URGENTE - Pressão de combustível não regula com HPI

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jonathanfarias90
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URGENTE - Pressão de combustível não regula com HPI

Mensagem por jonathanfarias90 »

Amigos, boa noite!

Preciso muito da ajuda de vocês para resolver um problema.

Tenho um Corsa 1.0 VHC Flex 2007, o qual turbinei em março deste ano, um sonho antigo!

Enfim, o problema é que o "preparador" o qual confiei montou o carro nas coxas, e fez a linha de combustível do carro incorreta. Apesar de os bicos ainda não terem sido retrabalhados, a ligação feita pelo mecânico: a alimentação da bomba estava no retorno do HPI e a outra saida ia para a flauta. Resultado: carro com falta e buracos antes da hora.

Conversei com outro preparador e vi muitos e muitos tópicos na internet sobre ligações de HPI para carros com flauta sem retorno (caso do meu Corsa), e resolvi por a mão na massa.

Assim começou o problema: Liguei de duas formas a linha. A primeira delas, liguei o dosador com duas entradas (uma de cada lado) e a saída de retorno por baixo:

Alimentação -> Dosador - >do Dosador para a Flauta -> retorno do dosador direto para o tanque.


Retirei o dosador original do carro que fica na tampa da bomba e passei uma mangueira direta, da saída do Dosador até o retorno do tanque. O fato é que o carro ficou com 5,5 bar de pressão na linha, e nada, absolutamente NADA do que eu mudasse nos parafusos do dosador resultaram em alguma alteração nessa pressão.

Conversei com um preparador novamente, que me sugeriu outra ligação, utilizando o "Y" original da linha de combustível do carro, e apenas as duas vias do dosador (uma de entrada e uma de saída). Fiz essa ligação (está atualmente no carro) e ficou assim:

Bomba -> passa por uma entrada do "Y" -> sobe direto para a flauta
Na outra ponta do "Y", uma mangueira direta para a entrada do dosador
Saída do dosador pro retorno do tanque

Depois que fiz essa ligação, a pressão de combustível ficou em ABSURDOS MAIS DE 7 BAR (!!!), e o dosador reage da mesma forma, não aparenta regular NADA, eu posso soltar TODOS os parafusos dele que não há influência na pressão.

O dosador, bem como o kit turbo foram comprados novos e tem três meses de uso. Meu manômetro de combustível não está com problemas, pois aferi a pressão com um manômetro de oficina mecânica, o qual acusou a mesma pressão.

Desculpem escrever tanto assim, mas é que já recorri a todas as pessoas que conheço, mecânicos, preparadores, enfim, e ninguém soube me dizer qual é o problema do meu carro.

Peço encarecidamente o auxílio de vocês amigos, para resolver esse problema. O que fiz de errado? Ligação? Muitos preparadores me sugeriram furar a flauta para fazer um retorno, mas não estou disposto a trocar a flauta ou furar a original pensando em uma possível venda no futuro.

Nada é pior do que ter um sonho e quando ele se torna realidade, você não conseguir desfrutar.

Desde já agradeço muito.

Jonathan


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Amigo, eu não sei de preparados, mas originalmente, a linha de combustível é
bomba de combustível ---> flauta ---> regulador de pressão ---> retorno para o tanque.

Como atualmente a flauta tem somente entrada de combustível, o que o preparador falou sobre colocar o regulador no Y seria o ideal. No caso:
bomba de combustível ---> flauta
...............................\---> entrada do HPI ---> retorno direto para o tanque, sem o regulador de pressão original.

Por acaso o HPI varia a pressão da linha por vácuo. Se sim, o ideal seria liga-lo.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

tem um tópico mostrando como liga-lo nos carros com retorno.....
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=21131

mas usando o esquema do Y funciona.....
da bomba vc manda combustível pra flauta numa passagem direta no Y, na outra ponta, a q esta livre vc faz a ligação do HPI da mesma forma.....
a bomba vai mandar combustível a toda pra linha....o ponto de saída do combustível devera ser pelo HPI q vai ser a menor restrição de toda a linha...então o funcionamento não muda no sistema de ligação, creio q ta tendo problema com a regulagem do mesmo......
não sei se o seu são 2 ou 3 regulagens, mas o parafuso maior do centro regula a inicial, vc deve solta-lo todo, não terá qq resistência a passagem do combustível....qnd ligar o carro a pressão deve ser tao baixa q seu motor não deve nem se manter ligado já q bicos ainda são originais.....

