[DÚVIDA] - Câmbio do Cruze no Classic

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
stroker
:: ST ::
Mensagens: 890
Registrado em: Sábado 23 2004f Outubro 2004 11:40:18 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por stroker »

Boa!
Agora traduz essa sopa de números para mim. Embarassed

Considerando um motor com 18,2 kgfm de torque (original 1.8 8V flex), qual seria o melhor câmbio, visando o conforto? O original 5M do Corsa ou as 6M do Cruze?

A caixa automática é fora de cogitação. Muito trabalho para fazer as centrais "conversarem".
oque eu uso com o motor 1.8 é esse

F17 WR 3.94
dos vectra novo 2.0 8v

ficou ótima a relação.
corsa 1.4 flex turbo
S-10 LTZ
corsa wind 1.8(transformando em GSI)
gol g6 1.6


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Stroker, até onde sei o câmbio dos motores F2 tem que mexer neles para encaixar no bloco F1. Estava pensando no mínimo possível de adaptação...

Se for pensar nesse tipo de adaptação, eu iria para os F18WR extra longo. 130Km/h girando 3000RPM é uma delícia!
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nem tinha visto a pergunta, então é a relação de marchas, vc pode usar a calculadora de cambio pra ver a suposta final....
,a questão é q não adianta por o cambio ultra mega super max belgol F18WR GG num motor pequeno, a teoria daria certinho q em 3K rpms vai estar assim assado, a questão é a falta de torque no motor pra empurrar esse cambio.....e seria tao longo q a primeira dessa cambio seria longa tipo partir com seu cambio em segunda ou terceira....
por isso de por cambio mais longo em motor original nem sempre é uma boa, da certo até certo ponto, vc pode alongar um pouco, ai coloquei a relação de cada marcha pra vc comparar com seu cambio e brincar de matemática fazendo umas continhas pra ver se da um bom negocio.....tem q ser levado em conta não apenas a q máxima teoricamente vai chegar....
pode ver q são raríssimas as vezes q um motor e cambio originais chegam a cortar a 5º marcha, pq falta força pra chegar nesse ponto.....imagina alongar, em vezes de chegar perto dos 6K rpms vc vai acelerar tudo q pode não vai cortar e não vai passar de 4K rpms, pode parecer bom negocio pegar estrada e economizar, mas qnd o cambio é longo ele começa de cedo longo, tirar do lugar o carro dando 4K rpms e ainda sair tremendo tudo pode não ser a saída....
aki esta a relação de um sedan de 71cv, acho q 2003, so pra ter a base, se jogar na calculadora vc consegue comparar c a mesma rotação a velocidade q consegue com os 2 câmbios.....

1a marcha - 4,27
2a marcha - 2,35
3a marcha - 1,48
4a marcha - 1,05
5a marcha - 0,80
Ré - 3,31
Redução do diferencial 4,87
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

calculei por ex a 2500rpms
nessa cambio do corsa q postei em 1º estaria a 12km/h 2º a 23km/h 3º a 36km/h 4º a 51km/h em 5º a 68km/h
no cambio do cruze nas mesmas condições
1º a 16km/h 2º a 29km/h 3º a 43km/h 4º a 59km/h 5º a 72km/h 6º a 85km/h

se pensar no corte em 6500 pra ser bem otimista corsa a 176 cruze a 221

qq coisa http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

SemControle, lembre-se que essa configuração seria para um motor 1.8 com o cabeçote roletado do 1.4. Então viria um pouco mais de potência e torque que o 1.8 original.
Usar essa configuração no atual 1.nada é pedir para passar raiva no trânsito.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

então o correto é puxar a relação do 1.8 original pra comparar
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”