[DUVIDA] - Aditivo p/ combustível

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Bange, entendi onde quer chegar... mas será que o querosene não afeta a queima devido a mistura? O ideal talvez seria medir antes da aplicação e 1 tanque depois da aplicação, evitando mensurar o efeito da gasolina + querosene. Talvez você mesmo já tenha comentado isso aí pra trás... se foi o caso desconsidere.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

auwaked, sim já comentei...mas é bom ratificar algumas coisas...

O querosene já faz parte das alquimias das gasolinas aditivadas...que proporção? Não sei...
É bem certo que o índice estequiométrico fique alterado e o motor meio quadrado, principalmente na lenta, daí meu amigo ter recomendado andar 1/4 do tanque de modo agressivo, pois assim contorna-se o problema...
Sim, farei as medições antes e depois, mas como é simples creio que não precise aguardar 1 tanque completo, até porque quando a mistura ficar desconcentrada ou nula, teoricamente já se iniciam as deposições das queimas, o que pode mascarar um pouco o resultado...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao resolve pensar so em valvulas sujas....
a maioria dos deposito ja acontece por problemas de mistura/queima, e nem so em valvulas, até mesmo acumulo nas camaras, em casos extremos é tanto o acumulo q surgem pontos quentes q chegam a gerar combustao expontanea....

um pistao retirado de um motor, vai sair com coloracao diferente do metal original, vc pode deixar de molho na gasolina, na querosene uma semana, q ele nao volta a cor original...

retirar esses restos nao é simples assim...pior ainda pensar em acumulacao ja parecendo estalactite/estalagmite q ja seria o caso de atrapalhar a vedacao das valvulas, e gerar os pontos quentes nas camaras

ainda acredito q a melhor solucao seja sempre a prevencao mesmo....depois de laskado nao tem mais essa magica.....e vale lembrar q o combustivel vai ser pulverizado tao pouco, q junto ao calor das camaras ele ja evapora e se mistura ao ar admitido...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

SemControle, a teoria vale para ambos os lados...só comprovando pra tirar a teima...mas se a carbonização for muito severa, também acho que de nada adiantará...


cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

Bange, vc roda bastante no GNV, não é?

Vai se espantar se conseguisse enxergar a carbonização do seu motor, no GNV é quase zero.

Uma ignição mais forte (que não falhe milhares de vezes como qualquer uma original, minimizado por alguns fatores) evita a carbonização.

Querosene assim como gasolina vêm do petróleo, então...

Máquina de limpar bico se usa querosene agora no motor não arrisco.

Qual a diferença da aditivada 0,10 em um tanque são 4,50, pra mim puta economia porca.
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

cas, tem gente que só acredita vendo...outros acreditam só por ouvirem falar...eu, só medindo, comprovando...

E quem garante que a gasolina aditivada é o que dizem??? Depois do marketing incutir na cabeça das pessoas, basta ela continuar colorida pra acharem que é aditivada...falsificam até remédio!!!


cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

E vc acha que em um tanque vai conseguir notar diferença...rs esse é seu embasamento técnico...


Sobre a gasolina ser ou não, cabe a nós e aos orgãos competente, mas infelizmente somos um país sem cultura e acostumados ao "jeitinho". Então vendem qualquer CENSURADO e aceitamos, nisso concordo, e em quê o querosene ajudaria nesse caso...nada então não convem discutir combustível.

Quais os produtos da combustão do querosene, não formaria mais HC ou NOx prejudicando e poluindo ainda mais o nosso lar?

Se não existisse gasolina aditivada, álcool (que carboniza menos) ou GLP(menos ainda) e nem aditivos de empresas sérias, poderia pensar no caso de aditivar a gasolina por conta.

Acredito que sem embasamento técnico, essa discussão não terá fim.

Alguém aceita jogar querosene no tanque por uns 5000km, medir a compressão e estanqueidade antes e depois do teste?
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bem, eu só quero comprovar (ou não), de modo mais técnico, o que me foi passado pelo meu amigo..."após o procedimento vc. notará uma significativa melhora no motor...", e isso com uma solução de 1/2 tanque na proporção de 1:27,5 e após consumir metade desse volume, completar o tanque com gasolina, ficando a proporção com 0,5:55.

O procedimento não leva em consideração os eventuais gases tóxicos da combustão...se a primeira análise for positiva poderemos avanças nessa seara...mas é do conhecimento de alguém qual o resultado da queima da gasolina aditivada (que contém querosene em uma proporção desconhecida) ?

De fato, assim que eu puder fazer e documentar o procedimento teremos um dado mais técnico para discutir.


cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

Boa sorte...
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

cas escreveu:Alguém aceita jogar querosene no tanque por uns 5000km, medir a compressão e estanqueidade antes e depois do teste?
Eu ainda bato na tecla de que não pode haver querosene no teste "pós". O querosene + gasolina deve alterar a propriedade, quem sabe até alterando a octanagem como fazem aditivos do tipo que existem por aí.

Se houve limpeza isso deve ser comprovado após o uso do aditivo e não durante o uso do mesmo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”