[DÚVIDA] - Caixa de Marchas (Velocidade x Rotação)

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Antonio Chanca
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[DÚVIDA] - Caixa de Marchas (Velocidade x Rotação)

Mensagem por Antonio Chanca »

Amigos do Corsa Clube, bom dia!!!

Recentemente tive um problema com minha caixa de marchas, onde a 3º e a 5º ficavam "saindo" quando eu tirava o pé do acelerador; além disso apareceu um grande vazamento do óleo da caixa que sujou bastante o motor.

Deixei o carro com um mecânico que só trabalha com caixa (Kojak, na Vila da Penha - RJ, caso alguém conheça) e após uma semana recebi a "Jabiraca" de volta; mas fiquei com a impressão que após essa visita ao estaleiro o carro não está desenvolvendo bem. Nunca fui de correr, mas parece que o carro está amarrado, sem força; recebi uma informação que pode ser que o óleo que vazou da caixa tenha ido pra embreagem e esteja fazendo o carro "patinar", mas não sei se isso é possível (não sou mecânico nem "entendedor").

Pra exemplificar, quando chego a 100km/h minha rotação está 3200RPM; confesso que não havia observado antes quanto era, mas me parece que estou fazendo mais força pra andar. A princípio não pode ser desgaste da embreagem pq foi trocada em janeiro por uma original GM comprada na Accioly-RJ (que, a propósito, custou uma fortuna).

Os serviços feitos foram troca do trambulador, correção do vazamento da caixa trocando a vedação (acho que retentor ou junta) e conserto interno da caixa (esse não sei especificar bem pois não pude acompanhar de perto devido a uma viagem de trabalho).

Peço ajuda dos amigos mais experientes em mecânica e pergunto: a relação velocidade x rotação está boa? pode realmente ser o óleo na embreagem? A "Jabiraca" é uma Wagon GLS 1.6 8V - Gasolina e GNV.
Feliz recente proprietário de um Corsa Wagon GLS!!!


SemControle
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Mensagem por SemControle »

se vazou e sujou a embreagem, a rotacao deve subir desproporcional a velocidade principalmente qnd força, na maioria dos casos se nota inicialmente patinar em 5º e alta, tentando retomadas, qnt pior vai ficando menos precisa forcar pra patinar...
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Pergunta boba: se sujou a embreagem/volante do motor de óleo, com o tempo de uso não ficaria limpa novamente? Ou o óleo impregna no disco e já era?
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

entao, o oleo até pode queimar, o problema é q se patinou ela nao é mais a mesma, rola algo parecido com a vitrificacao das pastilhas de freio
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Ah, ta! Valeu pela dica.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

Eu so nao entendo pq tem umas q mesmo sem oleo patinam cedo e ja eram, ta certo q a forma de usar tmb ajuda pq ficar c pe apoiado ja e um meio acionamento, e nao acopla, e acontece de fazer patinar......
A minha tava patinando qnd peguei o golf fui levando, andei quase 3 anos so pro minimo, as vezes ia passando as marchas no tempo sem usar a embreagem tmb, ela resistiu, qnd foi tirada tava totalmente azulada, ate a face do volante motor tinha marca, isso pq ja andava bem de boa evitando ao extremo q patinasse pra nao acabar de vez, imagino no comeco qnd peguei o carro ate me acostumar q ai patinava bastante ate
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awaked
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Mensagem por awaked »

Antonio Chanca, veja se tem algum carro do ano do seu e mesma motorização pra comparar: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=87120

3200 rpm em 100 km/h me parece dentro dos padrões. Mas comparando lá passa a certeza.


Lovatto
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Mensagem por Lovatto »

Boa noite!!!

O meu Corsa também é 1.6 8v... e a 100km/h, estou em 3mil rpm!


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Antonio Chanca
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Mensagem por Antonio Chanca »

Lovatto escreveu:Boa noite!!!

O meu Corsa também é 1.6 8v... e a 100km/h, estou em 3mil rpm!
kkkk, este tópico com as medidas RPM x Velocidade me confundiu mais!!! Achei veículos com motor menor e relação melhor do que o meu, mas também achei outros bem parecidos.

De qualquer forma, amanhã vou aproveitar o feriado aqui no RJ e levá-lo ao mecânico que fez o serviço, tentar descobrir alguma coisa.

Desculpe a demora em responder, estava viajando à trabalho


awaked
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Mensagem por awaked »

Antonio Chanca, isso porque existem várias versões da caixa de câmbio com relações diferentes.


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