Salve Corseiros!
Galera estou com um problema no meu corsinha efi 96 e gostaria da opinião/ajuda/dica de vocês, seguinte:
O carro está bebendo demais, ele faz aproximadamente 6,5 KM por litro de gasolina. E como rodo 30 km por dia (ida e volta trabalho) isto está me deixando louco o carro é 1.0
Detalhe troco as marchas sempre de acordo com o rpm recomendado no manual e nem 'esguelo' o carro ao acelerar.
No começo do mês agora vou trocar:
Filtro de Ar;
Velas e Cabos de vela;
Filtro de Combustível;
Escapamento ( o meu está furado naquele 'bojo' traseiro);
Sei que estes itens vão influenciar na economia do combustível mas enfim, eis o grande X da questão:
Se trocar o bico injetor (que ainda é o original,ou seja está no carro a 18 anos ) vai fazer muita diferença ou será algo irrelevante?
Aproveitando o gancho da pergunta, seria mais vantajoso trocar o bico por um de maior vazão e colocar uma bomba flex e assim 'transformar' o carro em alcool?
Obrigado pela paciência ao lerem o tópico e fico no aguardo da ajuda de vocês
Abraços.
[DÚVIDA] - Corsa EFI 96 troca do bico resolve consumo excessivo?
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- :: Wind ::
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- José Leal
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Sobre as peças que vc vai trocar, é interessante. Pode ser que algo esteja atrapalhando as leituras dos sensores e deixando o carro beberrão.
Depois de tudo trocado, veja tb se a sonda lâmbda está trabalhando corretamente. Se vc tiver multímetro, ligue o fio vermelho no fio da sonda e o fio preto no - da bateria. Selecione a escala 2VCD e monitore a leitura. Se a sonda estiver OK, a leitura vai variar entre 0,1V e 0,9V. Se ela estiver lenta ou travada, troque a peça.
Confira tb se a bomba de combustível é a ideal para seu carro. Se colocaram uma de maior vazão/pressão, vai detonar com o consumo do seu carro.
Se o bico não está gotejando, se está com a estanqueidade, spray e vazão corretos, não tem motivo para trocar. Mas vc pode fazer uma manutenção nele, limpando no ultrassom e trocando as "peneirinhas" que vão na ponta dele.
Não existiu Corsa EFI a álcool. Achar um bico com maior vazão, certamente foi retrabalhado. O bico do Monza 1.8 EFI gasolina acho que já fica grande demais para alimentar o motor 1.0 no álcool. Para terminar de complicar de vez, a taxa de compressão do seu motor é baixa demais para o álcool. Vc pode até adiantar o ponto no distribuidor, mas não fica 100%.
Depois de tudo trocado, veja tb se a sonda lâmbda está trabalhando corretamente. Se vc tiver multímetro, ligue o fio vermelho no fio da sonda e o fio preto no - da bateria. Selecione a escala 2VCD e monitore a leitura. Se a sonda estiver OK, a leitura vai variar entre 0,1V e 0,9V. Se ela estiver lenta ou travada, troque a peça.
Confira tb se a bomba de combustível é a ideal para seu carro. Se colocaram uma de maior vazão/pressão, vai detonar com o consumo do seu carro.
Se o bico não está gotejando, se está com a estanqueidade, spray e vazão corretos, não tem motivo para trocar. Mas vc pode fazer uma manutenção nele, limpando no ultrassom e trocando as "peneirinhas" que vão na ponta dele.
Não existiu Corsa EFI a álcool. Achar um bico com maior vazão, certamente foi retrabalhado. O bico do Monza 1.8 EFI gasolina acho que já fica grande demais para alimentar o motor 1.0 no álcool. Para terminar de complicar de vez, a taxa de compressão do seu motor é baixa demais para o álcool. Vc pode até adiantar o ponto no distribuidor, mas não fica 100%.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
- Adrianno Sakamoto
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Gustavo Corsawindpreto, precisaria revisar todo o sistema de injeção afim de ver o real problema do consumo alto. Podem ser várias coisas e acredito que o bico seja o menos problemático.
O meu Corsa é ano 1994/95 EFI e continua com o mesmo bico da Rochester de 20 anos de idade funcionando de boa, rodo pelo menos 600 kms com um tanque cheio.
Revisar todo o sistema seria ver além dos itens citados: Bomba de combustível, limpeza de TBI, bobina e distribuidor. Ver também se a sonda lambda trabalha em malha fechada.
Abraços.
O meu Corsa é ano 1994/95 EFI e continua com o mesmo bico da Rochester de 20 anos de idade funcionando de boa, rodo pelo menos 600 kms com um tanque cheio.
