[DUVIDA] - Aditivo p/ combustível

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Paulo Victor Oliveira
:: Piquet ::
Mensagens: 254
Registrado em: Segunda-feira 07 2013f Janeiro 2013 01:48:32 AM
Localização: Belém - PA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Paulo Victor Oliveira »

Em qual caso é aconselhado usar o Aditivo? Eu tenho um corsa super 97, o desempenho altera visivelmente de acordo com a qualidade do combustível. Eu poderia utilizar o aditivo no combustível? Qual a quantidade indicada? Não me recomendaram utilizar aditivo de arrefecimento, pois por se tratar de um radiador antigo, poderia gerar furos...
Paulo Victor Oliveira
Corsa Super 4P
1.0 MPFI
1997
Confiram --> http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=855739#855739


cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

Aditivo use o da bomba de combustivel, o resto papo de vendedor ou ouvi dizer.

No radiador VOCÊ DEVE USAR aditivo, pois é ele que vai elevar o ponto de ebulição da aguá, vai lubrificar a bomba dágua e evitar corrosão.

Faça um bom investimento compre na concessionária, os paralelos podem enganar, alguns são pura água.
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Paulo Victor Oliveira escreveu:Em qual caso é aconselhado usar o Aditivo? Eu tenho um corsa super 97, o desempenho altera visivelmente de acordo com a qualidade do combustível. Eu poderia utilizar o aditivo no combustível? Qual a quantidade indicada? Não me recomendaram utilizar aditivo de arrefecimento, pois por se tratar de um radiador antigo, poderia gerar furos...
Gasolina aditivada sempre se quer manter o motor mais limpo possível, não faz milagres, mas é muito melhor evita constantes limpezas.

Aditivo de radiador tem anti corrosivos... como poderia gerar furos? kkk... cada um...
O que acontece é que muitos radiadores e componentes furam, inclusive selos do motor. Só que também é comum de a própria sujeira estancar o vazamento. Pensa no ralo da sua pia. Pra colocar aditivo limpa-se o sistema, tira a sujeira e o furo que já estava lá fica aberto.

Agora racionalize, melhor limpar o sistema e colocar o radiador, pra evitar que o resto do motor se apodreça por dentro e concerte os furos. Ou é melhor esperar só com água até a junta de cabeçote apodreça e seu motor vá pro espaço?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

cas escreveu:Eu te indico um vacuômetro, junto com óleo e combustível, um equipamento indispensável pra se saber a situação do motor.

Pra mim, com essa conversa tá querendo achar pêlo em ovo.
Eu já tenho os instrumentos e equipamentos necessários ao teste, mas não busco melhorias e sim uma forma de comprovar ou não a eficácia do querosene como agente descarbonizante que supostamente pode melhorar a performance do motor...

Usar e ficar apenas no "achômetro", não me satisfaz...a melhora, se houver, deve ser mensurável de alguma forma razoavelmente técnica.

E falando em aditivo para o arrefecimento, vejam o estrago que faz NÃO usar...
O carro é de um amigo que nem sabia o que é o tal "aditivo"...tive que trocar o radiador, a bomba d'água, não tinha VT, uma mangueira...

https://www.youtube.com/watch?v=f1JxU9DZrx0

Cabeçote antes (as setas indicam o afinamento das paredes devido a corrosão, necessitando de agregar material...o que é feito com solda de alumínio e aplainamento posterior), e depois.
Imagem
Imagem


Comparação da bomba d'água...

Imagem

Não usar o aditivo é ligar uma bomba relógio com um timer desconhecido....uma hora explode e pela Lei de Murph, sempre ocorre quando vc. mais precisa do carro ou está de grana curta...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Bange, acho bem legal o seu espírito. Em geral ficamos na teoria por falta de equipamentos e de mais conhecimento aprofundado. E você é o corajoso pra testar, kkk.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

so tem uma coisa, essas sujeiras ja depositadas nao saem com querosene, agua benta, os cambal a 4.......se sujeiras resolvessem assim, vc abastecia com querosene e nem filtro de combustivel tinha q trocar
depende o qnt vao por ai, vao fazer a sonda ler o q esta realmente queimando na camara, mas como provavelmente estara fora da esteiquiometria da mistura, vai colaborar com outros problemas, e quem sabe muito mais depositos......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Paulo Victor Oliveira
:: Piquet ::
Mensagens: 254
Registrado em: Segunda-feira 07 2013f Janeiro 2013 01:48:32 AM
Localização: Belém - PA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Paulo Victor Oliveira »

awaked, agradeço o esclarecimento. Eu utilizo gasolina aditivada sempre que possível. o Aditivo que me referia é uns produtos que adicionamos direto no tanque, como os STP. É recomendado eu usar? Quanto ao uso do aditivo no radiador, você tem razão. Infelizmente sou um pouco leigo no assunto e acabo ouvindo o conselho dos "mecânicos".
Paulo Victor Oliveira
Corsa Super 4P
1.0 MPFI
1997
Confiram --> http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=855739#855739


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Paulo Victor Oliveira, relaxa, mecânico quer tudo podre pra ele lucrar... nem todos são honestos.

Com gasolina aditivada da pra dispensar aditivos extras. Com etanol e gasolina comum o uso é mais lógico.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

muitas vezes entre colocar 1 frasco de aditivo, e usar gasolina aditivada, sai mais em conta usar diretamente aditivada.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

SemControle escreveu:so tem uma coisa, essas sujeiras ja depositadas nao saem com querosene, agua benta, os cambal a 4.......se sujeiras resolvessem assim, vc abastecia com querosene e nem filtro de combustivel tinha q trocar
depende o qnt vao por ai, vao fazer a sonda ler o q esta realmente queimando na camara, mas como provavelmente estara fora da esteiquiometria da mistura, vai colaborar com outros problemas, e quem sabe muito mais depositos......
Concordo que tentar limpar o acúmulo ou crosta numa peça exposta não seja tão fácil sem um auxílio mecânico tipo "raspar", porém no local e nas condições de alta pressão e calor, eu não tenho dados para afirmar nada... uma boa seria inspecionar com aquelas micro câmeras (não lembro o nome), e comprovar...

Mas sabendo-se que este acúmulo ocorre e é um dos fatores da perda de compressão do cilindro (ou estanqueidade das válvulas), medir este item antes e depois do procedimento, comprovará alguma coisa...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”