não sei se entendeu la no inicio o q eu quis dizer, mas vem da bomba, entra no Y uma saída do Y vai pra flauta (não mudou nada do sistema original, passa direto pelo tubinho), a perna restante do Y vai a entrado do HPI sem o parafuso central pra começar....saída do HPI sera o retorno ao tanque, e ligue tmb o vácuo do coletor, qnd tiver pressão do turbo o grande X pra fazer a resistência no HPI subir e aumentar a pressão esta ai....como a resistência sera a mínima possível (nesse momento c vacuo e sem parafuso, precisa ver se não foi modificada a mola do HPI) não vai conseguir pressão na linha nem pra manter o carro ligado..
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

não me recordo o tópico onde postei, mas ai esta
Imagem
no caso a saída da flauta não existe, mas essa mangueira da saída da flauta vai pra saída livre do Y

dando um exemplo, vc tem la sua lavadora de alta pressão, a mangueira dela esta integra, a única saída de agua sera qnd aperta o gatilho.....com gatilho fechado e sem qq ponto de fuga a pressão sera a máxima (10bar), ok.....ai vc poe o Y e regula esse regulador de pressão pra abrir a passagem qnd a pressão chegar ou ultrapassar os 2 bar, sua maquina vai trabalhar no máximo a 2 bar, pq a bomba enche a mangueira e encontra esse "gatilho" q não abre totalmente, mas ele dispensa o excesso além dos 2 bar.....acho q ficou mais claro com esse exemplo.....
a ideia do Y, simplesmente muda a saída da flauta, sera um controle da pressão, pode ser no fim da flauta ou no caminho da linha, a pressão q regular sera a de trabalho, o HPI vai forcar a linha a ficar estabilizada nessa pressão, claro q enquanto sua bomba suportar, bomba original não aguenta, ainda mais se a sua for original e trabalhando com esses 7 bar, já ta fazendo hora extra....uma bomba trabalhada até aguenta, mas depende do trabalho e pra qnt ela foi feita.....trabalhar além vc sacrifica a bomba....e bico original não adianta socar pressão tentando fazer eles alimentarem, vc dobra a pressão de trabalho, mas não dobra o combustível q sera pulverizado....
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jonathanfarias90
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Mensagem por jonathanfarias90 »

Obrigado pelas respostas, José Leal e SemControle.

SemControle,

eu entendi o que você citou no último tópico, e inclusive a ligação no carro está assim. Mas o dosador simplesmente parece não responder, eu solto o parafuso todo da lenta, chego a tirar ele fora e o carro continua firme, não oscila, não morre, e a pressão não abaixa.

A minha bomba é nova, é uma BOSCH e não tem 6 meses de uso, mas eu tenho consciência que se andar com ela assim, vai morrer rápido.

Será que o dosador está zuado? Apesar de ter sido comprado há três meses?

Já fiz a ligação dessas três formas:

Com um "T" na linha:

Imagem

Com duas entradas:

Imagem

Com o Y:

Imagem

E o carro reage da mesma forma. O dosador parece não "comandar" nada na pressão.

O que pode estar errado?


SemControle
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Mensagem por SemControle »

se nao muda pode ser o HPI
uma coisa importante, onte esta o manometro, e o funcionamento do carro como esta?
olhando todas as ligacoes sao equivalentes no lado teorico da coisa....
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jonathanfarias90
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Mensagem por jonathanfarias90 »

SemControle escreveu:se nao muda pode ser o HPI
uma coisa importante, onte esta o manometro, e o funcionamento do carro como esta?
olhando todas as ligacoes sao equivalentes no lado teorico da coisa....
SemControle,

o manômetro está ligado direto na linha que vem da bomba e está entrando na flauta. Está certo?

Por favor, me ajude! Preciso resolver esse problema, estou começando a pegar desgosto do meu carro já, pois desde que esse mecânico montou ainda não consegui usufruir plenamente.

Obrigado


jonathanfarias90
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Mensagem por jonathanfarias90 »

Desculpe, complementando, o carro está rodando normal, inclusive voltei da oficina para a minha casa com ele (cerca de 10~15 km). Porém muito preocupado, porque como a pressão está marcando "no talo", tenho medo de a bomba queimar por conta disto.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Se a ligação está de acordo com o que o amigo SemControle disse, eu pensaria em problemas no HPI mesmo.

Por acaso onde vc comprou, fazem manutenção ou regulagem dele? Se sim, poderia levar o carro lá e pedir um diagnóstico sobre o que está acontecendo.
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jonathanfarias90
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Mensagem por jonathanfarias90 »

José Leal escreveu:Se a ligação está de acordo com o que o amigo SemControle disse, eu pensaria em problemas no HPI mesmo.

Por acaso onde vc comprou, fazem manutenção ou regulagem dele? Se sim, poderia levar o carro lá e pedir um diagnóstico sobre o que está acontecendo.
José Leal,

a ligação está igual a da terceira figura que enviei. Realmente, depois que vocês confirmaram a ligação que fiz como correta, estou pensando que pode ser o dosador.

Não consigo levar onde o kit foi comprado (a empresa é de Curitiba, e eu moro em São Paulo), mas consegui com um contato aqui de SP de uma loja que costumo comprar peças pra que ele faça um teste. Vou levar o dosador lá amanhã a tarde. Quando voltar posto o resultado.

Muito obrigado a todos vocês até aqui pelo auxílio.

Jonathan


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