Eu ainda acho que a GM poderia muito bem ter equipado de fábrica as versões SS e Premium do Corsa C com aro 15, ficaria bem mais harmonioso com o carro esteticamente, mas existem os malditos custos...:?
É amigo, o jeito é já ir pensando na futura troca de pneus...

Legal saber que o subchassi do C é semelhante ao Astra. Essa foi uma grnade evolução nas suspensões que infelizmente o B não pode participar. E mais interessante ainda o seu relato que não sentiu diferença perceptível no uso de aro 15... nesse caro, as versões SS poderiam mesmo ter vindo com esse tamanho de aro, já que com aro 14 não tiveram tanta graça no visual.
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djxand
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Mensagem por djxand »

awaked escreveu:Só atente que o perfil é a porcentagem da largura. Diminuir pra 185/55 não dará muita diferença. Você aumentou o perfil e diminuiu a largura, o resultado é que fica quase na mesma. Diferença tem, mas mínima, vai sentir mais o conjunto novo mesmo.
A diferença deve ser pouca sim, mas analisando as medidas, teremos algum ganho de conforto:

- Perfil 55: maior distância do solo, portanto maior absorção de choques pela ''altura'' do pneu
- Largura 185: menor área de contato com o solo, logo uma menor área de transferência de irregularidades para o carro.

Isso somado à maciez do pneu novo, pode-se ter um ganho na rodagem. Mas somente na prática para conferir... :D
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awaked
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Mensagem por awaked »

Só que um perfil 55 não é igual no pneu 195 e no 185. No pneu 185 o 55 é menor do que no 195, entendeu?

Por isso perfil 50 do 195 é praticamente igual ao perfil 55 do 185, não vai levantar.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

perfil é em porcentagem.....
sendo ambos 55 será 55% de 195 e 55% de 185
no 195 seria 53,625mm de altura do pneu e no 185 seria 50,875mm de altura, pode parecer pouco, mas se levar em conta tmb o perímetro do pneu começa a dar diferença na marcação de quilometragem e velocidade.....
Rua não é disputa, é convivência.
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EHDS
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Mensagem por EHDS »

E ae galera! blz?
Então, tenho um Corsa Hatch Joy 06, e de 1 ano pra cá venho reparando melhor no comportamento da suspensão. No ultimo ano troquei os amortecedores, molas e pneus, mas mesmo assim continuo não gostando do resultado.
Os problemas são os seguintes:
1 - Conforme mencionado, parece que as pequenas imperfeições da pista estão sendo cada vez menos filtradas.
2 - Parece que está perdendo um pouco de estabilidade, mesmo à baixas velocidades. Lembra um pouco a suspensão do Peugeot 207, que não tem muita firmeza em cargas laterais (rolagem).

Acho que agora vou partir pras buchas, pivô... sei lá!
Alguém passou por algo parecido ou sabe de algo que possa influenciar tb?

Vlww


awaked
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Mensagem por awaked »

EHDS, pneus. Veja os pneus. Com o tempo eles ressecam, se meia vida ou gastos ficam secos. Pneus novos são sempre mais macios, depende da medida deles também.


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