[DÚVIDA] - Semi Eixo quebrando. Como encontrar um que não quebre.

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SemControle
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Re: [DÚVIDA] - Semi Eixo quebrando. Como encontrar um que não quebre.

Mensagem por SemControle »

Bange escreveu:Entendo pouco de motor turbo, mas semi-eixo é aço ferramenta (duro), e torneiros normalmente não fazem serviço em aço ferramenta.

Quando fizeram mandaram endurecer ou colocaram direto no carro? Se foi direto, vão quebrar todos...
esses q quebram é soldado metade de cada carro.....
dependendo do serviço q for feito em um eixo único pra modificar vai acabar perdendo a tempera e pode ficar mais frágil ainda
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Bange
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Mensagem por Bange »

Um torneiro pode fazer a peça inteira, sem soldas...mas deve-se conhecer a dureza tipo Rockwel, da peça original...aí é mandar endurecer de acordo e pronto.

Uma outra opção é já comprar o tarugo na dureza correta, mas tornear em torno CNC...vai sair mais caro que num torneiro comum, mas não terá custo do endurecimento...é ver o que compensa e mandar fazer uma única vez.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

o problema esta em dimensionar isso, os caras colocam motor com mais de dobro de potencia, ainda turbinam dobrando essa potencia já existente, chegamos ai a coisa de 4X ou mais a potencia original, não sei o q de fato ira resistir, mas a potencia não é o X da questão tem q ver o torque e torção sobre a nova peça....
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Bange
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Mensagem por Bange »

Penso que não seja a potência um determinante...claro que ela é importante, mas a dureza é fundamental.

Quando se solda, se altera a dureza no ponto, que é onde quebra...se a quebra fosse aleatória (pontos diferentes), não seria devido a solda e sim devido ao diâmetro da peça que não suporta a potência (torce e quebra)...aí bastaria aumentar este diâmetro fazendo um novo eixo, mas endurecendo com um mesmo valor de uma peça nova ou, como disse anteriormente, torneando em CNC já na dureza certa.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

é q sobe potencia sobe torque, e a torção da peça cresce muito mesmo....
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Mcnick
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Mensagem por Mcnick »

Olha, o que se usa nos rallys na inglaterra, com corsa de todas as confugurações, e uma luva por cima do semi eixos( um cano), soldado nas duas pontas. Serviço bem feito aumenta a capacidade torcional exponencialmente. Pode testar em software que ira comprovar. Ja vi de perto, funciona.


thiagoha
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Mensagem por thiagoha »

É como o Semcontrole falou, mandei fazer uma nova tornear e frezar quebrou na parte mais curta, perto da roda, quebrou o eixo bem na trava e entortou os dentes das duas barras. O meu já está acertado no dino que deu 39 a 4825 rpm de torque no motor, no dino deu 96.61 a 4700rpm nas rodas acho que o dino está errado mas tem lugares que falam que dependendo da redução do cambio multiplica essa força do motor para as rodas ai só vocês especialistas sabem me dizer o cambio é um F23 acredito que relação curta 4,19 a quebra sempre ocorre de 2 (quebrou 4 vezes) ou 3 (quebrou 2 vezes) essa parte eu fiquei curioso.
Estou agora adaptando a manga de eixo do astra para manter as estrias e o diâmetro, além de puder aumentar o freio com pinças maiores.
Deveria ter tentado o que o Mcnick falou de usar luva quando tinha o eixo antigo poderia me poupar a dor de cabeça de ficar indo direto no torneiro e desmanche para tirar medidas que ainda não sei quanto tempo irá levar para conseguir adaptar a manga nova para nova medida dos semi eixos e etc.

Bom é isso fabricando a cadeira ^^ :drinking:


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