[DÚVIDA] - Me Ajudem - Manutenção Preventiva!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Luan Pivotto
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Terça-feira 01 2014f Julho 2014 08:14:21 AM
Localização: Céu Azul - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Me Ajudem - Manutenção Preventiva!

Mensagem por Luan Pivotto »

Bom dia galera, o seguinte, peguei meu corsa a 2 semanas, é um Millenium 2001 Hatch, estou na duvida sobre oque devo fazer primeiro pro carro ficar bem conservado e livre de problemas, vejo que alguma correia está gritando quando ligo ele, oque pode ser? Por favor, é meu primeiro carro, to meio perdido no que fazer :-)


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Luan,

Quando se compra um carro usado, principalmente de agência, deve-se fazer uma revisão em freios, arrefecimento, lubrificação, e ignição.

Nesta revisão normalmente troca-se todos os líquidos, velas e cabos de vela e se o carro já tiver mais de 40K, a correia dentada é certo e talvez a do alternador.

Este procedimento lhe trará mais tranquilidade e controle sobre itens que se deve observar, seja por tempo ou quilometragem.

Calibre os pneus e peque um bom trecho de pista plana...observe se o carro puxa para um dos lados quando em movimento, freiando ou até vibrando...isso já indica uma revisão na suspensão e pneus.

Feito isso é só observar o que ocorre de diferente e corrigir, manter as preventivas de acordo com o indicado pelo manual do proprietário, seja por quilometragem ou tempo.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Esqueci dos filtros...combustível, ar e óleo...


Luan Pivotto
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Terça-feira 01 2014f Julho 2014 08:14:21 AM
Localização: Céu Azul - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Luan Pivotto »

obrigado Bange, assim que me sobrar um pouco de $$$ vou mandar fazer tudo isso, a unica coisa q eu sinto é no freiar no asfalto o volante tripida bastante, como se tivesse andando em estrada de pedra irregular. aparentemente de motor ele tá zero, apesar dos 160K de Km. so a eletrica que tem umas gambiarrinhas, mas vou mandar trocar o quanto antes. Mais uma vez Obrigado :-)


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Luan Pivotto, se a trepidação é só quando freia está com os discos de freio empenados.

Eu começaria pela correia dentada, se for ela cantando ela pode arrebentar, se arrebentar você perde o motor, os pistões vão perder sincronia com as válvulas que quebram, aí retífica e uns 3500 reais a menos no bolso.

Quando trocar correia dentada tem que verificar e possivelmente trocar a bomba de água e válvula termostáica, verificar também se retentor vazando. O mais caro na troca da correia é a mão de obra, então já que está tudo aberto pra trocar, o melhor é aproveitar e fazer tudo que tem ali. Aí não corre o risco de meses depois ter que pagar toda mão de obra novamente pra outro item.


Luan Pivotto
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Terça-feira 01 2014f Julho 2014 08:14:21 AM
Localização: Céu Azul - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Luan Pivotto »

awaked,

Vou providenciar a troca, so tenho que ficar atento pra nao cair na mao dos mexanicos, que aqui na minha cidade é o que mais tem, pior que o servico deles varia conforme a sua cara, se eles gostarem de vc blza, senao já era :( :(


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Luan Pivotto, vá em uns 2 ou 3. Converse, fale que o que quer (trocar correia dentada), veja se comentam algo do que falei sobre aproveitar a mão de obra pra ver bomba e demais itens ali no mesmo local como citei.

Eu penso assim:
- O cara que diz que vai trocar só correia e pronto, dizendo que não precisa ver o resto é picareta. Porque ele sabe que vai refazer o serviço mais cedo ou tarde, lucro pra ele.
- O mecânico que diz que é melhor olhar o que mais será preciso fora a correia eu escolheria, porque ele terá menos lucro no futuro.


Luan Pivotto
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Terça-feira 01 2014f Julho 2014 08:14:21 AM
Localização: Céu Azul - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Luan Pivotto »

awaked,

Muito obrigado pelas dicas, vou fazer isso com certeza!

Considero minhas duvidas resolvidas. Obrigado


jbvillanova
:: Super ::
Mensagens: 51
Registrado em: Quinta-feira 21 2013f Março 2013 03:00:21 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por jbvillanova »

Eu passei por isso, por isso recomendo, ainda mais que você falou em gambiarra na elétrica.
Verifique se seus faróis e iluminação interna aumentam de intensidade quando você acelera, se ocorrer, tem que trocar uma peça do alternador que calibra a corrente que manda pro sistema, se mandar muita corrente terá dor de cabeça no futuro, no meu caso foram algumas lâmpadas queimadas, uma bobina e mais tarde a bateria que foi-se... a a peça custa uns 30~40 pila, se tiver assim vale MUITO a pena trocar pra já.
E se for em uma auto elétrica, já pede pro cara passar o Scanner, normalmente o programa pros nossos Corsas eles já tem então é provável que não cobrem.

Quando levantarem na rampa, da uma olhada com lanterna para os selos do motor, são coisas bobas mas que podem dar dor de cabeça no futuro, normalmente elas mal pingam quando com problemas, ficando apenas uma gotícula d'agua nela sem pingar, mas elas se abrirão com o tempo e pode ser catastrófico, de uma hora pra outra vc não tem mais água no radiador.

Estou repassando pois já passei por isso e tive de arcar com guincho algumas vezes, agora sempre inspeciono quando levantam meu carro, meu mecânico já diz, Quer olhar? kkkk
Corsa Hatch Maxx 1.4 2010/11
Adquirido com 19400 Km :o
Atual 23500 Km
Estrada = 12,5 km/l (com ar)
Cidade = 11,5 km/l (sem ar) 10 km/l (com ar)


Luan Pivotto
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Terça-feira 01 2014f Julho 2014 08:14:21 AM
Localização: Céu Azul - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Luan Pivotto »

jbvillanova, Obrigado pelas dicas, as luzes nao aumentam conforme eu acelero, as gambiarras que eu percebi foram as seguintes:

1- Xenon mal-instalado;
2-Caparam o alame, deixando apenas os sensores, travas e levantar o vidro quando tranca na chave;
3- Xenon instalado com fios finos
4- Não foi colocado fio extra pras travas e vidros (o fio fica "encaixado" numa perna do fuzivel das lampadas)
5- botao do xenon nas milhas com fio de SOM :shock:
6- o cara simplesmente colocou o relé do milha no cofre do motor, perto de onde fica o reservatoreio de fluido de freio;
7- cortaram o fio de xenon direito e arrancaram o reator;
8- lampada led da placa fica piscando (acho q é so mal contato);

Acho que seriam esses, mais tarde se eu n esquecer listo mais, e coloco fotos, o interior do bixinho ta lindo lindo, e as rodas dele me conquistaram


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”