[DUVIDA] - Aditivo p/ combustível

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DUVIDA] - Aditivo p/ combustível

Mensagem por raphael.mendes »

Antes do classic eu tinha um golf e participava do fórum..... lá tinha um moderador extremamente presente no fórum e que entendia muito daquele carro.... tipo o awaked e o semcontrole daqui..

la a galera incentivava a usar querosene no tanque (1,0litro no tanque cheio) mas com parcimônia é claro (nao vai ficar colocando todo tanque que vai ressecar borracha, mangueira)....

até que tomei coragem e fiz isso uma vez no encontro que teve na frente do estádio pacaembú.. tipo maria vai com as outras..vi a galera fazendo e fiquei interessado em testar.... e realmente eu senti a marcha lenta mais macia além do motor responder melhor....

depois vim pra casa pesquisar a composicao dos aditivos... meu amigo é eng quimico e eu perguntei pra ele os nomes dos componentes..... todos tem la " alguma coisa + detergente + etc".... mas o principio basico deles é o querosene.. esse da ACdelco RECOMENDADO pela GM..por exemplo é poliamidas + solvente"... esse solvente é o querosene....

ja o RECOMENDADO pela VOLKS é o AG2000 que tem "destilados de petroleo + detergente".... sendo que esse destilado de petroleo adivinhem o que é .............. querosene


ou seja... querendo ou nao pra quem segue a risca arecomendacao da montadora... gm no nosso caso.... a cada 4 tanque ou 200litros e combustivel utilizado, está colocando querosene com frequencia no tanque

depois disso parei de comprar aditivo no golf e só mandava 1litro de querosene no tanque cheio a cada 2000km por ai..
no classic eu coloquei uma vez quando fui viajar pois a rotacao do motor ia ser maior.. senti o carro mais solto na estrada


só pra refletir mesmo...pesquisem o rotulo dos aditivos.. todos tem querosene com nome disfarçado


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

Imagem

Imagem


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

o da stp tem o tal do querosene..vulgo "destilado de petroleo"



Imagem


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

só para dar um ar mais científico......

a destilação nada mais é que a separação de produtos através da evaporação.... cada produto do petróleo tem um ponto de evaporacao, entao vai esquentando e cada produto vai saindo de acordo com a temperatura.....


Segundo lista o engenheiro, após o GLP, extraído a menos de 40°C, os produtos a serem obtidos a partir da destilação atmosférica do petróleo são a nafta, destilado na faixa entre 60°C e 100°C; a gasolina, entre 40°C e 200°C; o querosene, obtido entre 175°C e 320°C; o óleo diesel, entre 250°C e 350°C; o óleo lubrificante, de 300°C a 370°C; o óleo combustível, de 370°C a 600°C; e, por último, os resíduos asfálticos, conseguidos a partir de 600°C.

http://redeglobo.globo.com/globociencia ... vados.html


cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

Se usa querosene nas máquinas de limpeza/teste de bicos injetores.
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

os caras compram querosene de tambor que vem uns 100 litros.... devem jogar um frsquinho de nada de algum aditivo de 10ml (só pra falar q nao é apenas querosene na composição)

Aditivo no posto de combustivel = R$ 20,00
Frasco de 0,5l de querosene = R$ 4,00


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Primeiro obrigado pelo elogio, a ideia é compartilhar do que já vivemos e ajudar, mas isso não significa que somos infalíveis! Até porque não tem engenheiro mecânico por aqui, acho. :D

O princípio é esse, mas tem algo que me diz que não é tão simples. Houve um lote desse AC Delco que simplesmente impedia que o motor entrasse em funcionamento, se fosse só querosene isso não aconteceria.

A concentração de 1 litro de querosene no tanque acho alta, com base em nada, estou pensando nos 200 ml do aditivo do frasco.

O querosene deve ser o veículo e os detergentes e dispersantes (poliamidas) também são importantes.

Se querosene fosse simplesmente o suficiente já teria sido alvo de denúncias por partes de engenheiros e empresas menores que se matam pra entrar no mercado de aditivos (marcas desconhecidas).

Claro, só ligando pontos. Acredito que funcione bem, mas também acho que há mais a se considerar.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Obs: a questão da falta de detergentes e dispersantes pode ser compensada com gasolina aditivada, provavelmente. Então aditivada + querosene parece mais aceitável. Ainda assim em concentração mais baixa do que 1 litro.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Essa semana um amigo meu que tem um Astra, me passou uma informação/dica sobre o uso do querosene na gasolina...

A cada 6 meses ele põe 1L de querosene em 1/2 tanque de gasolina...anda agressivamente até o tanque baixar para 1/4 e em seguida completa o tanque normalmente.

Ele diz que é uma melhora perceptível no desempenho do motor. Eu perguntei se o processo não faz o motor mancar principalmente em ML... ele retornou que nunca percebeu, pois logo que acrescenta o querosene ele dirige o carro em giro alto e faz isto normalmente em trechos longos e sem engarrafamentos.

Faz algum sentido, pois por melhor que seja a queima, sempre acumula carbonização na câmara e sede das válvulas (pentelésimos), e isso acaba permitindo micro passagens de pressão quando ocorre a compressão/explosão no cilindro...lembrando que o querosene é solvente/dispersante de vários produtos a base de petróleo, mas quando carbonizados (queimados), não sei se a eficácia é a mesma sem uma ação mecânica para auxiliar...será que a vibração e a bateção da válvula faria esse papel??

Nas partes de contato direto e que influenciam o resultado final estão os bicos, que estão sempre trabalhando/vibrando...e impurezas solúveis com o querosene serão dispersadas, desobstruindo o canal de passagem.

A alquimia dele dá uma proporção (sem precisão, pois os medidores de combustível não são precisos), de 1:27,5... e com 1/4 de tanque (considerando 10Km/l) se anda aprox. 140Km e como ele completa o tanque após esse consumo, a proporção cai para 0,5:55.

Meu consumo de gasolina é bem pouco, pois ando direto no gás, mas vou dar uma experimentada nesse processo...depois coloco minhas impressões...vai demorar um pouco, pois quero medir a taxa de compressão antes e depois do procedimento, só que minha obra (de igreja), tá na reta final e a prioridade é pra ela...


cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

Saia do gás ou então use aditivada de vez em quando, o querosene vai diluir o filme de óleo...
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”