Revisar todo o sistema seria ver além dos itens citados: Bomba de combustível, limpeza de TBI, bobina e distribuidor. Ver também se a sonda lambda trabalha em malha fechada.
Abraços.
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Troca de peca so resolve se as antigas estao c problema mesmo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Verifique se a termostática não está travada aberta (ou mesmo se o carro tem ela), pois pode ser que o motor esteja consumindo muito por estar trabalhando abaixo da temperatura ideal, e também se o sensor de temperatura está OK.
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Boa noite galera!
Primeiramente gostaria de agradecer pela atenção de todos e as respostas tão esclarecedoras e detalhistas! Mas enfim vamos lá aos resultados...
Primeiramente troquei o filtro de ar, filtro de combustível, uma mangueira de respiro de ar que sai da tampa de valvulas e vai atras do TBI (meu carro estava sem ela a anos e eu nunca havia me tocado) e o sensor de temperatura (um que fica atrás da TBI) realizei a media de km/litro de gasolina e agora o carro está fazendo 10 KM com 1 LITRO! Gastei apenas R$ 36,00 e obtive um bom desempenho.... Mas não vou parar por aqui, vou checar os itens que vcs mencionaram e vou tentar melhorar ainda mais este consumo...
José Leal Realmente seria uma besteira passar o carro para o álcool, o bico aparentemente está trabalhando corretamente (conforme vc descreveu) vou realizar o teste com o multímetro na sonda lambda e se tiver zuada vou troca-la.
nunesclj Troquei a valvula termoestatica a menos de um ano, e no meu caso o carro esquentava muito rápido e agora após trocar este bendito sensor de temperatura ele voltou ao normal (com certeza isso influenciava o alto consumo)
Adrianno Sakamoto O meu objetivo agora é que o meu EFI faça a mesma KM/LITRO que o seu faz haha... vou chegar lá!
Depois que realizar outros testes/troca de peças postarei mais resultados!
Abraço a todos!
Primeiramente gostaria de agradecer pela atenção de todos e as respostas tão esclarecedoras e detalhistas! Mas enfim vamos lá aos resultados...
Primeiramente troquei o filtro de ar, filtro de combustível, uma mangueira de respiro de ar que sai da tampa de valvulas e vai atras do TBI (meu carro estava sem ela a anos e eu nunca havia me tocado) e o sensor de temperatura (um que fica atrás da TBI) realizei a media de km/litro de gasolina e agora o carro está fazendo 10 KM com 1 LITRO! Gastei apenas R$ 36,00 e obtive um bom desempenho.... Mas não vou parar por aqui, vou checar os itens que vcs mencionaram e vou tentar melhorar ainda mais este consumo...
José Leal Realmente seria uma besteira passar o carro para o álcool, o bico aparentemente está trabalhando corretamente (conforme vc descreveu) vou realizar o teste com o multímetro na sonda lambda e se tiver zuada vou troca-la.
nunesclj Troquei a valvula termoestatica a menos de um ano, e no meu caso o carro esquentava muito rápido e agora após trocar este bendito sensor de temperatura ele voltou ao normal (com certeza isso influenciava o alto consumo)
Adrianno Sakamoto O meu objetivo agora é que o meu EFI faça a mesma KM/LITRO que o seu faz haha... vou chegar lá!
Depois que realizar outros testes/troca de peças postarei mais resultados!
Abraço a todos!
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somente por curiosidade... fez o teste de lampejamento da ECU? quais os resultados?
Fotos do meu corsa! http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
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Bom dia galera! Também estou com o mesmo problema,meu corsa é 94 efi e quando peguei ele,estava fazendo uns 14km/l,de uns tempos pra cá ele deve estar fazendo no máximo uns 6km/l e está me arrebentando isso, enchi o tanque da última vez e ele andou no máximo 350 km. Ao nosso amigo que estava com o mesmo problema,já foi resolvido? Me passe a conclusão do seu por favor.
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pela idade do topico, e pelo historico do autor, é provavel q nem tenha mais o corsa, mas ele disse um pouco do q fez e ja melhorou....
carro nao é eterno, tem desgaste natural pelo uso, e isso pede manutencoes periodicas, o seu ja passou desse tempo pede manutencao reparativa.....
velas, filtros, sao coisas tao normais de desgaste, e tao negligenciadas....
carro nao é eterno, tem desgaste natural pelo uso, e isso pede manutencoes periodicas, o seu ja passou desse tempo pede manutencao reparativa.....
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1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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