[DÚVIDA] - O que influencia no conforto do carro?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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djxand
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[DÚVIDA] - O que influencia no conforto do carro?

Mensagem por djxand »

Pessoal,

Meu carro tem amortecedores com apenas 2 anos de uso, e uso molas originais. Porém, está batendo muito seco em qualquer ondulação do asfalto.

Que componentes além de amortecedor e mola poderiam influenciar no conforto ao rodar?
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Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Fala Djxand, beleza? Como anda o Corsinha azul lion?

Bem cara, coxins, batentes, buchas, são componentes que fazem parte do conjunto e que podem influenciar no conforto se estiverem gastos.....

Mas você também anda de aro 15 né? Perfil baixo? Não adianta cara, andei de aro 15 também no meu antigo Corsa B e mesmo com 4 amortecedores originais GM novos, molas novas Cofap e kits de suspensão novos originais (batentes, coxins..) volta e meia sentia, dependendo das ondulações e buracos uma pancadinha mais seca, mais dura, a suspensão não filtrava muito bem em comparação as originais.....em matéria de estética o carro fica top, mas em matéria de conforto pela minha experiência, parece que o Corsa B não aceita muito de boa os aro 15 não.

Bem, mola cansada também da diferença, os amortecedores tem 2 anos de uso, mas estão com ação ainda? São alguns fatores que realmente influenciam no conforto... :?
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awaked
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Mensagem por awaked »

Pneu é o principal fora a mola. Mesmo bons no visual podem estar velhos, ressecam e endurecem, a calibragem deles também conta.

Por isso muita gente quando troca por novos acha que ficou mais leve e macio, porque ficou mesmo. Isso mantendo medidas rigorosamente iguais.


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djxand
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Mensagem por djxand »

Fred Figueiredo escreveu:Fala Djxand, beleza? Como anda o Corsinha azul lion?

Bem cara, coxins, batentes, buchas, são componentes que fazem parte do conjunto e que podem influenciar no conforto se estiverem gastos.....

Mas você também anda de aro 15 né? Perfil baixo? Não adianta cara, andei de aro 15 também no meu antigo Corsa B e mesmo com 4 amortecedores originais GM novos, molas novas Cofap e kits de suspensão novos originais (batentes, coxins..) volta e meia sentia, dependendo das ondulações e buracos uma pancadinha mais seca, mais dura, a suspensão não filtrava muito bem em comparação as originais.....em matéria de estética o carro fica top, mas em matéria de conforto pela minha experiência, parece que o Corsa B não aceita muito de boa os aro 15 não.

Bem, mola cansada também da diferença, os amortecedores tem 2 anos de uso, mas estão com ação ainda? São alguns fatores que realmente influenciam no conforto... :?
Olá Fred, tudo bem e vc? O Corsinha vai melhorando sempre q possível, rsrs

Agradeço por ter me respondido. Exatamente, eu uso aro 15 nas medidas 195 / 50, acho que isso realmente está influenciando. Ainda mais pelo seu relato, que trocou tudo e ainda assim não ficou tão confortável. A razão disso, pelo menos em parte, deve ser a falta so subchassi, que só foi surgir no Corsa C... sorte a sua hein, rsrs

Acredito que os amortecedores estejam bons, pelo fato de ficarem firmes naquele teste que fazemos pressionando um dos cantos do carro. Mas só um especialista de confiança para dizer com certeza...

Na próxima troca de pneu, vou cogitar um modelo 185 / 55, para ter um pouco mais de conforto. O seu é de qual marca? Vc recomenda?

Abraço!
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djxand
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Mensagem por djxand »

awaked escreveu:Pneu é o principal fora a mola. Mesmo bons no visual podem estar velhos, ressecam e endurecem, a calibragem deles também conta.

Por isso muita gente quando troca por novos acha que ficou mais leve e macio, porque ficou mesmo. Isso mantendo medidas rigorosamente iguais.
Fala Awaked, grato por responder.

Na próxima troca de pneus vou procurar um menos largo e com perfil ligeiramente maior. O ressecamento da borracha pode estar sim afetando a harmonia do conjunto.

Abraço!
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awaked
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Mensagem por awaked »

Só atente que o perfil é a porcentagem da largura. Diminuir pra 185/55 não dará muita diferença. Você aumentou o perfil e diminuiu a largura, o resultado é que fica quase na mesma. Diferença tem, mas mínima, vai sentir mais o conjunto novo mesmo.


Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

O que o Awaked disse realmente é um dos fatores mais relevante no aspecto conforto do carro, os pneus novos!

Pneus novos quando ainda estão macios além darem uma bela melhorada no amortecimento do conjunto, melhoram a leveza na direção....no meu Corsa B era direção mecanica, e quando coloquei pneus zeros nele, pelo menos por uns tempos a direção ficou digamos "semi-hidráulica" :lol: ..birncadeira, mas que ficou mais leve, ficou! Fato constatado!

Cara você disse exatamente o que eu entendo ao meu ver, o grande diferencial na suspensão do Corsa B para o C, o subchassi...só a nível de comparação, me parece que em matéria de projeto a suspensão do Corsa C é mais semelhante a do Astra, ela é bem mais complexa que a do B, e talvez seja por conta disso que o Corsa C consegue "aceitar" melhor um aro 15 com pneus mais largos e perfil menores, sem que pouco se perca em matéria de conforto.

Eu particularmente não senti nenhuma, ou imperceptível diferença em trocar as 14 originais com pneus 175/65 para as 15 com pneus 185/55, o conforto ficou praticamente igual, e ainda ganhei em estabilidade, o carro fica "mais na mão" em curvas e na estrada.

Eu ainda acho que a GM poderia muito bem ter equipado de fábrica as versões SS e Premium do Corsa C com aro 15, ficaria bem mais harmonioso com o carro esteticamente, mas existem os malditos custos...:?
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Fred Figueiredo escreveu:O que o Awaked disse realmente é um dos fatores mais relevante no aspecto conforto do carro, os pneus novos!

Pneus novos quando ainda estão macios além darem uma bela melhorada no amortecimento do conjunto, melhoram a leveza na direção....no meu Corsa B era direção mecanica, e quando coloquei pneus zeros nele, pelo menos por uns tempos a direção ficou digamos "semi-hidráulica" :lol: ..birncadeira, mas que ficou mais leve, ficou! Fato constatado!

Cara você disse exatamente o que eu entendo ao meu ver, o grande diferencial na suspensão do Corsa B para o C, o subchassi...só a nível de comparação, me parece que em matéria de projeto a suspensão do Corsa C é mais semelhante a do Astra, ela é bem mais complexa que a do B, e talvez seja por conta disso que o Corsa C consegue "aceitar" melhor um aro 15 com pneus mais largos e perfil menores, sem que pouco se perca em matéria de conforto.

Eu particularmente não senti nenhuma, ou imperceptível diferença em trocar as 14 originais com pneus 175/65 para as 15 com pneus 185/55, o conforto ficou praticamente igual, e ainda ganhei em estabilidade, o carro fica "mais na mão" em curvas e na estrada.

Eu ainda acho que a GM poderia muito bem ter equipado de fábrica as versões SS e Premium do Corsa C com aro 15, ficaria bem mais harmonioso com o carro esteticamente, mas existem os malditos custos...:?
É amigo, o jeito é já ir pensando na futura troca de pneus...

Legal saber que o subchassi do C é semelhante ao Astra. Essa foi uma grnade evolução nas suspensões que infelizmente o B não pode participar. E mais interessante ainda o seu relato que não sentiu diferença perceptível no uso de aro 15... nesse caro, as versões SS poderiam mesmo ter vindo com esse tamanho de aro, já que com aro 14 não tiveram tanta graça no visual.
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awaked escreveu:Só atente que o perfil é a porcentagem da largura. Diminuir pra 185/55 não dará muita diferença. Você aumentou o perfil e diminuiu a largura, o resultado é que fica quase na mesma. Diferença tem, mas mínima, vai sentir mais o conjunto novo mesmo.
A diferença deve ser pouca sim, mas analisando as medidas, teremos algum ganho de conforto:

- Perfil 55: maior distância do solo, portanto maior absorção de choques pela ''altura'' do pneu
- Largura 185: menor área de contato com o solo, logo uma menor área de transferência de irregularidades para o carro.

Isso somado à maciez do pneu novo, pode-se ter um ganho na rodagem. Mas somente na prática para conferir... :D
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Mensagem por awaked »

Só que um perfil 55 não é igual no pneu 195 e no 185. No pneu 185 o 55 é menor do que no 195, entendeu?

Por isso perfil 50 do 195 é praticamente igual ao perfil 55 do 185, não vai levantar.


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