[DÚVIDA] - Quais os danos causados por freada brusca com derrapagem

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
rfugimoto
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Domingo 28 2014f Setembro 2014 10:52:37 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Quais os danos causados por freada brusca com der

Mensagem por rfugimoto »

Olá pessoal,

Sou novo por aqui, e estive pesquisando sobre quais os danos causados à todo o veículo que não tem ABS, quando é necessária uma freada brusca, em torno de 140km/h para reduzir para uns 80km/h , havendo travamento das rodas dianteiras.

Pergunto isso pois passei por uma situação assim em uma BR, quando o carro da frente freou bruscamente, acredito que o motorista tenha feito isso por ter pensado ter visto um radar. Tive que frear com tudo para não bater atras. Devo ter derrapado uns 30 metros nesta freada.

Por isso pergunto:
1. Devido as rodas estarem travadas, e eu não ter pisado na embreagem, será que o carro "morre"?

2. Há o risco de entortar peças da suspensão e desalinhar as rodas?

Por enquanto são estas as dúvidas, agradeço desde já as opiniões de vocês.

Ps: Corsa Hatch Premium 1.4


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Numa frenagem brusca, seja lá de que forma for, mas sem batida nenhuma, o único problema é o desgaste acentuado do pneu no trecho da banda de rodagem que ficou em contato com o solo devido ao travamento das rodas (se só freio de pé > rodas dianteiras...se freio de mão > rodas traseiras).

Se a coisa foi muito prolongada, o desgaste é certo e a coisa pode ser sentida desde uma leve vibração até algo bem incômodo ao rodas em asfalto liso...e até onde sei não há meio (comercial), de recuperar o pneu... é conviver com o problema ou trocar por novos...


JCordova
:: Piquet ::
Mensagens: 247
Registrado em: Sexta-feira 21 2014f Março 2014 10:16:18 AM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JCordova »

Só uma coisa: quando se freia, numa maior velocidade, a embreagem é a ultima coisa q voce pensa, só quando esta praticamente parado, só pra não morrer de vez. Se pisar na embreagem antes de frear o carro perde o freio motor e fica solto, largando mais peso nas pinças.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

JCordova escreveu:Só uma coisa: quando se freia, numa maior velocidade, a embreagem é a ultima coisa q voce pensa, só quando esta praticamente parado, só pra não morrer de vez. Se pisar na embreagem antes de frear o carro perde o freio motor e fica solto, largando mais peso nas pinças.
sim sim, melhor coisa trabalhar em cima de freio motor.....
qnd se é algo esperado ainda da pra aproveitar muito mais trabalhando em reduzidas pra ja sustentar a rotacao no ponto de mais torque e ja ter reaceleracao superior....


agora tirando essa base ai de uns 30 metros de freiada, até q eu nao tava tao mal qnd bati, eu vinha acelerando ainda qnd vi q estava a 140, a marca deixada no chao foi de mais de 40 metros, até q bati :D mas foi na cidade.....mas creio q na hora q bateu mesmo ja estava quase parando, eu joguei o cara pra dentro da garagem, e nem air bag acionou....entao devia estar devagar ja, bem menos q 80...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


rfugimoto
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Domingo 28 2014f Setembro 2014 10:52:37 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rfugimoto »

É realmente, os dois pneus ficaram bem desgastados em um local só, depois que eu fui ver isso. Tanto que logo após este ocorrido, o volante tremia bastante depois dos 120km/h , tive que trocar os dois pneus, mas como já estavam menos de meia vida então só adiantou a hora de trocar..

Meu medo mesmo é ter danificado a suspensão devido ao alto esforço da frenagem..

E depois que eu fiquei pensando, devido as rodas estarem travadas, o motor não morre? Foi tão rapido que eu nem lembro se morreu, só lembro que quando eu soltei o freio eu engatei 4ª e continuei, mas talvez eu não tenha percebido que o motor morreu devido ao susto e o carro pegou no tranco em 4ª a 80km/h :(

O que voces acham?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

rfugimoto, não, a suspensão sofre mais, mas nada que possa estragar ela. Supondo que fique fazendo isso direto você abrevia a vida útil das peças, mas não estraga elas por faz, só se algo já estava pra quebrar, um batente... bucha...

Eu acho difícil travar a roda nessa velocidade, bem difícil, ela trava fácil em velocidades mais baixas. Considere a qualidade do pneu e desgaste. O ABS não salva nada, pense num pneu careca, o ABS detecta que travou e larga, travou larga... é isso que ele faz. Portanto com pneus ruins um freio com ABS pode levar o carro a parar muito depois de um freio "comum" controlado. Por isso abs em barro é um sistema separado em caminhonetes, e é tecnologia nova, um carro comum no barro simplesmente não para. Ele vai indo e indo... um comum é mais eficiente.

Não sei como dirige mas se habitue a frear reduzindo marcha, sempre. Além de economizar combustível na ação do cutoff você ajuda e muito os freios do carro. Quem usa freio motor facilmente para mais cedo de quem não usa. E quando é um hábito se torna tão automático que você não pensa mais, simplesmente reage mesmo na emergência freando e reduzindo.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

fugimoto, entendi agora o que vc. quer dizer com o "motor morrer" quando trava as rodas...

Realmente quando a marcha está engatada, o motor transmite rotação e força para as rodas...e se elas travam é lógico pensar que o motor morre, porém esta conexão é devido a uma embreagem por fricção e temos que imaginar que ela patina (escorrega), como faz sempre que vc. sai de primeira engatada, pois se na conexão do motor com a caixa não houvesse uma escorregadinha, o carro daria um baita dum solavanco, o que não ocorre, pois ela sempre patina um tico...

Imagino que se as rodas permanecerem realmente travadas o motor deve morrer sim, mas se o freio for solto com o carro ainda em movimento, ocorrerá o contrário, ou seja, o movimento das rodas com a marcha engatada fará o motor pegar novamente (exatamente igual quando se empurra o carro com bateria fraca)...e quase não se percebe devido a marcha compatível com a velocidade...

Imagino também que isto dependerá muito da qualidade do atrito do disco com o platô/volante...quanto melhor mais rápido o motor para...quanto pior, mais tempo demorará devido ao efeito do escorregar ou patinar...


rfugimoto
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Domingo 28 2014f Setembro 2014 10:52:37 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rfugimoto »

Bange, obrigado pela resposta, foi muito esclarecedora :D

Agora entendi, deve ter ocorrido isso mesmo, de patinar a embreagem, acho que não morreu não.

Bom, então acredito que os danos realmente foram mais nos pneus, pois o restante, conjunto de suspensão, buchas, embreagem estão bons e revisados.

Eu também estava com receio de, se o carro tivesse pegado no tranco, ter pulado algum dente da correia dentada. Mas como o carro não esta falhando e não perdeu força nem nada, acho que isso também não aconteceu.

Obrigado então pessoal pelas respostas, agora é sempre tomar mais cuidado quando um carro estiver a frente, não da pra prever que o cara vai frear de uma vez, então manter a distância segura é muito importante.

Quando eu for viajar vou gravar o percurso agora, é bem barata uma câmera própria pra colocar no para-bria, R$60,00 no ML, pode ser útil caso aconteça alguma coisa.

Até mais pessoal.


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Se a frenagem foi em rodovia com bom asfalto e seu carro está original de fábrica e revisado. Uma frenagem como essa não causaria maiores problemas do que os que os colegas bem destacaram acima.
Se a toda freada de emergência em linha reta com travamento de rodas danificassem peças da suspensão, se eu fosse projetista, jogaria o diploma de engenheiro fora. Digo em rodovia com bom asfalto.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”