Corsa Wagon 1.6 8v MPFI 97 - Montando o motor

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
lucsnv
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Segunda-feira 14 2014f Julho 2014 07:36:55 PM
Localização: Fazenda Rio Grande - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Corsa Wagon 1.6 8v MPFI 97 - Montando o motor

Mensagem por lucsnv »

Olá pessoal,

Minha situação é a seguinte:

Tenho um Corsa Wagon 1.6 8v MPFI 97, devido alguns problemas de "montagem" errada do ultimo mecânico, acabei perdendo praticamente todo meu motor pois o volante encostou no bloco do motor e acabou empurrando e comendo tudo, entortou o virabrequim, desgastou o comando, enfim, acabou tudo.

Começamos a fazer o motor, comprei todas as peças do motor na GM mas infelizmente não dei atenção a uma coisa: as peças são do 1.6 8v VHC..

Então como já havia comprado o virabrequim, comando, tuchos, e tudo mais.. comprei os pistões do VHC também.. acredito que sejam os mesmos da Montana 1.8 pois ele é mais baixo que o do MPFI e alguns milímetros maior de diâmetro, sendo necessário nova retifica do bloco para alargar.

Resumindo o que vai colocar no meu motor 1.6 8v MPFI:

* TODAS SÃO DO VHC (compradas na GM)

- VIRABREQUIM
- JOGO DE PISTÃO
- COMANDO DE VALVULA
- BRONZILA DE BIELA E MANCAL
- JUNTA DO CABEÇOTE
- RETENTOR TRAZEIRO VIRABREQUIM
- BALANCIN
- JOGO DE CABOS DE VELA E JOGO DE VELAS

Minha dúvida é: Como será que irá se comportar meu carro após a montagem?
Pois vi em outros posts que a taxa de compressão fazendo isto irá aumentar consideravelmente e a explosão vai acabar detonando tudo ou também pode dar falta na injeção de combustível.

Alguém consegue me ajudar? me dar uma dica ou sugestão? para não perder com isso?

Obrigadão!


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Sobre esses detalhes não sei informar, inclusive o 1.6 VHC é novidade pra mim, até então sabia apenas de motor 1.0 VHC.

Você comprou tanta peça na GM... não compensava comprar o motor parcial pronto? Eles vendem, aí é só colocar no carro e fica com motor zero.


lucsnv
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Segunda-feira 14 2014f Julho 2014 07:36:55 PM
Localização: Fazenda Rio Grande - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lucsnv »

Pois é, um dos veículos que utiliza este motor é o Corsa Classic 1.6 8v Flex.. é VHC.

Mas então vc viu minha preocupação, pelo que li um pouco a explosão deste conjunto é muito maior que o conjunto original MPFI.
Imagem


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Teoricamente, a taxa maior te dará mais potência, nada mágico, mas vai ficar um motor entre o mpfi e o vhc.

Se não me engano até a bomba de água do VHC é diferente. Tem que ser bem cuidadoso e criterioso na montagem.

Realmente não sei mais detalhes, alguém logo complementa.


cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

Não existe 1.6 flex nem VHC, o que vc comprou provavelmente foram peças do motor 1.8, esse pode ser só gasolina ou flex, os pistões são mais baixos e diâmetro 81,5std (é só ler as specs na caixa) se comprou o vira do 1.8 vai ficar na mesma altura, sem necessidade de facear bloco, e montar esse motor com a injeção do corsa 1.6 sem KS seria loucura, principalmente se forem os pistões do flex(taxa maior).
Já que comprou tudo original vá lá e troque pelas peças do 1.6, pistões sobre medida 79,5 ou 80 original custa beemmm caro, do 1.8std tava saindo 30reais cada.


Como Awaked disse, a crestana vende motor do 1.6 completo num preço bem legal.
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS


cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

Desculpe, até pode montar com essas peças toda, se forem os pistões do 1.8flex, só no álcool, se forem os pistões do 1.8gasolina, usar gasolina de boa qualidade.
Vai ter que trocar bicos devido a nova cilindrade e demanda de consumo.

Motor parcial GM 1.8 flex ou gasolina, saia na GM 2000,00reais. sem dor de cabeça com retífica, o problema seria doc...nada que um bom despachante não resolva.

http://www.metropecas.com.br/motor/motor-parcial
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS


lucsnv
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Segunda-feira 14 2014f Julho 2014 07:36:55 PM
Localização: Fazenda Rio Grande - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lucsnv »

Então acredito que sim.. são do 1.8..
o pistão é bem mais baixo.. só que seguinte.. eu comprei primeiro o virabrequim.. e montei ele.. quando montei.. os pistões originais do meu carro MPFI ficaram cerca de 2mm pra fora do bloco.. então pensei em comprar os pistões mais baixos também...

estou certo? Pois vou ter que continuar com este projeto desta forma, afinal não consigo trocar devido eu já ter montado e desmontado as peças.

E sobre a injeção? Terei que mecher?
Imagem


lucsnv
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Segunda-feira 14 2014f Julho 2014 07:36:55 PM
Localização: Fazenda Rio Grande - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lucsnv »

Os bicos também, precisa trocar? para qual?
Imagem


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se nao presta atencao vai gastar umas 10X mais....
monta tudo de um motor so e sem invencao, até motor novo ta criando ai 1.6 flex vhc, esse preciso conhecer de perto
e ainda tem esse suposto defeito ai q é cabeludo, ja vi vira com folga e nao deu tanta folga pra pegar volante em lugar nenhum, até o chevette q compramos em casa meses atras com folga no vira nao tava pegando e nada
Editado pela última vez por SemControle em Sexta-feira 08 2014f Agosto 2014 04:05:44 PM, em um total de 1 vez.
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


lucsnv
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Segunda-feira 14 2014f Julho 2014 07:36:55 PM
Localização: Fazenda Rio Grande - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lucsnv »

Então pessoal, eu sei que isso começou errado.. e agora não posso desfazer.. só preciso arrumar a nhaca que foi feita..

Por favor alguém que conheça.. analisa minha situação e me da uma sugestão de como utilizar o que já tenho.. e colocar meu carrinho pra falar..
Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”