[DÚVIDA] - Como limpar a cabeça nos pistões s desmontá-los, é possível?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
esguimaraes
:: Millennium ::
Mensagens: 113
Registrado em: Terça-feira 22 2011f Março 2011 11:24:57 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por esguimaraes »

Obrigado colegas pela ajuda, vou tentar limpar eu mesmo, é só um pouquinho de sujeira, acredito que o produto irá diluí-la... Já tirei a tampa do cárter e limpei também, e troquei algumas coisinhas, é só limpar e montar...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Lembre que na hora de montar o cabeçote o correto é trocar os parafusos de fixação se forem elásticos, e deve ser o caso. Fora o correto aperto, se não me engano finaliza com torque angular.


Avatar do usuário
esguimaraes
:: Millennium ::
Mensagens: 113
Registrado em: Terça-feira 22 2011f Março 2011 11:24:57 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por esguimaraes »

Não tenho conhecimento sobre o que vc falou, então é melhor eu trazer um mecânico pra montar! Vai que dá CENSURADO né


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pelo menos um mecânico que saiba.

Se apertar errado ou não trocar parafusos elásticos daqui a pouco vaza compressão, queima a junta... ou aperta demais e já esmaga a junta novinha também perdendo compressão. Depende onde esmagar tem risco até calço hidráulico e perde o motor.

O mesmo pro cárter, se apertar demais esmaga a junta nova, se apertar pouco vaza... nada melhor do que apertar com a pressão correta e resolver.

Fora ordem, os parafusos do cabeçote tem ordem pra serem retirados pra não empenar o cabeçote. Alivia a pressão na ordem do centro pra fora e depois termina de soltar na mesma ordem. Processo inverso pra remontar, todos com torque baixo do centro pra fora, todos aumenta o torque e por fim aplica-se torque angular em todos na mesma ordem inicial (de dentro pra fora). Tem isso nos manuais de reparação.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não é só um que saiba, mas também tenha a ferramenta correta...

Xiii...isso me lembrou que não conferi o aperto do meu até hoje...lembram??? 7K


Avatar do usuário
esguimaraes
:: Millennium ::
Mensagens: 113
Registrado em: Terça-feira 22 2011f Março 2011 11:24:57 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por esguimaraes »

Deusulive, fiquei com medo de montar, eu não tenho nenhum conhecinemto sobre essas parada de parafuso elástico e esse tal de aperto angular, vai que eu meto as cara e acabo empenando alguma coisa...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Foi bom o seu senso de auto crítica, pois o fechamento de um motor deve obedecer a critérios, sequências, aperto com o torque certo etc...

Como vc. abriu sem necessidade, não é o caso de se conferir problemas, apenas aproveitar a oportunidade e fazer a melhor limpeza possível e conferir a necessidade de algum reassentamento de válvula, troca de seus retentores etc...

Um bom mecânico irá avaliar isto antes do fechamento...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

esguimaraes, pior que uma galera fecha motores no achismo. Um mecânico experiente até pode ter o braço meio calibrado já, mesmo assim não fica perfeito. Por isso vemos tantos carros virados por aí cheio de problemas que ninguém resolve.


Ramme
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Domingo 13 2014f Julho 2014 07:34:17 PM
Localização: Campo Bom - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ramme »

awaked escreveu:esguimaraes, pior que uma galera fecha motores no achismo. Um mecânico experiente até pode ter o braço meio calibrado já, mesmo assim não fica perfeito. Por isso vemos tantos carros virados por aí cheio de problemas que ninguém resolve.
heheheh Isso me lembra quando perguntei para um mecânico se ele tinha o torquímetro para finalizar um serviço em meu carro !!

o "fulano" !!! tem um torquímetro para dar aperto nesse cabeçote ??
- Torquímetro ??
Sim !! para dar o torque certo !!
- Não !! Tenho o "torcano" !!
O FDP pegou uma barra de cano de mais ou menos um metro e se grudou, chegou sair água dos zóio do vivente !!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”