[DÚVIDA] - Problemas pra dar partida no motor.

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dnb_kiko
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[DÚVIDA] - Problemas pra dar partida no motor.

Mensagem por dnb_kiko »

Sou novo no clube, pesquisei alguns tópicos mas não achei algo que pudesse resolver meu problema. Caso eu esteja infringindo as regras só mandar o link correto. :D

Tenho um Corsa Hatch Maxx 1.4 2011/2012 estou com ele apenas dois meses. No começo abastecia com gasolina coisa de menos de meio tanque, quando chegava próximo da reserva fazia o mesmo. Abasteci com álcool também sem problemas. Uma semana atras enchi o tanque 100% com álcool e quando o tanque chegou próximo da metade ao dar partida de manhã já não queria pegar, tive que tentar por umas 10 vezes até que pegou. No dia seguinte de manhã e a tarde mesma coisa. Coloquei um pouco de gasolina aditivada mas não alterou nada. O que poderia ser esse problema?
Bange
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Mensagem por Bange »

O problema pode estar relacionado a:

Bico(s) injetor(es) sem estanqueidade (vazando)...normalmente dá cheiro forte na descarga quando o motor pega.
Bomba de gasolina ineficiente ou com algum problema para o funcionamento inicial, após algum tempo parada.
Válvula de alívio da pressão do combustível com problema.
Combustível adulterado.
Motor fora de sincronismo.
Qualidade do centelhamento das velas, com bateria boa.
Tensão baixa da bateria... por idade ou não acumulando carga.
Alternador não gera o suficiente para a bateria.

Tem que pesquisar...
dnb_kiko
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Mensagem por dnb_kiko »

Bange escreveu:O problema pode estar relacionado a:

Bico(s) injetor(es) sem estanqueidade (vazando)...normalmente dá cheiro forte na descarga quando o motor pega.
Bomba de gasolina ineficiente ou com algum problema para o funcionamento inicial, após algum tempo parada.
Válvula de alívio da pressão do combustível com problema.
Combustível adulterado.
Motor fora de sincronismo.
Qualidade do centelhamento das velas, com bateria boa.
Tensão baixa da bateria... por idade ou não acumulando carga.
Alternador não gera o suficiente para a bateria.

Tem que pesquisar...
Geralmente quando dentro da garagem nas várias tentativas de fazer pegar realmente o cheiro de combustível é forte. Vou ter que levar em um mecânico pra ele fazer uma avaliação pois não sei a procedência do dono anterior.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Talvez a central de IE esteja travada em algum mapa contrário do combustível que está no tanque. No seu caso, como abasteceu com álcool, o mapa da IE tá travado na gasolina. Daí não aciona a bomba da partida a frio, o consumo fica alto e fica dando esses BO na partida.

Experimente desligar a bomba de combustível, dar a partida até o motor não pegar de vez (com a bomba desligada, o motor vai ameaçar pegar, mas não abre giro), religar a bomba e dar a partida. Vai desafogar o motor (caso esteja com o mapa errado) e pegará mais facilmente.
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dnb_kiko
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Mensagem por dnb_kiko »

José Leal escreveu:Talvez a central de IE esteja travada em algum mapa contrário do combustível que está no tanque. No seu caso, como abasteceu com álcool, o mapa da IE tá travado na gasolina. Daí não aciona a bomba da partida a frio, o consumo fica alto e fica dando esses BO na partida.

Experimente desligar a bomba de combustível, dar a partida até o motor não pegar de vez (com a bomba desligada, o motor vai ameaçar pegar, mas não abre giro), religar a bomba e dar a partida. Vai desafogar o motor (caso esteja com o mapa errado) e pegará mais facilmente.
Tinha lido algo sobre essa central IE que poderia não reconhecer um determinado combustível. Na questão do consumo com gasolina está na média dos 10 km e no álcool 7,5 km.
dnb_kiko
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Mensagem por dnb_kiko »

Detalhe, quando tento dar partida por várias vezes seguidas sobe um cheiro de combustível bem forte. Se eu der partida com o pé no acelerador ele tente pegar nas primeiras mas acaba morrendo.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Sobe o cheiro pq o motor afogou. Para desafogar é o procedimento do pedal do acelerador ao fundo.

Se mesmo assim o motor custa a pegar, parece ser mais problema de ignição. Veja se a engrenagem do virabrequim não está com problemas em sua chaveta, fazendo o motor perder o sincronismo. Como a roda fônica vai presa na engrenagem, o sensor de rotação lê o ponto errado, fazendo com que a central de IE solte a centelha fora do tempo e cag@ndo o funcionamento do motor.

Um exemplo de chaveta detonada:
[youtube]EGoIFX8tFOs[/youtube]
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dnb_kiko
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Mensagem por dnb_kiko »

José Leal escreveu:Sobe o cheiro pq o motor afogou. Para desafogar é o procedimento do pedal do acelerador ao fundo.

Se mesmo assim o motor custa a pegar, parece ser mais problema de ignição. Veja se a engrenagem do virabrequim não está com problemas em sua chaveta, fazendo o motor perder o sincronismo. Como a roda fônica vai presa na engrenagem, o sensor de rotação lê o ponto errado, fazendo com que a central de IE solte a centelha fora do tempo e cag@ndo o funcionamento do motor.

Um exemplo de chaveta detonada:
[youtube]EGoIFX8tFOs[/youtube]
Fiz esse procedimento de ligar o carro com o pé no acelerador, o motor liga sobe a rotação de primeira mas as vezes morre, na segunda tentativa liga mas fica oscilando na marcha lenta quase querendo morrer. Ao andar com o carro no começo fica engasgando.
dnb_kiko
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Mensagem por dnb_kiko »

Bom galera voltando aqui só pra informar a resolução do meu problema. No caso foi trocado as velas e reprogramado a central, de lá pra cá não apresentou mais nenhum problema.

Valeu!
awaked
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Mensagem por awaked »

Que bom que era simples, provavelmente a questão aí eram as velas mesmo.

Lembre, vela troca-se a cada 30.000 km.
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